sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sopa de Batata com Linguiça

Já há alguns dias bateu uma vontade de tomar sopa de batatas com linguiça. Quando falei pro Marcos (meu namorado) ele disse que também estava pensando nessa sopa, coincidentemente. Eu já tinha feito sopa de batata, mas nunca com linguiça. De qualquer maneira fiz algumas modificações na receita que já tinha feito antes, de sopa, e juntei a linguiça.

Nós dois gostamos muito! E olha que quando o Marcos não gosta da comida ele não disfarça :)


Ingredientes:

- 3/4 de uma perna de linguiça dessas defumadas tipo "Blumenau"
- 2 batatas grandes
- 1/2 colher de manteiga
- 2 colheres de cebola bem picadas
- 2 dentes de alho picados
- 2 copos de leite em média
- sal a gosto

Começamos descascando as batatas e picando em pedaços pequenos (quando tenho mais tempo cozinho a batata inteira e descasco depois) e colocar em uma panela com água até cobrir as batatas, deixar em fogo alto cozinhando até ficarem macias. Enquanto to isso tiramos a pele da linguiça e picamos bem pequena. Passar no processador ou picar bem as cebolas e o alho. Quando as batatas estiverem macias, amasse como para fazer um purê de batatas (passamos pelo espremedor), depois juntar 1 copo de leite e meia colher de manteiga ao purê e misture bem (usei um mixer). Em outra panela, colocar as linguiças, sem nenhum óleo, fritando na própria gordura, juntar a cebola e o alho, deixando mais 1 minuto, mexendo sempre. Colocar o purê na panela com as linguiças e mais um copo de leite. Mexer bem e colocar água aos poucos, até obter uma textura cremosa líquida e deixar ferver. Acerte o sal e está pronto.


Tomamos a sopa, repetimos e ainda sobrou um pouco. Se já tiver purê pronto na geladeira é uma boa alternativa também.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Abobrinha ao Molho Branco

Nunca fui fã de abobrinha, apenas uma vez comi na casa de alguém quando pequena e gostei, então me falaram que tinham usado esses tabletes de caldo de galinha tipo Knor. Apesar de eu não gostar muito desses tabletes (já minha mãe e vó usam pra tudo) realmente fez uma diferença incrível. Normalmente eu como abobrinha e me faz lembrar de pepino, coisa não me agrada nem um pouco. Ainda assim sempre me lembrava que um dia eu tinha comido e gostado! Resolvi então comprar uma dita cuja e fazer, usei apenas metade dela porque nem achei que fosse ficar muito bom, mas me arrependi de não ter feito tudo.


Ingredientes:

- 1/2 abobrinha média (do tamanho dessa da foto, é média, né?)
- 1/2 tablete de caldo de legumes
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de manteiga sem sal
- 1 colher de farinha
- leite quanto baste (mais ou menos meio copo)


Lavei bem e cortei em fatias a abobrinha e esquentei o azeite com a manteiga e a metade do tablete de caldo de legumes, depois deixei refogando a abobrinha em uma panela tampada, mas mexendo de vez enquando. Quando ficar douradinha pode tirar, deixando o azeite na panela e usar essa mesma para fazer o molho, colocando uma colher de farinha, mexer (vai dar uma empelotada e parece que tem que colocar mais, mas não se engane, quando for colocando o leite vai ver que tem o bastante) e ir adicionando o leite aos poucos, mexendo sempre até ficar com textura de molho branco (nem muito líquido e nem muito pastoso). Depois só joguei o molho em cima da abobrinha e queijo parmesão ralado. Tan tan! :)


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Maionese Caseira

Tem gente que não come maionese. Eu faço parte dos que não suportam maionese industrial, já a caseira... Acho que nem devia se comparar uma coisa a outra. Já vi em vários livros receitas de como fazer maionese, todas semelhantes, mas nenhuma igual a essa, que é praticamente receita de família, minha mãe e minha vó sempre fizeram e maionese na nossa casa só entrava essa.

E melhor, de difícil não tem nada, é a coisa mais simples do mundo. Minha mãe sempre fez no liquidificador e eu também, mas fazia muita lambança, então resolvi fazer pela primeira vez ele com o mixer (outra vez tentei com a batedeira, mas não gostei, não ficou firme). Fiz com o aparelho normal do mixer mesmo, não com o de arame que imita um fouet, porque queria algo que fosse mesmo como o liquidificador e ficou ótimo!

O melhor é que com o mixer dá de fazer uma quantidade menor, usando um ovo só, enquanto no liquidificador só conseguia fazer com no mínimo dois ovos, nunca entendi porque, mas sempre "desandava", ficava muito líquido.


Ingredientes:

- 1 ovo
- óleo de canola/girasol
- sal a gosto

Bater o ovo com uma colher de óleo (se for fazer menos de 2 ovos tem que ser com o mixer mesmo, se não pode usar o liquidificador), ele vai começar a perder a cor de ovo e ficar esbranquiçado, aí você vai colocando óleo e batendo até ver que a maionese está no ponto desejado, firme. Eu realmente não sei quanto de óleo vai, porque sempre vou colocando e provando, mas não é muita coisa não, só o bastante pra firmar a maionese.



Essa maionese já fez o maior sucesso fora de casa também. Não tem quem não goste, combina perfeitamente com torradas, sanduíche, torta fria, salada de batata...

Colheres Medidoras

Comprei minhas colheres medidoras da Tok&Stok que eu já estava de olho há hooooras.


Elas são de porcelada, ADORO. Segundo a embalagem, são colheres ecológicas. O motivo de serem ecológicas eu não sei. Quero voltar lá na loja qualquer dia desses e levar TUDO D:

Chega de usar colher normal pra medir e sempre ficar na dúvida se era pra encher mais ou menos. E olha que eu sempre me confundia com a tal da colher de chá. Sempre troquei a de chá pela de sobremesa, achava que a de chá era a menor e a de sobremesa a maior (depois da de sopa), mas agora só que descobri que quando as receitas falam em colher de chá era aquela maiorzinha, ou seja, a equivalente a essa TSP. A de sopa é a TBS.

Minhas lindinhas.


Chocolate Gelado Kopenhagen

Não lembro exatamente o nome desse "chocolate bebível" da Kopenhagen, mas acho que era o único puro de chocolate. Podia escolher quente ou frio, escolhi o frio. É tipo um creminho, uma delícia :)


Biscoitinho de baunilha pra acompanhar (que não tinha gosto de baunilha, mas era bonzinho). *Lá no Floripa Shopping

Wildfrucht de Frutas Vermelhas

Já tinha visto esse produto algumas vezes no supermercado e sempre tive vontade de levar, mas o precinho salgado sempre me deixou meio pé atrás (média de R$ 19,00 o pote que diz fazer 4 litros de chá), até que vi na casa da minha prima e ela confirmar que é realmente bom, aí resolvi comprar.


Trata-se de uns grãozinhos solúveis em água (pode ser quente ou gelada) para fazer chá. Tem de outros sabores, como limão e os outros não lembro (hehe). Esse é sabor chá com frutas vermelhas e é muito gostoso! Bem prático e não é nem um pouco enjoativo. No começo não dissolve tão bem, mas uns 20 segundos depois já vai misturando melhor. Só testei com água gelada. Diz não precisar de açúcar, mas como gosto das coisas mais docinhas coloquei umas gotas de adoçante. Tornou-se meu novo vício. Bem que eu podia ter vícios mais baratos ):


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...