sábado, 26 de novembro de 2011

Omelete com Cogumelo

Cogumelos são questão de amor e ódio. Tem quem ame e quem odeie. Eu faço parte dos que amam MUITO. Só não sou muito fã desses champignons em conserva, mas os naturais adoro, principalmente shitake, shimeji (hummm shimeji na manteiga...) e portobelo.

Cogumelos são alimentos leves, mas ficam maravilhosos também com molhos pesados para fazer o molho funghi cremoso e em cima de carnes. Dessa vez quis fazer algo mais leve e simples, afinal o verão ainda não chegou, mas o calor já está batendo no nosso nariz. A receita inteira faz duas omeletes, mas como fiz só pra mim fiz a metade.


Ingredientes:

- 2 ovos
- 1/2 colher de manteiga
- 1/2 bandeja de cogumelos, os seus preferidos (usei shitake)
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1/4 de cebola picada (opcional)
- 1 colher de chá de molho shoyu (opcional)


Receita para uma omelete. Corte os cogumelos em fatias. Em uma frigideira média aqueça a manteiga e junte os cogumelos e a cebola, tempere com uma pitada de sal. Deixe refogar, misture o shoyu e refogue mais um pouco. Bata os ovos com um garfo ou fouet, tempere com sal e pimenta do reino e jogue por cima dos cogumelos.


Deixe o fogo bem baixo e cuide até que a omelete esteja cozida, então feche-a como um guardanapo para servir, pois é muito fácil de quebrar essa omelete e desmanchar tudo. No final eu joguei um pouco de flor de sal por cima.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Macarrão Caseiro

Faz muito tempo que não faço massa de macarrão caseiro. O principal motivo era que como estava de mudança na casa nova ainda não tinha onde preparar, agora que já tenho o granito na cozinha não fiz mais por falta de tempo mesmo, mas posso garantir que vale muito a pena! Não penso duas vezes pra falar que o macarrão caseiro foi o melhor macarrão que já comi na vida. Eu fiz só com ovo e farinha de trigo comum.


Já vi em vários blogs bases para a massa de macarrão caseiro, umas que iam semolina em vez de farinha, outras só farinha e ainda as que misturavam 50% de cada, mas pelo que tenho lido sobre a culinária italiana, a melhor massa para se fazer em casa é com farinha de trigo, sem semolina. O uso da semolina tem sido usado mais para comercialização.

A maneira de abrir a massa é usando um rolo de macarrão, mas pra quem não tem já vi indicações para que usem garrafa de vinho, mas não acho muito seguro. Quem tem a máquina de abrir e cortar a massa também pode usar, mas "a verdadeira massa italiana" é aberta no rolo. É, se fosse simples todo mundo fazia todos os dias, não é? O motivo de ser aberta no rolo não é apenas para dificultar, mas por causa exatamente das imperfeições que existem na massa ao ser aberta pelo rolo, fazendo com que os molhos se incorporem melhor a ela.

Para saber a quantidade é costume assimilar que a cada ovo é necessário 100 g de farinha de trigo e cada medida dessa serve massa para uma pessoa, ou seja, "um ovo para cada pessoa".

Ingredientes (para uma pessoa):

- 1 ovo
- 100 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal

Faça um "montinho" com a farinha e um buraco no meio, onde serão colocados o ovo e o sal. Com um garfo aos poucos incorpore o ovo à farinha. É hora de "meter as mãos", então vá sovando a massa até ficar homogênea (claro que se você tiver uma Kitchen Aid ou outra batedeira que bata massas pesadas você pode burlar essa parte). Para trabalhar a massa tem que deixar o glúten descansar e isso leva de no mínimo 15 minutos até 2 horas, mas o comum é que se deixe por 30 minutos. Separe a massa em partes, dependendo da quantidade de ovos que usar, divida entre o número de ovos (fica mais fácil na hora de abrir, se quiser divida em mais partes). Cubra com filme plástico ou uma toalha e deixe descansar. Com o rolo abra a massa em uma mesa lisa e enfarinhada, empurrando a massa para frente e para trás e girando-a quando necessário. Para facilitar segure a massa (sem puxar) com uma das mão e com a outra no rolo empurre-a no sentido contrário, até que fique fininha, quase transparente. Enfarinhe a mesa e a massa sempre para não deixar que grude na mesa e no rolo.

Para cortar faça um "rocambole" achatado e, com um cutelo ou uma faca, corte as tiras de massa na largura que preferir.


Você pode usar o macarrão em seguida ou deixá-lo secar para guardar. Se for secar, pode deixar em "varais" específicos ou pendurados onde quiser, mas eu prefiro guardar em ninhos, pois ocupam menos espaço. Quando cortados, enrole a massa em forma de ninhos e deixe que sequem totalmente em cima de toalhas, o que pode levar um dia inteiro, dependendo da umidade. Só guarde quando estiver totalmente seco, senão pode mofar. Para guardar podem ser colocados numa caixa ou lata (dica do livro Fundamentos da Cozinha Italiana da Marcella Hazan) entre papel toalha, dentro de um armário seco e nunca na geladeira.

Parece muito trabalho, mas com um pouco de prática se torna muito simples e vale a pena, porque é realmente a melhor massa que você pode provar.

domingo, 20 de novembro de 2011

Embalagem Fofa Mu-Mu

Imaginem minha alegria de criança ao ver essa caixinha LINDA do leite Mu-Mu no supermercado?


Cada versão do leite tem cor diferente.


E ainda era o mais barato do mercado *-* Só quero esse agora hehehe. A caixinha de creme de leite da marca também ficou de cara nova para ser identificada pelo consumidor nas prateleiras, na cor azul. Vi algumas imagens na internet da vaquinha com trajes de inverno e parece que estão querendo no verão continuar a idéia. 

Linguado Assado com Batatas

Nem sempre tive muita sorte ao fazer peixe. Principalmente quando tentava fazer algo diferente, elaborado. Se fosse tentar fazer milanesa então, virava "papinha de peixe". É, não sei fazer peixe frito ou grelhado, desses peixes em filés fininhos. Com salmão até que sai um grelhadinho, mas filé de linguado nem pensar. Depois de tantas tentativas frustradas e já ter me pego lavando peixe frito pra tentar tirar o excesso de sal e filés que se tornaram "desfiados" por não terem aguentado ficar inteiros, descobri que fazer peixe assado seria a solução. Não tem erro.

Update 01/04/2013: consegui fazer filé de peixe frito! Aqui.

Peguei uns raminhos de alecrim da horta pra temperar, fica ótimo com linguado!


Ingredientes:

- 4 filés de linguado
- 2 batatas grandes
- 1/2 cebola
- 3 dentes de alho
- manteiga (usei com sal)
- azeite de oliva
- 2 ramos de alecrim
- sal


Se os filés estiverem congelados descongele-os dentro de uma forma com leite, pois assim eles ficam como se fossem frescos. Lave, descasque e corte as batatas em fatias finas e cozinhe com água e sal, pode ser meia colher, até que fiquem macias. Em uma forma refratária coloque as batatas escorridas, corte a cebola em rodelas e pique o alho grosseiramente, distribuindo por cima das batatas. Coloque um pouco de sal por cima (eu uso sal marinho, não é tão salgado quanto o sal comum). Salgue os filés de linguado e coloque por cima das batatas. Em cada filé ponha mais ou menos uma fatia de manteiga.


Coloque azeite de oliva por cima de tudo e por últimos os raminhos de alecrim. Cubra com papel laminado e leve ao forno pré aquecido a 200º por 30 minutos, depois tire o papel laminado e deixe por mais 20 minutos. Serve duas pessoas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Flor de Sal Guérande e péssima experiência na Coquelux

Já estava de olho na flor de sal Guérande por algum tempo, mas a curiosidade pela flor de sal foi grande e acabei comprando uma de marca brasileira do supermercado enquanto esperava a Guérande chegar, comprada na Coquelux, um site de compras com promoções. Aqui está a postagem sobre a flor de sal brasileira, a Cimsal.


O que posso dizer sobre o Coquelux: sim, tem coisas ótimas de vez em quando no site, mas se você não for  comprar bastante não vale a pena por causa do frete, que acaba deixando os produtos mais baratos que o normal no preço normal mesmo, aí é mais fácil pedir em sites que não cobram frete e entregam em prazos bem reduzidos - e mais importante: NO PRAZO. Sim, porque a Coquelux não entrega no prazo que te diz que vai entregar, e olha que não é um prazo pequeno não, pedi duas vezes (o outro pedido ainda não chegou) e ambos eram de mais ou menos 20 dias úteis. Ok, sei que esses sites de promoções são assim mesmo. Mas pera aí, custava mandar um e-mail avisando? Nem pra isso. E pior: não vieram todos os produtos que pedi, no fim veio só a flor de sal, ou seja, com o frete incluso ficava o mesmo preço que ter comprado fora do site e recebido muito antes, não valeu nada a pena! Liguei pra lá e me falaram que iam devolver o valor dos produtos faltantes no cartão. Espero que sim.


Bom, agora a flor de sal Guérande. É realmente ótima! Resolvi provar o Cimsal e o Guérande ao mesmo tempo pra ver a diferença e não sei se é psicológico, mas parece mesmo diferente. Sabe aquela coisa que você não sabe identificar o que é, mas consegue sentir que está mais gostoso? Assim fica a comida "temperada" com essa flor de sal francesa. O preço das duas é mais ou menos o mesmo.


O que eu tenho visto é que esses sais tem sido usados mais em pratos doces do que em salgados pelos chefes. Em uma revista que não lembro qual li que tinha uma cafeteria que estava colocando nos cafés. Resolvi colocar também. Fiz um cappuccino e coloquei um pouco de flor de sal. E não é que fica bom mesmo?

sábado, 12 de novembro de 2011

Spaghetti Leve de Carbonara Falsa de Espinafre

Estou tentando fazer pratos mais leves e saudáveis para dar aquela ajuda que o corpo merece, mas é claro que não só de alimentos integrais o ser humano vive. Não vou fazer grandes restrições na alimentação, porque isso é o caminho para o fracasso a longo prazo. Diariamente tenho preferido alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, mas depois de almoçar dois dias consecutivos salmão grelhado uma massa cai muito bem - sem exageros, é claro.

Não vou deixar de comer besteira, apenas diminuir BASTANTE, e é claro que isso vai acabar influenciando os posts do blog, mas não se desesperem, ainda terão muitas guloseimas! E é claro, algumas vezes o foco vai ser fazer coisas saudáveis não serem sem graça, o que eu acho muito possível.


Ingredientes:

- spaghetti (fiz no olhômetro, mas é mais ou menos o bastante para duas pessoas)
- 100g de espinafre picado e escorrido (eu uso o congelado)
- 1/4 de pote de champignons fatiados
- 3 colheres de leite desnatado
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- 1 colher de azeite de oliva


Enquanto cozinha a massa aqueça o azeite e doure levemente o alho, junte em seguida o espinafre, mexendo, e depois os champignons fatiados, Em fogo baixo sempre. Coloque o leite, misture. Tire rapidamente a panela do fogo na hora de juntar o ovo. Quebre o ovo e mexa tudo rapidamente. Volte ao fogo por menos de um minuto apenas para dar uma cozinhada no ovo, mas sem deixa-lo totalmente cozido, ainda mole. Escorra o macarrão e junte à mistura de ovo e espinafre.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Azeite Trufado

Desde que vi para vender alguns azeites que diziam conter trufas na composição fiquei super intrigada, queria saber se realmente deveria comprar ou não, então resolvi fazer algumas pesquisas na internet antes e vi que na verdade as opiniões são bem divididas, mas ainda os que são a favor do seu uso dizem que o azeite nem de longe se compara ao real gosto das trufas naturais.

É claro que nada disso importou, ainda que que com várias opiniões em contrário eu não me aguentei e comprei.

Antes de tudo, pra quem não sabe o que são trufas, as trufas são iguarias muito apreciadas por chefes. São cogumelos subterrâneos. Existem as trufas pretas e as brancas, essas últimas ainda mais requisitadas e só existem na Itália, já as negras na França. Na verdade as trufas são um mistério, ninguém sabe ao certo como elas surgem. Para encontrá-las são necessários cães farejadores treinados.


Agora ao veredicto: eu achei horrível! Hahahaha. Simplesmente medíocre, sem sabor nenhum, nem mesmo o bom sabor do azeite. É claro que provei apenas uma marca de azeite trufado, que diz ter 1% de trufa na composição, italiano, marca Costa d'Oro, pode ser que existam melhores, mas depois de tantos comentários ruins e ainda a minha insistência em ainda assim querer prová-lo e me arrepender tão amargamente, duvido que irei provar mais algum, nem que eu fosse muito teimosa! E olha que fiz questão de ver se realmente tinha trufa ou era apenas um aroma sintético, então ou eles estão me enganando dizendo que existe trufa ali ou esse troço é realmente muito ruim. 

Eu não sabia muito bem onde usá-lo, acabei usando para temperar salada mesmo, que seria onde eu mais sentiria o seu gosto e pareceu que eu estava tomando óleo de soja ensosso. Ainda bem que a embalagem é bem pequena.

Como eu não posso ir contra a unanimidade dos chefes que dizem ser as trufas iguarias maravilhosas, prefiro continuar acreditando que esse azeite nada tem a ver com o gosto das verdadeiras trufas.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Parmesão: guardar e ralar

Muita gente acha que é frescura ralar o queijo na hora, mas a partir do momento que você passa a fazer isso percebe a diferença incrível e como é melhor que aquele queijo seco e de gosto estranho que é o queijo ralado pronto em saquinhos. O principal motivo é que o queijo deve ser fresco e quando ralado o queijo vai perdendo a umidade.

Aliás, com o tempo vamos adquirindo certas "frescuras" que fazem muita diferença no resultado final, pode acreditar.

E aí a gente se pergunta: como guardar corretamente? Dentro o fora da geladeira? A dica eu peguei do livro Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica da Marcella Hazan (um livro ótimo por sinal, traz muitas informações úteis, ainda não o li todo, mas de vez em quando dou uma olhadinha). Embrulhe o queijo em papel manteiga e depois em papel alumínio. Ele dura muito mais tempo sem ressecar e perder o gosto característico.





É claro que o papel alumínio não pode estar todo furado como esse meu aí, né (hahaha), de preferência embrulhe mais de uma vez. O meu tirei só pra tirar foto, está bem surradinho e já tive que trocar.

O ralador que eu uso é esse bem simples, pequeno pra ralar direto no prato.


Ps: Esqueci de dizer... Depois de embrulhado tem que guardar na geladeira!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pizza Rápida

Às vezes dá aquela vontade de comer uma pizza, mas você de longe está com vontade de sair de casa e mais ainda de pedir uma. A solução então é inventar.

Já vi muita gente fazendo com massa de pão sírio, que também fica uma delícia, mas eu tinha em casa aquelas tortilhas da marca Rap10 e o bom é que vem em uma embalagem que é vedada, podendo ser fechada de novo depois de aberta e dura bastante tempo. A massa fica bem fininha e crocante.


O recheio também fiz bem simples e rápido, com o que já tinha em casa. Eu fiz ela tipo margherita (já devem ter percebido que adoro), mas você pode fazer do que quiser.

Ingredientes para cada pizza:

- 1 tortilha
- 2 colheres de polpa de tomate (usei a do Elefantinho)
- 1 colher de café de alho em pasta (se preferir use 1 dente de alho picado)
- 1 fatia de queijo mozarela
- queijo parmesão ralado
- orégano
- manjericão

Em cima da tortilha coloque a polpa de tomate e o alho e espalhe. Pique bem a fatia de mozarela (se tiver use mozarela ralada) e distribua por cima e depois o parmezão ralado e o orégano. Leve ao forno a 250º por uns 10 minutos ou até derreter o queijo. Coloque o majericão por cima e regue com azeite de oliva se quiser.

Ps: Rap10 tem na versão light também. Delícia em culpa reduzida :)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conchiglioni Recheado com Espinafre e Cream Cheese

A primeira vez que fiz essa receita era com caneloni, mas achei muito chatinho de rechear, então dessa vez resolvi fazer com conchiglioni.


O conchiglioni é essa massa que parece uma concha, podendo ser recheada. A primeira vez que comi foi num restaurante aqui de Floripa, o Hosteria Italiana Sapore di Sale, que fica na Rua Bocaiúva, quase do lado do Emporium Bocaiúva. Fui ali umas poucas vezes com meu pai, que sempre pedia o conchiglioni recheado de quatro queijos com molho funghi, simplesmente delicioso. E na época não era tão fácil como hoje de achar essa massa no supermercado, mas de uns tempos pra cá tenho visto direto. Até estava em dúvida entre duas marcas, uma italiana que não lembro o nome e essa da foto. Eu estava bem inclinada a levar a outra, mas como essa tinha as conchas maiores, podendo colocar mais recheio, optei por essa.


Um dia ainda quero fazer com o mesmo recheio e molho que o da Hosteria Italiana, mas dessa vez fiz com espinhafre e cream cheese. Adoro espinafre, brócolis, couve flor... E olha que nem sou da onda saudável não, às vezes até tento, mas não é esse o real motivo que eu como, é que realmente acho muito gostoso. Se for com massa então... Perfeito!

Ingredientes:

Massa recheada

- 1/2 caixa de conchiglioni (100g)
- 250g de espinafre (usei daqueles congelados)
- 1 caixinha de cream cheese (150g) ou mais

Molho branco*

- 2 colheres de manteiga
- 2 colheres de farinha de trigo
- leite (+/- 1 1/2 xícara)

* Eu com certeza deveria ter feito mais molho, melhor dobrar a receita

Essa receita de meia caixa serve duas pessoas não muito gulosas, então se quiser faça alguma entrada ou acompanhamento. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem e enquanto isso cozinhe o espinafre (ferva a água, coloque sal e o espinafre, espere uns 8 minutos e prove, se estiver bom já pode escorrer a água, de preferência com uma peneira, apertando para sair bem a água) e misture com o cream cheese. Se necessário salgue. Quando der o tempo de retirar a massa do fogo escorra a água e recheie rápido (uma vez demorei demais e a massa começou a grudar uma na outra), colocando-os em uma forma refratária um do lado do outro. Em uma panela em fogo baixo coloque a manteiga, quando estiver derretida junte a farinha de trigo e vá mexendo para cozinhar a farinha, fica uma papa, então comece a misturar o leite aos poucos, mexendo sempre e colocando mais leite. Espere engrossar e desligue, se ficar muito grosso coloque mais leite. Salgue o molho e coloque por cima dos conchiglionis recheados. Se quiser coloque queijo ralado por cima. Cubra com papel alumínio e deixe no forno de acordo com o tempo e temperatura indicados na embalagem. Retire o papel alumínio e deixe mais um pouco para gratinar.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Risoto de Camarão

Se tem coisa que eu adoro é camarão, desde pequena não podia ver camarão que atacava. Pra falar a verdade nunca tinha comido risoto de camarão feito com arroz arbóreo então fiz me baseando na receita de risoto de carne.

Pra minha sorte esse risoto ficou muito bom de primeira (quem diria, eu fazendo arroz e dando certo). E ainda ganhei um "melhor risoto de camarão que eu já comi" vindo do crítico gastronômico que é o Marcos hahaha.



Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 tablete de caldo de legumes
- 1 xícara de caldo de camarão (depois de descascar o camarão cozinho as cascas e cabeças para obter o caldo, que pode ser guardado em potinhos no freezer)
- 400g de camarão médio
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (ou mais, e pode variar o queijo)
- 3 colheres de vinho branco seco (esqueci de colocar, mas faz diferença)
- 2 colheres de manteiga
- 2 colheres de azeite de oliva
- 1 dente de alho
- sal a gosto

Coloque para ferver um pouco mais de 1 litro de água com o caldo de camarão e o tablete de legumes picado, quando estiver fervendo frite o arroz levemente em uma colher de manteiga e uma de azeite de oliva, junte mais ou menos metade do caldo que está fervendo (deixe fervendo sempre, sem desligar o fogo) e deixe cozinhando. Junte o vinho. Com uma concha vá colocando mais do caldo fervendo sempre que necessário até que fique no ponto. Enquanto isso em outra panela aqueça uma colher de manteiga e uma de azeite de oliva, junte o alho picado, salgue o camarão e coloque nessa panela, mexendo até o camarão ficar cozido (camarão fica pronto rápido, não deve cozinhar demais, portanto faça quando o arroz estiver perto de ficar pronto). Misture o arroz com o camarão e o queijo ralado.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Madeleines

Tradicionais na França, perfeitas para acompanhar um chá da tarde. As madeleines são esses biscoitinhos/bolinhos deliciosos em formato de conchas.


Há muito tempo eu procurava por forminhas de madeleine e não achava nada que não estivesse pelo menos alguns países de distância, mas ultimamente as formas já estão a venda em alguns sites voltados para confeitaria, mas o preço é bem salgadinho. Eis que encontrei um livro de receitas que vinha com duas forminhas de silicone para 20 madeleines cada. Um achado! Além de o livro com as formas sair mais barato que uma única forma comprada separado, o livro traz várias receitas de madeleines, tanto doces quanto salgadas.


Para fazer as madeleines pela primeira vez chamei minha prima pra fazer comigo. Usamos a receita de base doce do livro Mini Madeleines com algumas modificações.

Ingredientes:

- 2 ovos (usamos 3 ovos caipira, porque eram muito pequenos)
- 150g de açúcar (usamos de confeiteiro porque acabou o comum hehe)
- 150g de farinha peneirada
- 1 colher de café de fermento em pó
- 125g de manteiga em temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha


Primeiro de tudo tenho que dizer que, apesar de no livro dizer que as receitas são para 28 madeleines, essa receita deu MUITA, MAS MUITA madeleine, tipo umas 90, então sugiro que façam metade da receita se não forem fazer para muitas pessoas.


Bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro (batemos na batedeira). Adicione, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados. Acrescente a manteiga e o leite. Adicione o extrato de baunilha e deixe descansar por 30 minutos na geladeira (deixamos descansar fora da geladeira por erros técnicos hehe). Preaqueça o forno a 220º. Com a ajuda de uma colher de café coloque a massa preparada dentro de cada conchinha de madeleine. Como as formas são de silicone não precisa untar, mas se você tiver formas normais unte. Deixe no forno por uns 10 minutos (ou até ficarem douradas levemente nos cantos. Desenforme as madeleines e espere esfriar ou sirva quentinha.

Hoje levei pras meninas da faculdade, fez muito sucesso, até a professora provou e disse que eu não ia mais precisar fazer a prova hahaha (infelizmente essa última parte era brincadeira).

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Macarronada Margherita ou Sugo

Primeiro de tudo quero informar aos interessados a razão do meu "sumisso": tinha projeto de monografia para entregar hoje. Agora finalmente terminei, mas ainda assim terei alguns trabalhos e provas de fim de semestre, porém logo logo estarei de férias (YEAH) e vão ter que me aguentar :)

Bom, eu fiz esse molho semana passada e como falei no post passado assim que o fizesse novamente postaria aqui, porque achei que o molho ficou simplesmente divino. Na vez passada coloquei pedaços de mozarela, dessa vez nem coloquei, mas ficou maravilhoso mesmo assim.

A verdade é que eu tinha comprado alguns tomates pelados já fazia algum tempo e ainda não os tinha usado e não sabia o que exatamente fazer, mas logo imaginei que seria um molho sugo ou mesmo bolognesa. Então quando surgiu a oportunidade e minha horta com os manjericões estavam crescidos fiz o que acredito que seja um spaghetti marguerita na primeira vez, mas dessa última vez foi talharim mesmo e não coloquei queijo, mas se quiser coloque algumas bolinhas de mozarela de búfala.


Ingredientes:

- 1/2 lata de tomates pelados (não tentei fazer com tomates comuns ainda, mas pretendo)
- 1/4 de cebola picada (não precisa ser muito bem picada, porque vai ser batida no mixer depois)
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher cheia de uma boa manteiga (usei com sal)
- 1 colher de azeite de oliva
- 1 colher de chá de açúcar
- sal a gosto
- 1 punhado de manjericão
- parmesão ralado na hora

Essa receita é pra molho pra duas pessoas - se elas forem gulosas como eu, claro. A massa eu sempre faço no olhômetro. Em uma panela aqueça a manteiga e a colher de azeite só pra não deixar queimar a manteiga. Junte a cebola. Eu coloquei o alho no mesmo momento porque gosto do alho mais forte, mas se quiser coloque a cebola primeiro e só depois o alho. Quando a cebola e o alho estiverem refogados junte os tomates e o açúcar para quebrar a acidez do tomate. Bata no mixer (se não tiver acho que dá de usar o liquidificador, mas vale realmente muito a pena ter um mixer, economiza muito tempo e sujeira) e acerte o sal. Junte o molho à massa e por cima as folhas de manjericão (o manjericão deve ser colocado de preferência sempre ao final do prato, com algumas exceções, como pratos de forno tipo o frango na cerveja). Se quiser acrescente bolinhas de mozarela de búfara e por cima parmesão de preferência ralado na hora.


E é claro que agora que terminei o projeto mereço tomar um vinhozinho para acompanhar a janta :) (ignorem a ogrisse na quantidade de vinho na taça)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...