terça-feira, 13 de outubro de 2015

Escondidinho de Linguiça Blumenau com Catupiry

No clima de Oktoberfest, receitinha pra vocês com a maravilhosa linguiça Blumenau pra festejar as festas alemãs de outubro. Acompanha muito bem uma cerveja...


Aqui no sul é bem fácil de encontrar a linguiça Blumenau, mas dá pra fazer com outros tipos de linguiça defumada também.


Ingredientes:

- 5 batatas médias
- 2 peças de linguiça defumada tipo Blumenau
- 250 g de catupiry (ou requeijão cremoso)
- 1 colher de manteiga
- sal
- leite se achar necessário para o purê
- queijo parmesão ralado

Cozinhe as batatas até ficarem bem macias e faça um purê. Adicione manteiga e sal a gosto (se desejar um purê menos espesso, coloque um pouco de leite). Pique e desmanche a linguiça Blumenau e aqueça-a em uma panela.

Em uma forma refratária coloque metade do purê de batata, fazendo uma camada no fundo. Depois espalhe a linguiça Blumenau, em seguida o catupiry e finalize com mais uma camada de purê de batatas. Coloque queijo parmesão ralado por cima e leve para o forno em modo "grill" ou deixe em forno alto até gratinar.

4 comentários:

  1. Embora eu já tenha estado em Blumenau, não lembro de ter provado essa linguiça. Ela inclusive está para ser tombada http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/08/vereadores-aprovam-tombar-linguica-blumenau-como-patrimonio-em-sc.html

    Tentarei fazer com alguma linguiça minimamente parecida, aqui em São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu nem estava sabendo que ela iria ser tombada. Que legal. É muito boa, bem diferente. Quando fui visitar minha irmã no Rio, minha vó queria fazer uma sopa que é tradicional da família e leva essa linguiça. Não encontramos, então ela acabou fazendo com alguma linguiça defumada do mercado mesmo e ficou bom também. Foi aí que descobrimos que só existe aqui hehehe. Beijos!

      Excluir
  2. Também acho legal que ela seja tombada, Fernanda, especialmente se com isto lhe for atribuída alguma qualificação semelhante a de certos produtos europeus (queijos e vinhos principalmente, a chamada denominação de origem controlada, por exemplo. Na prática, seria assegurar a sua qualidade, proteção jurídica quanto à exclusividade de produção sob abdenominação 'linguiça blumenau', etc. Mas eu acho que esse tombamento terá um caráter meramente formal e mais limitado. Espero estar errado. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...