segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Rolinhos de Frango Recheados com Espinafre

Hoje tem receitinha de frango bem simples e nutritivo, além de ficar incrivelmente delicioso! Fica lindo e parece que deu um trabalhão pra fazer, mas é muito fácil. Vem ver!


Ingredientes:

- 2 filés de peito de frango
- 400 g de espinafre congelado
- 8 fatias de queijo muçarela

Ingredientes da opção de acompanhamento:

- 250 g de macarrão integral (fiz integral caseiro com 2 ovos, receita AQUI)
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite
- 2 colheres de farinha de trigo
- 50 g de queijo parmesão ralado
- leite o quanto baste
- noz moscada
- sal e pimenta do reino a gosto

Para fazer o frango é muito simples. É só abrir o filé no meio, formando dois filés mais finos. Bata os filés para que fiquem bem fininhos. Cozinhe o espinafre em água fervente (após levantar fervura deixe por mais 2 minutos e desligue). Coa e esprema bem para sair toda a água. Tempere com sal e pimenta a gosto. Com os filés abertos e temperados com sal coloque uma fatia de muçarela e o espinafre. Vá enrolando o filés com o recheio dentro formando rocamboles e feche bem com papel alumínio, formando "bombons". Faça isso com todos os filés. Não precisa colocar tanto espinafre quanto o meu, exagerei um pouquinho e foi demais, pode ser metade.


Ferva bastante água e coloque o frango para cozinhar por 20 minutos. Enquanto isso faça o molho branco: aqueça a manteiga e o azeite em uma panela, acrescente a farinha e vá mexendo sempre com um fouet. Vai formar uma massa, então vá acrescentando leite aos poucos até ficar um creme liso e homogêneo, mas não muito líquido e nem muito espesso. Se ficar muito líquido, deixe mais tempo cozinhando até engrossar levemente. Adicione o queijo ralado e deixe derreter, então desligue o fogo.

Cozinhe o macarrão e retire o frango da água. Abra os "bombons" (pode ser que a muçarela grude um pouco no papel alumínio, então retire com cuidado) e corte-os para servir, então é só colocar o molho por cima.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ravioli de Carne Seca ao Molho de Abóbora

Primeira receita do blog depois de tanto tempo tinha que ser algo bem a minha cara: comida italiana. Ravioli... Hum... Como adoro ravioli. Delicada massa recheada que necessita de uma certa paciência para fazer e é praticamente uma terapia. Pra mim esse é o tipo de receita "prova de amor", pois não é do tipo que você faz quando está estressada e querendo chutar o balde. Precisa ter amor, calma e alegria.

A combinação é antiga, conhecidíssima: carne seca e abóbora. Não tinha como dar errado. Resolvi que a abóbora seria a base do molho e não apenas um coadjuvante misturado à carne seca. O resultado foi um ravioli saborosíssimo e surpreendente (até pra mim, que nunca fui fã de abóbora!).


Ingredientes:

- 1/2 cebola
- 3 dentes de alho
- 500 g de carne seca
- massa caseira feita com 3 ovos e 300 g de farinha (receita com vídeo aqui)
- 1 lata de tomate pelado (pode ser 1 lata de molho pronto de tomate ou 4 tomates italianos preferencialmente sem pele)
- 1 abóbora (a minha tinha 750 g após descascada, mas 500 g são mais que o suficiente para a receita)
- 1/2 caixa de creme de leite
- 2 cubos de caldo knorr
- leite o quanto baste para formar o molho de abóbora sem que fique muito grosso
- 1 picada de páprica doce (opcional)
- 1 colher de manteiga
- azeite
- sal e pimenta do reino a gosto



Para o recheio dos raviolis limpe a carne seca e pique-a em cubos pequenos. Lave em água corrente, esfregando bem a carne uma na outra para liberar todo o sal em excesso. Repita essa etapa umas 3 vezes ou mais. Com a carne na panela de pressão, cubra-a com água, feche a panela e leve ao fogo. Quando começar a pegar pressão deixe cozinhando por mais 25 minutos.

Após esse tempo, espere a pressão sair da panela e abra. Descarte a água do cozimento, feche novamente a panela e sacuda-a de um lado para o outro por um minuto vigorosamente até que a carne de desmanche bem (ou coloque no pulsar do liquidificador para que ela fique desfiada).

Em uma panela aqueça uma colher de manteiga com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho picados. Depois coloque a carne seca e os tomates batidos no processador ou liquidificador (ou o molho pronto) e deixe reduzir o molho, deixando o líquido secar bem.

Prepare a massa caseira como indicado neste vídeo:



Espere a carne esfriar e faça os raviolis, recheando um por um com a ajuda de duas colheres pequenas.


Para o molho descasque, pique e tire as sementes da abóbora, coloque na panela de pressão e cubra com água. No fogo, após pegar pressão, cozinhe por mais 10 minutos. Depois retire a água do cozimento e coloque 2 tabletes de caldo de galinha (ou sal, se preferir), meia caixa de creme de leite e um pouco de leite. Bata no mixer ou liquidificador e vá acrescentando leite até obter uma textura de molho.

Cozinhe os raviolis em bastante água com um pouco de sal e junte ao molho. Serve de 3 a 4 pessoas.

De Volta à Ativa e Novidade no Blog!

Depois de séculos sem postar, o canal vai voltar a ativa! Muita coisa aconteceu nesse meio tempo, não caberia nem citar, pois foi muuuuuita coisa mesmo. Mas o importante é que o blog não morreu e vai voltar com uma novidade. Pra quem não sabe eu tenho um canal lá no YouTube que postei uma ou outra receita (o Nanda Bez), mas o foco lá não é esse. Fiz um vídeo falando um pouquinho mais sobre o assunto:


Então por isso resolvi criar um novo canal, voltado só pra gastronomia, vinculado diretamente com esse blog (uhuuuul). Então agora o blog vai funcionar em conjunto com os vídeos, que estou fazendo aos poucos. Pra quem quiser se inscrever no Canal Pensando na Janta, é só clicar AQUI e me acompanhar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...