Pão branco super macio com gostinho de pão de fazenda. A receita original é d'O Livro dos Pães, de Sara Lewis, que eu adoro. Fiz o pão para comer no café da tarde e não sobrou nadinha!
Ingredientes:
- 300 g (2 2/3 xícaras) de farinha de trigo branca
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento pra pão seco instantâneo
- 175 ml (3/4 de xícara) de água morna
No livro diz para colocar a manteiga com a farinha numa tigela e amassar, mas eu prefiro derreter a manteiga antes e misturar com a farinha. Acrescente o açúcar, o sal e o fermento e misture. Vá colocando água morna aos poucos (lembrando que a água não pode estar quente, pois nesse caso o fermento não vai funcionar direito, a água deve estar em uma temperatura em que você ainda consiga deixar o dedo dentro por 8 segundos) até formar uma massa macia. Sove bem em uma superfície enfarinhada por 5 minutos (eu coloco a batedeira fazer isso por mim, no modo de sovar pão).
Cubra a massa com um plástico besuntado em óleo e deixe em um local morno para crescer por 45 minutos ou até que dobre de tamanho. Sove de novo rapidamente e coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. Cubra com plástico besuntado em óleo por 30 minutos ou até que a massa cresca até a borda da forma. Retire o plástico e asse em forno aquecido a 200º por 30 minutos ou até que o pão fique dourado. Desenforme o pão e deixe-o esfriar antes de guardar (ou coma enquanto está quentinho, que é o melhor!).