segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aparecidinho de Espinafre

A versão "aparecida" do escondidinho é o tal do aparecidinho, o que nada mais é do que purê de batata na camara de baixo e um creme de espinafre na parte de cima.

Não sou nenhuma geração saúde que adora verduras e legumes, mas tem algumas coisas que realmente são ótimas e esse aparecidinho é um perfeito acompanhamento (ou até prato principal). E quando sobra é melhor ainda, pois é só misturar um pouquinho de água e caldo de legumes que vira uma maravilhosa sopa cremosa de espinafre.


Ingredientes:

- 2 batatas grandes
- 1 colher de manteiga
- 1 saco de espinafre congelado (400 g)
- leite o quanto baste (menos de 1 xícara)
- 1 1/2 xícaras de molho branco (eu fiz caseiro, como já mostrei aqui)
- queijo ralado
- sal a gosto
- noz moscada ralada (opcional)

Cozinhe as batatas descascadas e cortadas (para cozinhar mais rápido) em uma panela com água que as cubram e retire da água quando ficarem macias. Enquanto cozinha a batata cozinhe também o espinafre em uma panela com água e deixe ferver até amolecer (se estiver congelado) ou apenas por uns 3 minutos após levantar fervura. Coe e aperte bem o espinafre para retirar toda a água e misture com o molho branco, salgue, rale a noz moscada e reserve. Amasse as batatas e junte a manteiga e vá colocando um pouco de leite para formar um purê macio, mas não muito mole (usei o mixer para fazer o purê) e salgue. Em uma forma espalhe no fundo o purê e por cima o molho de espinafre. Rale o queijo ralado por cima e sirva em seguida ou deixe no forno a 200º por 10 minutos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ovos Mexidos Perfeitos

As coisas que parecem mais simples muitas vezes são as mais difíceis de acertar. É claro que qualquer um pode fazer ovos mexidos, mas ovos mexidos maravilhosos precisam de alguma pesquisa. As pessoas tem costume de dizer a velha frase "Fulana não sabe nem fritar um ovo" para dizer que alguém não sabe fazer nada na cozinha, mas na verdade fazer bons ovos fritos também são tarefas difíceis.

Por aqui não damos muita atenção ao ovo, mas já ouvi falar de alguns restaurantes europeus em que o prato principal é o ovo e cada vez mais ele tem ganhado destaque no mundo culinário.


Eu sempre amei ovos, e apesar dos meus fritos ainda não serem "perfeitos", aperfeiçoei os ovos mexidos, que modéstia parte acho que são maravilhosos e seguem a receita francesa (em que ficam mais molinhos, cremosos).

Ingredientes:

- ovos (quantos quiser, lembrando que eles praticamente somem ao serem feitos mexidos, dois ovos vão virar quase nada)
- manteiga (em média 1 colher de sobremesa para cada 4 ovos)
- sal a gosto
- queijo ralado (opcional)

Em uma tigela bata os ovos com a ajuda de um fouet e misture o sal. 



Aqueça a manteiga em uma frigideira alta e junte os ovos (quando a manteiga estiver apenas metade derretida). 


Com o fouet fique mexendo e raspando sempre o fundo e os lados para que não grude (não pare de mexer até ficar pronto). 


Quando começar a endurecer alguns pedaços de ovos (como na foto) diminua todo o fogo, deixando no mais baixo. Mexa até ficar firme, mas ainda cremoso e deligue quando parecer que está quase pronto (no calor da panela vai terminar de cozinhar). Rale o queijo que quiser por cima (usei mozarella e um pouco de parmesão, mas muitas vezes faço sem queijo e fica maravilhoso também) e misture. Está pronto! Algumas pessoas gostam de misturar uma colher de requeijão ou creme de leite aos ovos.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bolo de Limão Siciliano

É, essa semana eu virei a tia do bolo. O bolo de fubá já estava pela metade quando soube que receberia visita, então fiz mais um bolo, mas como não queria que sobrasse muito fiz apenas metade da receita, o que rende um bolinho desses que cabem em forma de pão ou bolo inglês.


Eu não sou a maior fã de limão, pra falar a verdade. Para suco sempre preferi laranja e outras frutas e em pratos salgados é que não gosto mesmo. Muita gente tem mania de colocar limão no peixe ou camarão, já eu se sentir o gosto do limão em pratos salgados já nem como mais. Sempre lembrava de uma história, que nem lembro onde ouvi, que na época que não existia geladeira as pessoas colocavam limão no peixe que era pra disfarçar o cheiro e o gosto do início do apodrecimento, fazendo assim com que as pessoas criassem o costume de usar limão em frutos do mar. Mas é claro que isso pode ser só "lenda" e que hoje em dia muitos gostam, mas eu realmente não consigo.

Já em doces o negócio muda. Quando pequena era apaixonada por torta de limão, enquanto hoje só não como mais porque enjoei. Mas quanto a bolos, mousses, biscoitos e afins eu realmente adoro o gostinho do limão. E o limão siciliano é esse limão "chique", que segundo li, na Itália é chamado de "limão verdadeiro".


Então aproveitando que eu tinha limão siciliano em casa e que o Marcos adora qualquer coisa de limão achei que seria o bolo perfeito. Ficou uma delícia, a mãe do Marcos perguntou se ia leite condensado, porque estava com gostinho, mas na verdade nem vai (melhor para os culotes). A receita original eu encontrei no blog Technicolor Kitchen, aqui.

Ingredientes:

Bolo

- 100g de manteiga
- 1 copo* de açúcar
- 1 1/2 copo de farinha de trigo
- 1 colher de café de sal
- raspas de 1 limão siciliano (reserve um pouco para decorar)
- suco de 1/2 limão siciliano
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 2 ovos

Calda (opcional)

- 2 colheres de suco de limão siciliano
- 1 colher de açúcar
- 2 colheres de água

* copo de medida de 200 ml
** essa receita é para um bolo pequeno, desses em forma de bolo inglês, se preferir fazer um bolo de tamanho normal dobre a receita

Pique a manteiga e bata em uma batedeira ou no liquidificador, acrescentando todos os ingredientes aos poucos e batendo. Unte a forma com manteiga ou óleo e enfarinhe. Coloque a massa do bolo na forma de leve-o ao forno pré aquecido a 180º e asse em média por 50 minutos ou até ficar pronto. Retire o bolo do forno e faça a calda. Em uma panela pequena misture os ingredientes da calda e aqueça até começar a borbulhar. Distribua sobre o bolo ainda quente. Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Bolo de Fubá Simples

Adoro qualquer coisa de milho: biscoitos, pães, bolos, cremes, milho na espiga, em lata... E deu aquela vontade de comer um bolinho de milho a tarde, mas não tinha nenhuma lata de milho, então lembrei que tinha farinha de milho fina e pra falar a verdade não sei qual a diferença de farinha de milho fina e fubá. Segundo o que pesquisei dizia que o fubá era fino e a farinha de milho era grossa, mas já que a farinha de milho que tenho é fina, realmente me deixou confusa, mas fiz com ela mesmo e acho que não tem diferença nenhuma.


Quando procurei receitas achei muitas que levavam manteiga, mas eu não tinha manteiga (também!), então quis fazer com óleo e achei essa receita no CiberCook e fiz com poucas modificações. Achei que não ia ser grande coisa, que ia ser só pra matar a vontade mesmo, mas ficou muito bom mesmo, e muito simples. Do jeito que eu gosto: nada de coco ralado misturado, ou erva doce (esse último mesmo acho terrível), mas é claro que isso vai do gosto e quem quiser pode colocar.


Ingredientes:

- 2 copos* de fubá (usei farinha de milho fina)
- 1 copo de farinha de trigo 
- 1 copo de óleo de milho 
- 2 copos de leite 
- 1 1/2 copo de açúcar (coloquei mais, no olhômetro mesmo)
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de fermento

* O copo é aquele de medida de 200 ml

Bater todos os ingredientes no liquidificador, sendo o fermento por último (eu bati à mão mesmo, com um fouet, mas seria ainda melhor com um mixer). Untar uma forma grande com furo no meio e enfarinhar com a farinha de milho. Coloque a massa do bolo na forma e leve ao forno preaquecido a 200g até que fique pronto (depende muito, mas o meu ficou pronto em 40 minutos). Espere esfriar um pouco para desenformar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Panqueca de Camarão

Se tem aquela comida que lembra infância e trás alegria é a panqueca. Sempre é uma ideia que surpreende. Normalmente comia essas mais simples que eram feitas com recheio de carne moída, mas dessa vez resolvi fazer de camarão. Hoje em dia já tem lugares de panquecas "chiques", com recheios variados, mas as mais simples ainda vem junto com toda aquela alegria de criança.


Pra fazer massa de panqueca sempre usei uma receita bem simples, que eu acho ótima, porque ela fica com uma textura muito boa e é muito fácil de fazer, mesmo quem não tem experiência em fazer os discos de panqueca consegue. A receita rende uns 4 discos, então fiz o dobro.

Massa da Panqueca (fiz o dobro):

- 1 copo (copo de 200 ml) de farinha de trigo
- 1 copo de leite
- 1 ovo
- 1 colher de óleo
- 1 pitada de sal

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Espalhe uma gota de óleo com a ajuda de um guardanapo em uma frigideira antiaderente. Aqueça a frigideira e faça as panquecas, jogando um pouco da massa na frigideira e girando-a para cobrir o fundo e formar um disco. Espere a massa se soltar do fundo e com a ajuda de uma espátula de silicone vire a panqueca e frite o outro lado. Vá colocando uma em cima da outra eu um prato.

Recheio de camarão:

- 500 g de camarão médio
- 1 colher de manteiga
- 5 colheres de ketchup
- 1/2 cebola bem picada
- 3 dentes de alho picados
- sal e pimenta do reino a gosto (coloquei também Tabasco para ficar bem apimentado)

Em uma panela aqueça a manteiga e frite o alho e a cebola. Junte o camarão, tempere com sal e pimenta e cozinhe até ficarem rosados e a água que ele solta secar. Misture o ketchup, cozinhe por mais 2 minutos e desligue.

Molho branco:

- 2 colheres de manteiga
- 2 colheres de farinha de trigo
- leite
- sal a gosto

Em uma panela aqueça a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo bem com um fouet (vai empelotar). Vá misturando leite aos poucos, mexendo sempre com o fouet. Coloque leite até ficar na quantidade que deseja. Se ficar muito ralo coloque mais farinha aos poucos e deixe cozinhar. Salgue.


Espalhe um pouco do molho branco no fundo de uma forma para as panquecas não grudarem no fundo. Monte as panquecas, colocando um pouquinho do recheio no meio de cada uma, de uma ponta a outra e enrole. Coloque uma ao lado da outra na forma. Por cima coloque o molho branco e rale queijo parmesão. Deixe aquecer levemente no forno preaquecido a 200º até derreter o queijo e sirva.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Irado do Mini Kalzone

Sabe aquele smoothie maravilhoso com gostinho de maracujá do Mini Kalzone, o "Irado"? Há algum tempo pensamos em reproduzi-lo em casa. Da última vez que pedimos o Marcos ficou de olho pra ver como era feito, então fomos ao supermercado comprar as polpas de fruta e fizemos. O nosso não ficou tão grossão e gelado, mas acho que é porque batemos demais. Já o gosto ficou uma delícia também.


Ingredientes:

- 1 polpa de maracujá congelada
- 1 polpa de abacaxi congelada
- 1 copo de suco de laranja
- 2 colheres bem cheias de leite em pó
- 4 pedras de gelo

Bata tudo no liquidificador, pulsando várias vezes para quebrar bem o gelo. Rende dois copos grandes (ou uns três desse da foto).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...