domingo, 5 de fevereiro de 2012

Panqueca de Camarão

Se tem aquela comida que lembra infância e trás alegria é a panqueca. Sempre é uma ideia que surpreende. Normalmente comia essas mais simples que eram feitas com recheio de carne moída, mas dessa vez resolvi fazer de camarão. Hoje em dia já tem lugares de panquecas "chiques", com recheios variados, mas as mais simples ainda vem junto com toda aquela alegria de criança.


Pra fazer massa de panqueca sempre usei uma receita bem simples, que eu acho ótima, porque ela fica com uma textura muito boa e é muito fácil de fazer, mesmo quem não tem experiência em fazer os discos de panqueca consegue. A receita rende uns 4 discos, então fiz o dobro.

Massa da Panqueca (fiz o dobro):

- 1 copo (copo de 200 ml) de farinha de trigo
- 1 copo de leite
- 1 ovo
- 1 colher de óleo
- 1 pitada de sal

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Espalhe uma gota de óleo com a ajuda de um guardanapo em uma frigideira antiaderente. Aqueça a frigideira e faça as panquecas, jogando um pouco da massa na frigideira e girando-a para cobrir o fundo e formar um disco. Espere a massa se soltar do fundo e com a ajuda de uma espátula de silicone vire a panqueca e frite o outro lado. Vá colocando uma em cima da outra eu um prato.

Recheio de camarão:

- 500 g de camarão médio
- 1 colher de manteiga
- 5 colheres de ketchup
- 1/2 cebola bem picada
- 3 dentes de alho picados
- sal e pimenta do reino a gosto (coloquei também Tabasco para ficar bem apimentado)

Em uma panela aqueça a manteiga e frite o alho e a cebola. Junte o camarão, tempere com sal e pimenta e cozinhe até ficarem rosados e a água que ele solta secar. Misture o ketchup, cozinhe por mais 2 minutos e desligue.

Molho branco:

- 2 colheres de manteiga
- 2 colheres de farinha de trigo
- leite
- sal a gosto

Em uma panela aqueça a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo bem com um fouet (vai empelotar). Vá misturando leite aos poucos, mexendo sempre com o fouet. Coloque leite até ficar na quantidade que deseja. Se ficar muito ralo coloque mais farinha aos poucos e deixe cozinhar. Salgue.


Espalhe um pouco do molho branco no fundo de uma forma para as panquecas não grudarem no fundo. Monte as panquecas, colocando um pouquinho do recheio no meio de cada uma, de uma ponta a outra e enrole. Coloque uma ao lado da outra na forma. Por cima coloque o molho branco e rale queijo parmesão. Deixe aquecer levemente no forno preaquecido a 200º até derreter o queijo e sirva.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...