terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bolo de Limão Siciliano

É, essa semana eu virei a tia do bolo. O bolo de fubá já estava pela metade quando soube que receberia visita, então fiz mais um bolo, mas como não queria que sobrasse muito fiz apenas metade da receita, o que rende um bolinho desses que cabem em forma de pão ou bolo inglês.


Eu não sou a maior fã de limão, pra falar a verdade. Para suco sempre preferi laranja e outras frutas e em pratos salgados é que não gosto mesmo. Muita gente tem mania de colocar limão no peixe ou camarão, já eu se sentir o gosto do limão em pratos salgados já nem como mais. Sempre lembrava de uma história, que nem lembro onde ouvi, que na época que não existia geladeira as pessoas colocavam limão no peixe que era pra disfarçar o cheiro e o gosto do início do apodrecimento, fazendo assim com que as pessoas criassem o costume de usar limão em frutos do mar. Mas é claro que isso pode ser só "lenda" e que hoje em dia muitos gostam, mas eu realmente não consigo.

Já em doces o negócio muda. Quando pequena era apaixonada por torta de limão, enquanto hoje só não como mais porque enjoei. Mas quanto a bolos, mousses, biscoitos e afins eu realmente adoro o gostinho do limão. E o limão siciliano é esse limão "chique", que segundo li, na Itália é chamado de "limão verdadeiro".


Então aproveitando que eu tinha limão siciliano em casa e que o Marcos adora qualquer coisa de limão achei que seria o bolo perfeito. Ficou uma delícia, a mãe do Marcos perguntou se ia leite condensado, porque estava com gostinho, mas na verdade nem vai (melhor para os culotes). A receita original eu encontrei no blog Technicolor Kitchen, aqui.

Ingredientes:

Bolo

- 100g de manteiga
- 1 copo* de açúcar
- 1 1/2 copo de farinha de trigo
- 1 colher de café de sal
- raspas de 1 limão siciliano (reserve um pouco para decorar)
- suco de 1/2 limão siciliano
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 2 ovos

Calda (opcional)

- 2 colheres de suco de limão siciliano
- 1 colher de açúcar
- 2 colheres de água

* copo de medida de 200 ml
** essa receita é para um bolo pequeno, desses em forma de bolo inglês, se preferir fazer um bolo de tamanho normal dobre a receita

Pique a manteiga e bata em uma batedeira ou no liquidificador, acrescentando todos os ingredientes aos poucos e batendo. Unte a forma com manteiga ou óleo e enfarinhe. Coloque a massa do bolo na forma de leve-o ao forno pré aquecido a 180º e asse em média por 50 minutos ou até ficar pronto. Retire o bolo do forno e faça a calda. Em uma panela pequena misture os ingredientes da calda e aqueça até começar a borbulhar. Distribua sobre o bolo ainda quente. Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...