Para fazer essa receita me baseei no famoso prato Boeuf Bourguignon da Julia Child, porém fiz essa versão mais simples. No original vai bacon, toucinho, cenoura e cogumelos e não vai batata. Um dia ainda quero fazer o original, mas dessa vez fiz mais do meu jeito mesmo. E vou falar a verdade: nunca me embananei tanto na cozinha! Não que seja difícil de fazer, mas tinham muitos detalhes e a receita não era lá muito bem detalhada. Da próxima vez que fizer com certeza já vai ser bem mais fácil de fazer. A gente realmente tem que ler a receita toda e tentar entender a logística do negócio antes de tentar fazer, mas na pressa fui fazendo na loucura.
Foto com Flash :)
O que posso dizer é que no final fiquei orgulhosa de mim. É um prato que demora bastante para ficar pronto, mas vale cada minuto! Fica uma delícia. O molho e o gosto da carne são magníficos. Só experimentando para entender.
Ingreditentes:
- 700g da carne em cubos (de preferência músculo ou coxão mole, pois são perfeitas para cozimento lento) - usei coxão mole
- 1/2 cebola picada em fatias grandes
- 2 xícaras de caldo de carne
- 2 xícaras de vinho tinto seco (usei pinot noir, meu preferido)
- 2 colheres de farinha
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate italiano sem pele, esmagado e picado (peguei um tomate da lata de tomates pelados, mas você pode substituir por 1 colher de extrato de tomate de preferência caseiro)
- 2 batatas
- azeite
- sal
Com papel toalha seque bem os cubos de carne (de acordo com a Julia Child isso é imprescindível e faz muita diferença para que a carne fique bem dourada). Aqueça azeite na panela (uma panela grande para caber todos os ingredientes e que vá ao forno - usei uma panela comum de inox, que pode ir ao forno), o bastante para cobrir o fundo da panela, e adicione metade da carne, doure bem, tire com uma escumadeira e reserve, então doure a outra metade da carne, retire com a escumadeira e junte à outra metade de carne já dourada. Na mesma panela e usando o mesmo azeite usado para a carne, doure a cebola. Coloque a carne de volta na panela, adicione o sal e misture a farinha de trigo.
Leve ao forno pré aquecido a 230º por 5 minutos. Abra o forno, mexa a carne e feche o forno novamente, deixando mais 5 minutos. Tire a panela do forno e adicione o vinho, o caldo de carne, o tomate e o alho e leve ao fogo até ferver bem, então coloque de volta no forno, mas dessas vez com a panela tampada e diminua o fogo para 180º. Deixe de 2 a 3 horas. Como eu estava com pressa deixei apenas 2 horas e reduzi mais o molho diretamente no fogo com a tampa aberta para que ficasse bem espesso, mas enquanto a carne estiver no forno cozinhe as batatas em água e sal (eu cozinho já picadas, pois cozinha bem mais rápido). Ao final junte as batatas à carne e deixe fervendo por alguns minutos.
Gente, é sucesso garantido! Uma delícia, tudo de bom. Façam e me contem!
Eu vi o filme da Julia Child, acho que fala desse prato, se for o que to me lembrando. Nossa, mas deve ter ficado delicioso mesmo, esses pratos franceses de carne muito bem feita são incríveis. Adoro tudo que é de cozimento lento. Beijos!
ResponderExcluir