quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Muffin de Baunilha com Chocolate

Eu sempre digo que às vezes as coisas mais simples são as mais gostosas. A gente pode fazer uma coisa super elaborada, mas o simples acaba ganhando um lugar especial no coração. É assim com essa receita, que na verdade era uma receita de muffin com pedacinhos de morango que eu ia fazer com a Larissa, minha amiga da faculdade, na segunda feira, mas acabamos não achando morango antes de ir pra casa e como eu tinha chocolate em casa resolvemos fazer a mesma base de bolo com chocolate no lugar do morango e ficou ótimo. Como eu não gosto desse negócio de comprar o chocolate em gotas, sempre prefiro escolher o chocolate que eu gosto e raspar na hora. A Larissa raspou o chocolate e eu fui preparando a massa. Atividade em conjunto! Hehe. A receita é super simples, normalmente a gente já tem tudo em casa e nem precisa de batedeira nem liquidificador. Rende mais ou menos 8 bolinhos.


Ingredientes:

- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 3/4 xícara de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1/3 xícara de óleo
- 1/3 xícara de leite
- 1 ovo
- 1/2 xícara de chocolate amargo ou meio amargo picado (melhor ir picando e colocando pra ver quanto quer de chocolate)
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha

Misturar todo os ingredientes secos e depois os líquidos com um fouet ou uma colher mesmo. Por último juntar o chocolate. Leve ao forno pré aquecido a 200º em forminhas para muffins. O tempo vai depender do forno, então quando eles estiverem crescidinhos e o garfo sair limpo ao espetar o bolinho é porque está pronto.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Peito de Pato com Molho de Natas

Pato parece muito chique, mas apenas porque não estamos acostumados a comer, pois hoje em dia já podemos encontrar em supermercados por um preço acessível (o pato inteiro achei por R$ 14,90 no Hippo), principalmente porque cresceu a criação de pato no Brasil. Em Santa Catarina a empresa que cria patos e outros animais não tão comuns na mesa do brasileiros, como coelho, é a Villa Germânia.

Eu nunca tinha experimentado pato, mas tinha vontade há muito tempo. Dessa vez resolvi comprar só o peito para provar e, se gostasse, pretendia comprar o pato inteiro para fazer algum dia o famoso pato com laranja. Se gostei? Sim! Muito! E acho difícil que quem goste de carne bovina não vá gostar da carne do pato, pois é muito parecida. O peito do pato mesmo lembra muito uma peça de picanha. Tem realmente a aparência de uma "mini picanha". O peito de pato deve ser servido ao ponto pra mal passado, pois se cozinhar demais fica duro, já que a carne do pato é muito seca e o que ajuda muito a dar a suculência é que ele tem uma capa de gordura bem generosa. Eu não costumo comer carne mal passada, mas resolvi me arriscar e aprovei.


Quis fazer uma receita em que eu pudesse sentir bem o gosto do pato, sem muitas coisas diferentes.

Ingredientes:

- 2 peitos de pato
- 3 colheres de sopa de conhaque
- 200 ml de creme de leite fresco (nata)
- sal a gosto (usei flor de sal)

Faça talhos na gordura do pato com uma faca, mas com cuidado para não cortar a carne, apenas a gordura. Isso fará com que a gordura se libere melhor.


Tempere o pato com sal nos dois lados. Aqueça uma frigideira antiaderente e, em fogo alto, coloque o peito com a gordura pra baixo. Abaixe o fogo e deixe fritar por 8 minutos. Não precisa acrescentar óleo na frigideira, pois o próprio peito já solta muita gordura.


Vire o peito e frite o outro lado por mais 8 minutos. Retire o peito de pato e deixe-o descansar por 5 minutos antes de cortar. É muito importante esse tempo para que o peito fique suculento por inteiro, pois antes disso o sangue estará concentrado todo no centro e quando você cortar o sangue vai sair todo, ficando as extremidades da carne seca. Na frigideira que o pato foi feito retire o excesso de gordura que ficou, deixando apenas o fundinho e acrescente, com o fogo ligado e com cuidado, o conhaque. Em seguida coloque o creme de leite e salgue se achar necessário. Corte o peito em fatias finas (esqueci de tirar a foto do peito cortado) e coloque o molho por cima. Sirva com purê de batatas ou talharim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...