sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sushi Iniciante - Dicas

Primeiro de tudo já vou dizendo que não sou nenhum profissional no assunto, bem longe disso, né. Eu sou apenas uma adoradora de sushi e me aventuro de vez em quando na cozinha japonesa, porque acho sushi maravilhoso e também porque fica muito mais barato fazer em casa. Apesar de ainda estar longe de saber tudo sobre o assunto, sei que já melhorei bastante, principalmente essa última vez em que fiz, pois foi quando mais pesquisei antes de fazer. Claro que você não vai aprender tudo de uma vez, pois é bem diferente e só fazendo e errando pra poder entender.

A penúltima vez que eu tinha feito sushi ficou horrível e eu fiquei super chateada, disse que nunca mais ia tentar fazer. A verdade é que parte foi culpa minha, mas grande parte foi culpa do salmão. Não tem como ficar bom se o salmão for ruim, não tem mesmo. Bom, antes de resolver me aventurar mais uma vez com o sushi eu fiz uma grande pesquisa pela internet mesmo. Fui a fundo e descobri algumas coisas que eu fazia de errado ou negligenciava, então vou passar uma dicas pra que vocês não repitam pelo menos os mesmos erros que eu.

Dicas para o seu sushi ficar mais parecido com o dos bons restaurantes e não uma massaroca:

- Quando você começar a pesquisar sobre sushi logo vai ler que o arroz é o mais importante do sushi, que o chef ganha reconhecimento é pelo arroz do sushi. O que eu pensei? "Ah, ok, deve ser, mas vou fazer do jeito que der". Não pense como eu, pois você pode até conseguir fazer o sushi, mas vai se atrapalhar todo na hora de preparar, seu arroz vai se desmanchar todo, cair no shoyu fazendo aquela sopa e pior, se tentar fazer niguiri, ao tentar pegar o sushi vai quebrar inteiro. Isso sem contar o próprio gosto. PORTANTO respeite o tempo que o arroz deverá ser deixado de molho antes de cozinhar. Respeite o fogo baixo, que deverá ser ainda mais baixo que o mais baixo do fogão comum. Como conseguir isso? Gire o botão do fogão como se estivesse desligando, até conseguir o mínimo possível. Você vai encontrar várias receitas, teste até achar a que agrade mais.

- Se for comprar peixe para sashimi ou para os makis (makis são os "rolinhos" uramaki e hossomaki) dificilmente vai achar algum bom no supermercado. Vá numa peixaria de confiança. Eu sempre compro salmão e se for ruim estraga todo o sushi, não tem jeito. É todo o esforço e dinheiro por água abaixo. Quando comprei no supermercado a última vez fiquei tão decepcionada que não queria mais fazer sushi, achando que a culpa era minha.

- As folhas de alga para fazer o sushi vem de um tamanho maior que o necessário pra fazer o uramaki, então  dobre ao meio (paralelamente às linhas da própria folha) e corte. Tem um lado brilhante e um mais fosco. O arroz deve sempre ir do lado fosco.

- Não esmague o arroz quando for espalhá-lo na alga. Você deve espalhar o arroz com os dedos e não prensá-los.



Esses foram os que eu fiz da última vez. Foi a primeira vez que fiz uramakis e fiquei bem satisfeita com o resultado. Existem vários vídeos no YouTube.com que ensinam como enrolar os makis, como esse aqui:


- Não corte o salmão de qualquer jeito, ele tem um jeito certo de cortar. SIM, O MEU DA FOTO TÁ ERRADO. Eu cortei tudo certinho, mas na hora de fazer o sashimi usei o corte de niguiri em vez do pra sashimi, mas isso é o de menos, ficou ótimo igual. Mas quando eu falo que é pra cortar o salmão certo eu to falando em saber o que está fazendo, fazer aquele filé enorme se transformar em duas lindas peças compridas e limpas de peixe sem deixar ele todo desmanchado e retalhado. Como fazer isso? Primeiro de tudo pesquise e aprenda bem antes de se aventurar com o salmão. Eu falo do salmão porque nunca fiz outro peixe, salmão é o que eu gosto mais. Vou mandar então os links que mais me ajudaram a aprender a cortar o salmão direito. 

Esse vídeo a partir do minuto 1:45 passa a mostrar como cortar o filé como o compramos na peixaria, já aberto. Nos minutos anteriores mostra como cortar o peixe inteiro, mas acredito que seja mais fácil encontrar ele já aberto.


Esse vídeo é ótimo pra entender, mas ainda assim você vai precisar entender o que fazer na teoria, então eu indico o blog Sushi a La Carte, que é super completo, explica tudo direitinho. Esse link do blog explica como tirar a pele do salmão sem estragar o peixe. E esse link explica como cortar o salmão para sashimi. Já esse link ensina a fazer o corte para niguiri, o que eu acabei fazendo enganada no lugar do corte de sashimi.

- Outra dica muito importante: tenha um pote de água sempre à mão, pois você vai precisar estar com as mãos sempre molhadas ou então o arroz vai grudar todo na sua mão. A faca também precisa ser molhada na hora de cortar os makis.

- Ter uma boa faca é imprescindível. Existem várias no mercado próprias para sushi. A que eu estou namorando é a santoku, que tem uns sulcos que evitam a comida ficar grudada na faca e é ótima para corte finos, mas o requisito básico é que a faca seja comprida.


- Por último, vale dizer que usar gergelim por fora dos uramakis não é apenas decorativo. Faz diferença e fica uma delícia! É comum misturar o gergilim preto e o branco.

Espero ter ajudado!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Delícia de Uva

Quem vê pensa que só faço sobremesa agora. Três posts seguidos de sobremesa. Pois bem, nunca foi meu forte, mas tenho tentado arduamente e como fiz a Torta de Banana no Natal me pediram pra fazer sobremesa no Reveillon, uma vez que a comida salgada já tinha. Meu maior problema é com criatividade, nunca sei o que fazer, mas procurei bastante e encontrei algo que agradasse.

Sabem aquele potinho de delícia de uva que tem na Chuvisco? Tentei produzir uma versão dessa sobremesa em travessa. A única coisa que eu não gostava na tal da delícia de uva da Chuvisco era o fato de ter que ficar tirando as sementes das uvas, então resolvi usar usas sem sementes e fez bastante sucesso.


Ingredientes:

- 650 g ou o bastante para espalhar no fundo da travessa de uvas (usei as sem semente)
- 2 latas de leite condensado
- 1 lata de leite (mesma medida do leite condensado)
- 1 colher de manteiga
- 300 g de chocolate meio amargo (usei amargo)
- 300 g de chocolate ao leite
- 2 caixinhas de creme de leite

Aqueça a manteiga, o leite condensado e o leite e deixe cozinhando até ficar em ponto de brigadeiro (desgrudando da panela). Mexa sempre para não empelotar, de preferência com uma espátula de silicone, mas se não tiver poder ser colher de pau. Essa é a parte mais chatinha, porque é um pouco demorada. Deixe esfriar um pouco o brigadeiro branco e espalhe as uvas do fundo de uma travessa. 


Espalhe o brigadeiro em cima das uvas. 


Em banho maria derreta o chocolate e misture o creme de leite, batendo bem para que não fiquem grumos.


Espalhe essa ganache de chocolate por cima das uvas e deixe a sobremesa na geladeira até a hora de servir.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Pudim de Leite Condensado

Não é nenhuma novidade pra ninguém esse pudim de leite, né? Mas ele é tão bom e tão maravilhoso que vou colocar a receita dele no blog por consideração ao Senhor Pudim. E quando se trata de pudim, não adianta: quanto mais simples melhor. Não gosto nem mesmo de colocar essência de baunilha, gosto mesmo é do gostinho de leite condensado que fica, nhamm.


Pra mim o mais difícil é fazer o tal do caramelo, mas aprendi uma coisa: não dê tanta atenção pra ele. Quanto menos se preocupar se está certo ou não o caramelo maior é a chance de estar, porque sempre parece que deu errado, mas acaba ficando ótimo.

Ingredientes:

- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (mesma medida do leite condensando)
- açúcar para o caramelo (coloquei umas 5 colheres, mas pode ser mais ou menos)

Bata os ovos, o leite condensado e o leite no liquidificador ou mixer por alguns minutos. Coloque o açúcar no fundo da forma de pudim e aqueça em fogo baixo até começar a ficar com cor de caramelo e então junte um pouquinho de água, mais ou menos 1 ou 2 dedos do copo. O caramelo vai endurecer, então continue no fogo até derreter de novo e retire do fogo. Coloque a base do pudim na forma cuidando para jogar o líquido por onde ficará o furo, assim não estragará o caramelo. Leve ao forno pré aquecido a 200º em banho maria por cerca de 1 hora e meia ou até colocar um palito e sair limpo. Espere esfriar e deixe na geladeira por no mínimo 4 horas e deixe lá até servir.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...