quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bolo de Nesquik

Esse dias me deu uma vontade enorme de comer bolo de Nesquik de morango, sim, aquele produto feito para crianças com sabor de morango para misturar ao leite, então saí pesquisando se esse bolo existia e achei algumas versões e tentei fazer de um jeito que eu gostasse e achasse que ia ficar bom. E não é que ficou gostoso mesmo? Comi vários pedaços, um atrás do outro, que nem criança. Mas eu admito, o mais legal de tudo é que ele é ROSA. Lindo, né?


Eu fiz apenas metade da receita do bolo pra caber nessa forminha de pão, então se quiser fazer assim na forma de pão também (caso você, como eu, more sozinha ou com poucas pessoas) é só dividir a receita, mas eu vou colocar aqui a receita do bolo inteiro, para formas normais de bolo (aquela com furo no meio).

Ingredientes:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de Nesquik de morango
- 3 ovos
- 3 colheres de manteiga derretida (pode ser no microondas
- 1 colher de sopa de fermento em pó químico
- 1 xícara de leite

É só misturar tudo em uma tigela, untar e enfarinhar uma forma de bolo e colocar no forno pré aquecido a 180º até colocar um palito e sair limpo (o meu demorou mais ou menos uma hora, mas pode variar). Aí você pode desenformar (ou não, como no meu caso) e servir. Esse bolo quentinho com manteiga fica uma delícia!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Spaghetti com Almôndegas

Prato típico caseiro quando se pensa em comida italiana (já me disseram que na Itália nem é muito comum se comer essa combinação, mas vamos nos ater ao que vem em mente quando vemos esse prato). Acho que é difícil alguém não gostar de spaghetti com almôndegas, ainda mais se forem caseiras.


O molho de tomate eu fiz o meu de sempre, usando uma lata de tomates pelados,o macarrão eu fiz em casa, com 100g de farinha e 1 ovo, mas você pode usar spaghetti comprado pronto e a carne você pode escolher a da sua preferência para moer e fazer as almôndegas.

Ingredientes molho sugo:

- 1 lata de tomates pelados
- 1/2 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite
- 1 colher de café de açúcar
- sal a gosto

Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela e coloque a cebola e o alho picados (não precisa picar muito bem, pois depois vai ter tudo batido) e deixar fritar levemente, mas sem dourar. Junte os tomates enlatados (o molhinho que vem junto também) e parta-os grosseiramente com a própria colher apenas para que cozinhe mais igualmente. Coloque o açúcar e o leite (é apenas para quebrar a acidez) e deixe cozinhando com a panela aberta até reduzir bem o molho. Se quiser um molho mais líquido deixe menos tempo e se quiser algo mais como um extrato de tomate mais grosso deixe reduzir bem. Bata esse molho com um mixer na própria panela ou bata no liquidificador. Acerte o sal.

Ingredientes almôndegas:

- 500 g de carne bovina moída de sua preferência (indico alcatra)
- 1 ovo
- 2 colheres de farinha de rosca
- 1 colher de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto

Misture tudo em uma tigela e, com as mãos, faça bolinhas (as menores cozinham melhor por dentro). Coloque-as em uma frigideira com óleo aquecido no fundo e deixe dourar de todos os lados.


Junte ao molho de tomate e aqueça se necessário.


Spaghetti:

- 200 g de spaghetti (se preferir fazer o caseiro, receita aqui)

Cozinhar como indica na embalagem e servir com as almôndegas e o molho.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Agradecimento

Obrigada a quem votou na minha receita para o concurso da Revista Vida Todo Dia. Tenho a alegria de dizer que graças a vocês leitores (ainda que muitas vezes silenciosos), meus queridos amigos e família ganhei o concurso e minha receita foi para a capa da revista, quem quiser acessar essa edição da revista é só clicar na imagem:

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ravioli de Carne ao Molho Sugo

Esse ravioli foi o prato que as pessoas mais gostaram quando fiz no meu aniversário, então resolvi fazê-lo de novo e colocar aqui a receita. Eu particularmente também adorei. O recheio de carne tem um sabor diferenciado, com um leve toque de vinho branco. Essa receita serve bem 6 pessoas, você pode dividi-la ou aumentá-la para fazer para a quantidade de pessoas que pretender.


Massa:

- 400 g de farinha
- 4 ovos
- 1 pitada de sal

Para preparar a massa, siga os passos que eu já coloquei aqui, passando a massa pelo cilindro e deixando-a comprida, como massa de lasanha, para depois fazer os raviolis.

Molho:

- 3 latas de tomate italiano pelado
- 1 cebola picada grosseiramente
- 5 dentes de alho picado grosseiramente
- 1 colher de chá de açúcar
- sal a gosto
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite

Em uma panela aqueça a manteiga com o azeite e refogue a cebola e o alho. Coloque os tomate pelados, esmague-os com uma colher mesmo e junte o açúcar, misturando tudo. Deixe cozinhar em fogo baixo sem tampa até reduzir o molho, o que leva em torno de 10 minutos. Bata o molho no liquidificador ou diretamente na panela com um mixer. Salgue a gosto e reserve.

Recheio:

- 650 g de carne moída (preferencialmente carnes boas para cozimento lento, eu usei o coxão mole)
- 2 xícaras de vinho branco seco
- 3 colheres de manteiga
- 1 colher de azeite
- 3 conchas do molho sugo (o mesmo que será usado para cobrir)
- sal a gosto

Em uma panela aqueça a manteiga e o azeite, coloque a carne moída e mexa de vez em quando até ficar tudo cozido. Acrescente o vinho branco e o molho sugo e deixe cozinhando lentamente em fogo baixo com a panela tampada até o molho reduzir bem, secando toda a água e então salgue a gosto.


Ravioli:

Coloque a massa aberta em cima de uma forma de ravioli ou de qualquer outra maneira de fazer ravioli, como mostrei aqui.


Recheie cada ravioli com a carne, que não deve estar quente, e coloque outro pedaço de massa por cima, cobrindo e pressionando com um rolo de macarrão (ou uma garrafa de vinho) para que sele bem e os raviolis não se abram no cozimento. Separe-os e reserve-os, enfarinhando bem cada um para que não grudem uns nos outros.

Ferva bastante água em uma panela, adicione sal e então coloque os raviolis. Quando eles subirem estão prontos. Retire-os com uma escumadeira e passe para uma travessa (eu gosto de colocar um pouco do molho no fundo do prato para evitar que os raviolis grudem) e então coloque por cima o molho sugo. Sirva em seguida com queijo ralado a gosto.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cheesecake de Doce de Leite

Esse cheesecake é coberto com doce de leite, mas é incrivelmente leve, não é muito doce, apenas na medida certa. A base de Negresco dá um toque especial. Fiz ele no meu aniversário e não sobrou nem um pedacinho para contar história.


A receita eu peguei no blog Cozinha Pequena, quem quiser acessar o link da receita original está aqui. Eu fiz algumas mudanças, pois o original leva licor Amarula (deve ficar uma delícia), mas como eu não tinha em casa e não ia comprar só pra usar um pouco na receita, fiz sem e continuou delicioso.

Ingredientes:

- 1 pacote de bolacha Negresco
- 60 g de manteiga sem sal derretida
- 375 g de cream cheese
- 300 ml de creme de leite
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar
- 1 colher de chá de café instantâneo
- 100 ml de leite
- 3 folhas de gelatina sem sabor
- doce de leite a gosto (usei meio pote)

Triture bem as bolachas Negresco com recheio e tudo (eu usei o liquidificador no pulsar até tirar tudo bem triturado). Misture a manteiga derretida às bolachas trituradas e forre bem o fundo de uma forma com fundo removível forrada com papel manteiga. Leve a forma para a geladeira enquanto prepara o restante da receita.


Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme branco (eu usei uma batedeira). Junte o cream cheese e deixe batendo por mais uns 5 minutos. Em outro recipiente hidrate as folhas de gelatina conforme as instruções da embalagem. Dissolva o café instantâneo com uma colher de água quente e junte à gelatina. Acrescente também o leite e misture tudo ao cream cheese. Junte também o creme de leite à mistura e então despeje tudo na forma com o fundo de Negresco. Leve à geladeira (preferencialmente coberto para não ressecar) por no mínimo 3 horas antes de servir.

Agora uma dica que eu li no blog da receita e eu não segui foi o de só colocar o doce de leite na hora de servir. Lá dizia que se colocasse antes podia quebrar o cheesecake, mas como eu achei que o doce de leite era bem molinho não tinha esse problema. De fato, não quebrou, mas exatamente por ser molinho acabou escorrendo tudo do topo para o prato e a geladeira, portanto siga isso à risca: só coloque o doce de leite no topo na hora de servir!

Eu sempre tive dúvida quanto a como desenformar o cheesecake e aprendi uma maneira bem fácil. É só a gente tirar o fundo removível, colocar papel manteiga em um prato e virar o cheesecake nesse prato, como de faz pra desenformar bolo normalmente (o papel manteiga é para não grudar e nem deixar marcada a torta). Aí então você retira a parte de baixo da forma junto com o papel manteiga que já estava, então finalmente vira o cheesecake no prato que pretende servir. Simples, né? E eu complicava tanto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...