Esse ravioli foi o prato que as pessoas mais gostaram quando fiz no meu aniversário, então resolvi fazê-lo de novo e colocar aqui a receita. Eu particularmente também adorei. O recheio de carne tem um sabor diferenciado, com um leve toque de vinho branco. Essa receita serve bem 6 pessoas, você pode dividi-la ou aumentá-la para fazer para a quantidade de pessoas que pretender.
Massa:
- 400 g de farinha
- 4 ovos
- 1 pitada de sal
Para preparar a massa, siga os passos que eu já coloquei aqui, passando a massa pelo cilindro e deixando-a comprida, como massa de lasanha, para depois fazer os raviolis.
Molho:
- 3 latas de tomate italiano pelado
- 1 cebola picada grosseiramente
- 5 dentes de alho picado grosseiramente
- 1 colher de chá de açúcar
- sal a gosto
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite
Em uma panela aqueça a manteiga com o azeite e refogue a cebola e o alho. Coloque os tomate pelados, esmague-os com uma colher mesmo e junte o açúcar, misturando tudo. Deixe cozinhar em fogo baixo sem tampa até reduzir o molho, o que leva em torno de 10 minutos. Bata o molho no liquidificador ou diretamente na panela com um mixer. Salgue a gosto e reserve.
Recheio:
- 650 g de carne moída (preferencialmente carnes boas para cozimento lento, eu usei o coxão mole)
- 2 xícaras de vinho branco seco
- 3 colheres de manteiga
- 1 colher de azeite
- 3 conchas do molho sugo (o mesmo que será usado para cobrir)
- sal a gosto
Em uma panela aqueça a manteiga e o azeite, coloque a carne moída e mexa de vez em quando até ficar tudo cozido. Acrescente o vinho branco e o molho sugo e deixe cozinhando lentamente em fogo baixo com a panela tampada até o molho reduzir bem, secando toda a água e então salgue a gosto.
Ravioli:
Coloque a massa aberta em cima de uma forma de ravioli ou de qualquer outra maneira de fazer ravioli, como mostrei aqui.
Recheie cada ravioli com a carne, que não deve estar quente, e coloque outro pedaço de massa por cima, cobrindo e pressionando com um rolo de macarrão (ou uma garrafa de vinho) para que sele bem e os raviolis não se abram no cozimento. Separe-os e reserve-os, enfarinhando bem cada um para que não grudem uns nos outros.
Ferva bastante água em uma panela, adicione sal e então coloque os raviolis. Quando eles subirem estão prontos. Retire-os com uma escumadeira e passe para uma travessa (eu gosto de colocar um pouco do molho no fundo do prato para evitar que os raviolis grudem) e então coloque por cima o molho sugo. Sirva em seguida com queijo ralado a gosto.
Só posso imaginar a delícia que estava. Carne com vinho branco fica muito gostoso. Essa massa parece maravilhosa. Esse seu molho sugo laranjinha eu já fiz, é muuuuito gostoso, incrível como um molho tão simples pode ficar tão bom. Adorei!
ResponderExcluirAaai adoro suas receitas, são tão diversificadas e com um cara ótima!rs
ResponderExcluirBeijo
Oi Nanda, que ravioli maravilhoso, tudo perfeito... massa, recheio, molho hummm... só pode ter ficado muito bom mesmo!
ResponderExcluirOslaine
Bjs