quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bolo de Caneca Low Carb

Um bolinho básico pra matar a vontade de um doce pra quem está de dieta (um bolinho tem só 140 calorias), principalmente quem faz dieta com baixa restrição de carboidrato. E o melhor é que pode ser incrementado, fazendo de vários sabores, é só adicionar mais algum ingrediente, como suco de laranja, chocolate, café, etc.


Eu queria falar um pouco sobre essa descoberta (pra mim) que foi o farelo de trigo. Eu não conhecia esse produto até anteontem, quando pesquisei várias receitas que o levavam como ingrediente, incluindo pães, bolos, tortas, entre outros. O farelo de trigo é o que sobra do refinamento do trigo, ou seja, é pura fibra com baixíssimo carboidrato. Não sou nutricionista nem nada, mas estou lendo o livro da dieta Atkins e, pelo que entendi, como as fibras não são digeridas pelo nosso sistema digestório, são carboidratos que não contam para a dieta, que tem restrição de carboidratos, então pode comer sem problema, mas sem exageros, é claro, pois fibra demais também pode fazer mal, principalmente se você não tomar muita água.


Esse bolinho super mata a vontade, fica bem fofinho.

Ingredientes:

- 1 1/2 colher de farelo de trigo (pode ser farelo de aveia também)
- 1 colher de sopa de creme de leite
- 1 colher de sopa de água
- 1/2 colher de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 25 gotas de adoçante

* Se quiser, acrescente 1 colher de cacau em pó, ou substitua a colher de água por duas de suco de laranja.

Derreta rapidamente a manteiga no microondas (10 segundos bastam), acrescente o creme de leite, a água, o ovo, o farelo de trigo , o adoçante e o fermento em pó e bata bem dentro de uma caneca. Leve ao microondas por 3 minutos.

Como cobertura, usei uma geleia de morango de baixo carboidrato. Ficou uma delícia.

OBS: cada bolinho tem 140 calorias e 3,6 g de carboidrato em média, sendo 3,3 g de fibra pura.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Purê de Batatas Rústico

Purê de batatas bem simples com aroma de alecrim e tiras de couve, acompanha super bem pratos exóticos e rústicos. Fiz esse purê de batatas como acompanhamento para o Pernil de Cordeiro à moda Viking e foi uma união perfeita. Foi um quilo e meio de batatas e eu estava achando que ia sobrar muito e sobrou só o fundinho da panela.


Ingredientes:

- 1,5 kg de batata
- 1 colher de alecrim seco (se usar fresco, use mais)
- 200 g de couve picada

Descasque e pique as batatas e leve para cozinhar com água até ficar bem cozida. Em uma pequena panela ou leiteira coloque meia xicara de água e o alecrim, leve ao fogo e quando começar a levantar fervura desligue. Deixe o alecrim ali como se tivesse fazendo um chá, deixando em infusão por uns 2 minutos. Tire a água das batatas e coloque a infusão de alecrim, coada, direto sobre as batatas e as amasse com um espremedor de batatas ou com um mixer. Não precisa amassar muito, ainda podem ficar poucos pedaços, deixando o purê bem rústico. Cozinhe a couve em pouca água com uma pitada de sal, deixe ferver e desligue. Coe a couve e junte-a ao purê de batatas. Salgue o quanto achar necessário e está pronto.

OBS: Eu pensei em fazer um purê mais simples, sem couve, achando que a couve podia assustar as pessoas que não fossem muito fãs de comida verde, mas o Marcos insistiu que eu fizesse com ela junto e até eu me surpreendi em como ficou boa a combinação, então se você tiver algum preconceito, como eu tive, dê uma chance pra couve!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Paleta de Cordeiro à moda Viking

Essa receita eu fiz com base na receita do Jack, da Maravilhosa Cozinha de Jack, que é um pernil de cordeiro à moda Viking. O pernil A paleta fez sucesso! Todos adoraram. Fica muito gostoso e exótico. E não, não fica doce! O mel dá um gosto especial, mas não deixa o pernil doce, apenas ajuda a dar uma caramelizada. A mostarda e o alecrim dão o toque final. Receita aprovadíssima.


Para acompanhar fiz um purê rústico, que vou colocar a receita no próximo post.


Ingredientes:

- 1 peça de pernil paleta de cordeiro
- 100g de mel (usei 3 colheres de mel)
- 100g de mostarda Ancienne (é aquela em grãos, usei 3 colheres)
- 4 ramos de alecrim (como eu não tinha alecrim fresco, usei o seco mesmo, mais ou menos uma colher e meia)
- 4 dentes de alho (coloquei mais alho, uns 6 dentes)
- 2 colheres de manteiga
- sal a gosto

Com a paleta descongelada, o temperei em uma forma com o sal, o mel, a mostarda, o alecrim e o alho bem picado (o Jack corta o alho em lâminas e os coloca dentro de buracos feitos com a faca na paleta, mas eu prefiro não furar a carne, então coloquei junto com o resto dos temperos).


Coloque a paleta em um saco plástico junto com todo o molho e deixe marinando de um dia para o outro na geladeira (deixei bastante tempo, quase 24 horas, mas 12 horas já é o suficiente).


Leve ao forno já aquecido a paleta em uma forma coberto com papel laminado (o Jack diz para deixar em fogo baixo por 50 minutos, mas deixei em fogo baixo e quando tirei, após 50 minutos ainda estava praticamente cru, vai depender do forno, mas eu indico fazer em fogo médio). Após esse tempo, tire o papel laminado, passe a manteiga por cima e deixe dourar por 20 minutos em fogo alto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...