Um bolinho básico pra matar a vontade de um doce pra quem está de dieta (um bolinho tem só 140 calorias), principalmente quem faz dieta com baixa restrição de carboidrato. E o melhor é que pode ser incrementado, fazendo de vários sabores, é só adicionar mais algum ingrediente, como suco de laranja, chocolate, café, etc.
Eu queria falar um pouco sobre essa descoberta (pra mim) que foi o farelo de trigo. Eu não conhecia esse produto até anteontem, quando pesquisei várias receitas que o levavam como ingrediente, incluindo pães, bolos, tortas, entre outros. O farelo de trigo é o que sobra do refinamento do trigo, ou seja, é pura fibra com baixíssimo carboidrato. Não sou nutricionista nem nada, mas estou lendo o livro da dieta Atkins e, pelo que entendi, como as fibras não são digeridas pelo nosso sistema digestório, são carboidratos que não contam para a dieta, que tem restrição de carboidratos, então pode comer sem problema, mas sem exageros, é claro, pois fibra demais também pode fazer mal, principalmente se você não tomar muita água.
Esse bolinho super mata a vontade, fica bem fofinho.
Ingredientes:
- 1 1/2 colher de farelo de trigo (pode ser farelo de aveia também)
- 1 colher de sopa de creme de leite
- 1 colher de sopa de água
- 1/2 colher de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 25 gotas de adoçante
* Se quiser, acrescente 1 colher de cacau em pó, ou substitua a colher de água por duas de suco de laranja.
Derreta rapidamente a manteiga no microondas (10 segundos bastam), acrescente o creme de leite, a água, o ovo, o farelo de trigo , o adoçante e o fermento em pó e bata bem dentro de uma caneca. Leve ao microondas por 3 minutos.
Como cobertura, usei uma geleia de morango de baixo carboidrato. Ficou uma delícia.
OBS: cada bolinho tem 140 calorias e 3,6 g de carboidrato em média, sendo 3,3 g de fibra pura.
OBS: cada bolinho tem 140 calorias e 3,6 g de carboidrato em média, sendo 3,3 g de fibra pura.