segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Peito de Pato com Molho de Natas

Pato parece muito chique, mas apenas porque não estamos acostumados a comer, pois hoje em dia já podemos encontrar em supermercados por um preço acessível (o pato inteiro achei por R$ 14,90 no Hippo), principalmente porque cresceu a criação de pato no Brasil. Em Santa Catarina a empresa que cria patos e outros animais não tão comuns na mesa do brasileiros, como coelho, é a Villa Germânia.

Eu nunca tinha experimentado pato, mas tinha vontade há muito tempo. Dessa vez resolvi comprar só o peito para provar e, se gostasse, pretendia comprar o pato inteiro para fazer algum dia o famoso pato com laranja. Se gostei? Sim! Muito! E acho difícil que quem goste de carne bovina não vá gostar da carne do pato, pois é muito parecida. O peito do pato mesmo lembra muito uma peça de picanha. Tem realmente a aparência de uma "mini picanha". O peito de pato deve ser servido ao ponto pra mal passado, pois se cozinhar demais fica duro, já que a carne do pato é muito seca e o que ajuda muito a dar a suculência é que ele tem uma capa de gordura bem generosa. Eu não costumo comer carne mal passada, mas resolvi me arriscar e aprovei.


Quis fazer uma receita em que eu pudesse sentir bem o gosto do pato, sem muitas coisas diferentes.

Ingredientes:

- 2 peitos de pato
- 3 colheres de sopa de conhaque
- 200 ml de creme de leite fresco (nata)
- sal a gosto (usei flor de sal)

Faça talhos na gordura do pato com uma faca, mas com cuidado para não cortar a carne, apenas a gordura. Isso fará com que a gordura se libere melhor.


Tempere o pato com sal nos dois lados. Aqueça uma frigideira antiaderente e, em fogo alto, coloque o peito com a gordura pra baixo. Abaixe o fogo e deixe fritar por 8 minutos. Não precisa acrescentar óleo na frigideira, pois o próprio peito já solta muita gordura.


Vire o peito e frite o outro lado por mais 8 minutos. Retire o peito de pato e deixe-o descansar por 5 minutos antes de cortar. É muito importante esse tempo para que o peito fique suculento por inteiro, pois antes disso o sangue estará concentrado todo no centro e quando você cortar o sangue vai sair todo, ficando as extremidades da carne seca. Na frigideira que o pato foi feito retire o excesso de gordura que ficou, deixando apenas o fundinho e acrescente, com o fogo ligado e com cuidado, o conhaque. Em seguida coloque o creme de leite e salgue se achar necessário. Corte o peito em fatias finas (esqueci de tirar a foto do peito cortado) e coloque o molho por cima. Sirva com purê de batatas ou talharim.

3 comentários:

  1. Uau! Chique hein bem! :)

    Tá com uma cara boa...queria provar!

    A carne de avestruz também é boa já comeu?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi carne de avestruz não, mas se tivesse a oportunidade com certeza provaria! Estou querendo experimentar umas carnes diferentes e como encontrei pato por um preço bom levei pra arriscar. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, nunca provei carne de pato, parece realmente muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...