quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Produtos para Intolerantes à Lactose

Bom gente, a boa notícia é que o resultado do exame saiu e eu não tenho intolerância à lactose. A ruim é que eu não descobri o que eu tenho. Mas como eu disse no post passado eu postaria aqui algumas coisinhas que aprendi durante minha "falsa" intolerância e já que me fiz de cobaia conformada fui pro supermercado e levei de tudo que achei para intolerantes, então agora vou compartilhar com vocês o que achei.

Bom, primeiro eu fiz um comparativo entre as marcas de leite de soja que encontrei (levando em conta que isso é apenas a minha humilde opinião, não é nenhum decreto):


1º Lugar: O "grande" vencedor como preferido da Nanda foi o leite de soja Green Soy da Native por um simples motivo: leite de soja é leite de soja, tem gosto de soja e não de leite de vaca, isso não tem como mudar, mas esse "leite" eu consegui tomar ele puro e não é ruim, pelo contrário, até achei gostosinho, o que é bem incomum. Tem um gostinho levemente adocicado, mas nada exagerado, é gostoso, mas se for usar pra receita salgada eu já acho que daí ele talvez não seja a melhor escolha.

2º Lugar: Eu só experimentei a versão sem açúcar do Alpro Soya, então não sei sobre o original, mas esse produto teve a melhor consistência que eu já vi em se falando em leite de soja, ele lembra muito ao leite de vaca na consistência. O gosto puro é aquele um pouco residual da soja como já era de se esperar, mas nada que pudesse ser desagradável. O mais legal dessa marca é a variedade de produtos que eles tem, se procurar na internet vão ver que eles têm vários produtos muito interessantes e todos 100% vegetais. Infelizmente aqui no Brasil acho que não tem tanta coisa legal, mas provei o achocolatado deles e é muito bom, assim como o sabor baunilha. Acho difícil achar em outros supermercados que não o Angeloni, afinal é a própria rede do Angeloni que importa, uma pena.

3º Lugar: o já conhecidinho Ades. Teve seu tempo de febre e é o mais famoso deles, mas eu nunca fui muito fã. Minha visão sobre ele piorou depois de ouvir de tantas pessoas que seus médicos recomendaram que não dessem mais Ades aos seus filhos, por conter diversos ingredientes artificiais (isso sem contar aquele episódio terrível do fungo dentro da caixa de suco de uva que estava rolando no facebook). Entretanto, em relação ao gosto ele até que não é tão ruim. Aquele gostinho de soja normal e nada mais. Textura também já esperada, mais grossa que o leite normal.

4º Lugar: Gente, o gosto desse negócio é horrível! O leite Mais Vita da Yoki foi o pior leite de soja que já tomei na vida, nem consegui terminar a caixinha. Mas vou dar um desconto: dizem que ele é bom para uso culinário.

Agora a vez dos iogurtes que, assim como o leite, também me fizeram muita falta:


1º Lugar: Arrisco dizer que esse iogurte da Casa da Ovelha consegue ser ainda melhor que os normais. É muito bom, mesmo. Parece um iogurte normal, tem gosto de iogurte normal, mas de melhor qualidade. O único problema é que o preço é salgadinho. A marca também faz queijos sem lactose e pode ser encontrada na maioria dos supermercados.

2º Lugar: O iogurte de soja da Verde Campo lembra bem um iogurte normal. Faz muito bem o seu papel e o gosto de soja não predomina.

3º Lugar: Esse iogurte também é da Verde Campo, assim como o de soja, mas esse é de leite de vaca mesmo. É claro que eu achei que sendo esse o iogurte "normal" seria melhor que o de soja, mas me enganei. Ele tem sim gosto de iogurte e lembra bem ao gosto do leite de vaca. O problema é que lembra até demais. Eu senti, junto com o gosto bom do iogurte, um gosto estranho muito marcante que eu não sei direito explicar, mas o mais próximo que cheguei foi "gosto de vaca". Eu sei, estranho, mas o Marcos também concordou com isso.

Além desses produtos também experimentei o iogurte tipo sobremesa de chocolate da Batavo, linha Naturis Soja. Devo dizer que é muito gostoso! Quase nem dá de perceber que é de soja. Tenho certeza que se der pra alguém e não falar do que é a pessoa nem vai perceber, só vai sentir um pouco de falta da cremosidade habitual desses produtos quando feitos com leite.


O queijo da foto é da Casa da Ovelha e diz ser 0% lactose "como todo queijo deste tipo". O que descobri depois é que a maioria dos queijos maturados perdem a lactose no processo. Ou seja, quanto mais maturado, menos lactose e para que perca toda a lactose bastam 10 dias de maturação. Esses queijos mais durinhos, como parmesão, provolone, etc. não têm lactose, mas recomendo perguntar no SAC do fabricante. Esse da Casa da Ovelha é um queijo pecorino e é muito gostoso mesmo.


E o grande achado e salvador da vida de quem tem intolerância a lactose acho que foi esse leite. Por enquanto apenas a marca Piracanjuba fez um leite de vaca completamente sem lactose, mas existem outras marcas que têm a versão com baixa lactose. Pra quem tem intolerância mais severa esse leite é um salvador mesmo. Depois de apenas alguns dias sem tomar leite (agora imagina quem não toma há anos...) vocês não tem ideia de como foi tomar esse leite. Gente! Tem gosto de leite! Hahaha. De verdade! Ele é um pouquinho mais doce que o leite comum, o que é normal pelo que pesquisei, mas não vou tentar explicar o motivo aqui porque vou acabar fazendo feio, já que não entendo nada disso. A verdade é que só percebi que era mais doce na primeira vez que tomei, mas depois acostumei e parece como qualquer leite.


Na minha família sempre fomos de tomar muito leite e eu sou bezerrinha mesmo. Uma caixa de leite com 12 unidades sumiam da minha prateleira rapidinho e isso que moro sozinha, então foi bem difícil de acostumar. No primeiro dia juro que tive um tipo de "abstinência" ao leite, fiquei que nem uma viciada, parecia que faltava alguma coisa na minha alimentação. Mas ok, exageros à parte, eu realmente quero diminuir meu consumo de leite, acho uma exagero e até mesmo desnecessário, já que hoje em dia existem tantos substitutos para os nutrientes que o leite traz. É isso aí gente, dá pra ser feliz seja qual for sua limitação, espero ter ajudado.

Ah! Eu achei uma receita na internet de leite de aveia, aquele que tem no mercado por um preço exorbitante. Experimentei... Depois eu conto como ficou e mostro a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...