sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sushi Iniciante - Dicas

Primeiro de tudo já vou dizendo que não sou nenhum profissional no assunto, bem longe disso, né. Eu sou apenas uma adoradora de sushi e me aventuro de vez em quando na cozinha japonesa, porque acho sushi maravilhoso e também porque fica muito mais barato fazer em casa. Apesar de ainda estar longe de saber tudo sobre o assunto, sei que já melhorei bastante, principalmente essa última vez em que fiz, pois foi quando mais pesquisei antes de fazer. Claro que você não vai aprender tudo de uma vez, pois é bem diferente e só fazendo e errando pra poder entender.

A penúltima vez que eu tinha feito sushi ficou horrível e eu fiquei super chateada, disse que nunca mais ia tentar fazer. A verdade é que parte foi culpa minha, mas grande parte foi culpa do salmão. Não tem como ficar bom se o salmão for ruim, não tem mesmo. Bom, antes de resolver me aventurar mais uma vez com o sushi eu fiz uma grande pesquisa pela internet mesmo. Fui a fundo e descobri algumas coisas que eu fazia de errado ou negligenciava, então vou passar uma dicas pra que vocês não repitam pelo menos os mesmos erros que eu.

Dicas para o seu sushi ficar mais parecido com o dos bons restaurantes e não uma massaroca:

- Quando você começar a pesquisar sobre sushi logo vai ler que o arroz é o mais importante do sushi, que o chef ganha reconhecimento é pelo arroz do sushi. O que eu pensei? "Ah, ok, deve ser, mas vou fazer do jeito que der". Não pense como eu, pois você pode até conseguir fazer o sushi, mas vai se atrapalhar todo na hora de preparar, seu arroz vai se desmanchar todo, cair no shoyu fazendo aquela sopa e pior, se tentar fazer niguiri, ao tentar pegar o sushi vai quebrar inteiro. Isso sem contar o próprio gosto. PORTANTO respeite o tempo que o arroz deverá ser deixado de molho antes de cozinhar. Respeite o fogo baixo, que deverá ser ainda mais baixo que o mais baixo do fogão comum. Como conseguir isso? Gire o botão do fogão como se estivesse desligando, até conseguir o mínimo possível. Você vai encontrar várias receitas, teste até achar a que agrade mais.

- Se for comprar peixe para sashimi ou para os makis (makis são os "rolinhos" uramaki e hossomaki) dificilmente vai achar algum bom no supermercado. Vá numa peixaria de confiança. Eu sempre compro salmão e se for ruim estraga todo o sushi, não tem jeito. É todo o esforço e dinheiro por água abaixo. Quando comprei no supermercado a última vez fiquei tão decepcionada que não queria mais fazer sushi, achando que a culpa era minha.

- As folhas de alga para fazer o sushi vem de um tamanho maior que o necessário pra fazer o uramaki, então  dobre ao meio (paralelamente às linhas da própria folha) e corte. Tem um lado brilhante e um mais fosco. O arroz deve sempre ir do lado fosco.

- Não esmague o arroz quando for espalhá-lo na alga. Você deve espalhar o arroz com os dedos e não prensá-los.



Esses foram os que eu fiz da última vez. Foi a primeira vez que fiz uramakis e fiquei bem satisfeita com o resultado. Existem vários vídeos no YouTube.com que ensinam como enrolar os makis, como esse aqui:


- Não corte o salmão de qualquer jeito, ele tem um jeito certo de cortar. SIM, O MEU DA FOTO TÁ ERRADO. Eu cortei tudo certinho, mas na hora de fazer o sashimi usei o corte de niguiri em vez do pra sashimi, mas isso é o de menos, ficou ótimo igual. Mas quando eu falo que é pra cortar o salmão certo eu to falando em saber o que está fazendo, fazer aquele filé enorme se transformar em duas lindas peças compridas e limpas de peixe sem deixar ele todo desmanchado e retalhado. Como fazer isso? Primeiro de tudo pesquise e aprenda bem antes de se aventurar com o salmão. Eu falo do salmão porque nunca fiz outro peixe, salmão é o que eu gosto mais. Vou mandar então os links que mais me ajudaram a aprender a cortar o salmão direito. 

Esse vídeo a partir do minuto 1:45 passa a mostrar como cortar o filé como o compramos na peixaria, já aberto. Nos minutos anteriores mostra como cortar o peixe inteiro, mas acredito que seja mais fácil encontrar ele já aberto.


Esse vídeo é ótimo pra entender, mas ainda assim você vai precisar entender o que fazer na teoria, então eu indico o blog Sushi a La Carte, que é super completo, explica tudo direitinho. Esse link do blog explica como tirar a pele do salmão sem estragar o peixe. E esse link explica como cortar o salmão para sashimi. Já esse link ensina a fazer o corte para niguiri, o que eu acabei fazendo enganada no lugar do corte de sashimi.

- Outra dica muito importante: tenha um pote de água sempre à mão, pois você vai precisar estar com as mãos sempre molhadas ou então o arroz vai grudar todo na sua mão. A faca também precisa ser molhada na hora de cortar os makis.

- Ter uma boa faca é imprescindível. Existem várias no mercado próprias para sushi. A que eu estou namorando é a santoku, que tem uns sulcos que evitam a comida ficar grudada na faca e é ótima para corte finos, mas o requisito básico é que a faca seja comprida.


- Por último, vale dizer que usar gergelim por fora dos uramakis não é apenas decorativo. Faz diferença e fica uma delícia! É comum misturar o gergilim preto e o branco.

Espero ter ajudado!

5 comentários:

  1. Legal, adorei as dicas e os vídeos!

    Para fazer o sashimi eu prefiro aquela faca compridona que vai cortando e arrumando direitinho...

    Mas o seu ficou excelente!O meu quando eu fiz foi com salmão congelado, e realmente fica muito ruim...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos chefs usam essa faca comprida fina mesmo. Tem uma que é "sem ponta", quadrada no final. Todas bem bonitas. Cada um tem uma preferência de faca mesmo :)
    Salmão tem que ser comprado com cuidado, senão estraga tudo :/

    ResponderExcluir
  3. Oi onde consigo comprar algas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui eu encontro em qualquer supermercado! Fica perto de outras coisas para sushi e comida árabe. Beijo.

      Excluir
  4. Amo!!! Muito boa as suas dicas!!!
    Eu também aprendi com esse livro http://hotmart.net.br/show.html?a=D1408177C

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...