segunda-feira, 18 de março de 2013

Nhoque de Batata Caseiro

Almoço em família no domingo e finalmente criei coragem para fazer nhoque caseiro. Antes disso a pesquisa foi grande, queria que tudo saísse perfeito. Os ingredientes base são sempre a batata e a farinha. Bom, primeiro vamos ter que discutir alguns "princípios" do nhoque:

- quanto menos farinha o nhoque levar melhor (caso contrário ficará duro)
- a batata deve ser o menos úmida o possível (consequentemente levará menos farinha)
- os puristas da Itália acham que acrescentar ovo ao nhoque é algo terrível, mas eu não sou purista, então testei os dois e preferi fazer com ovo

Esses são os princípios básicos, se você lembrar desses detalhes vai ser muito mais fácil e aí o nhoque vai ficar uma delícia e vai ser simples de fazer.


Pelos meus cálculos a quantidade ideal é de meio quilo de batata para cada duas pessoas, sendo um ovo para cada meio quilo, mas usei só dois para evitar que fosse necessário pôr muita farinha. Era uma dúvida bem grande que eu tinha sobre colocar ou não o ovo, então eu pesquisei bastante e também testei. A conclusão foi que o ovo deixa a massa mais maleável e evita que o nhoque se desfaça quando cozido, porém deve ser usado com cautela, pois muito ovo pode fazer com que seja necessário usar mais farinha, que por sua vez deixa a massa muito pesada e dura.


Ingredientes (serve 6 pessoas)

- 1,5 kg de batata de preferência a axterix, aquela da casca rosa, pois é menos úmida
- 2 ovos
- farinha o quanto baste (vai depender muito da umidade da batata, mas pra essa receita usei mais ou menos 1 xícara ou talvez um pouco mais)
- 1 pitada de sal

Para cozinhar as batatas tem duas opções: ou deixar por mais de uma hora assando no forno ou assar no microondas por 12 minutos. Na verdade o tempo vai depender da quantidade de batatas. Para essa quantidade foram necessário 12 minutos, sendo que cozinhei no microondas. Você até pode cozinhar na panela com água, mas é super contra indicado, já que isso faz com que a batata fique mais úmida e isso é a proibição mor do nhoque. Para cozinhar as batatas no microondas eu segui a dica do blog Panelaterapia, quem quiser pode ver aqui. É só colocar as batatas dentro de um saco plástico tipo esses que se coloca as frutas no supermercado (eu compro os sacos, desses para embalar alimentos) e colocar lá dentro as batatas picadas e descascadas, fazer um nó fechando o saco e fazer alguns furos para sair o vapor. Quando retirar do microondas fure as batatas com um garfo e elas deverão estar macias. Se não estiverem, deixe mais tempo. Amasse as batatas com um garfo ou com um espremedor de batata. Acrescente os ovos e misture. Hora de juntar a farinha. Coloque o menos possível de farinha, juntando sempre aos poucos. Quando a massa estiver em um ponto que você consiga fazer uma bolinha com ela sem grudar quase nas mãos está no ponto certo (ainda deverá grudar um pouquinho nas mãos). Em uma superfície enfarinhada enrole a massa do nhoque como se fosse uma "cobrinha" da espessura de um nhoque. Corte os nhoques do mesmo tamanho para que cozinhem por igual. Coloque-os em uma forma enfarinhada e coloque um pouco mais de farinha por cima para que não grudem uns nos outros. Não amontoe-os, se necessário separe com uma folha de papel manteiga como na foto.


Em uma panela ferva bastante água e coloque um pouco de sal. Coloque o nhoque em etapas. Nesse caso, coloquei 1/3 de cada vez. Quando os nhoques subirem já podem ser retirados com uma escumadeira ou com um coador. Coloque-os em uma forma e cubra-os com um pouco do molho que for usar para que eles não grudem. Cozinhe o restos dos nhoques da mesma forma e cubra com o resto do molho.

Eu fiz um molho quatro queijos que eu adoro para colocar nos nhoques.

Ingredientes:

- 1 xícara de queijo mozarela ralado
- 1 xícara de queijo provolone ralado
- 1 xícara de queijo parmesão ralado
- 1 xícara de queijo gorgonzola ralado
- 2 caixinhas de creme de leite
- 1/2 xícara de leite


Em uma panela aqueça o creme de leite vá misturando os queijos aos poucos, mexendo sempre até ficar um creme homogêneo. Coloque o leite. Se ficar muito grosso coloque mais leite. Juntei o molho ao nhoque, ralei mais um pouco de parmesão por cima e levei para gratinar no forno.

12 comentários:

  1. Se eu disser que faço com aquela maquininha de plástico que vendia na avon vc não acredita...a massa fica bem mais molinha e levinha, fica bem boa mas faz uma lambança na cozinha!

    Vou testar essa sua, mas com batata comum porque aqui não tem asterix!

    bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que já vi essa maquininha da avon, mas achei bem fácil fazer o nhoque manualmente.
      Com a batata branca normal também fica ótimo, a asterix é só pra facilitar porque tem menos água, mas fica boa com a normal

      Excluir
  2. Fiz o nhoque do jeito que você falou e ficou perfeito! Melhor que já comi. Eu tinha feito outra vez e ficou super duro, acho que coloquei muita farinha, pois fiz a batata cozida na água, nem sabia dessa manha que ela não pode estar aguada. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Menina... Nunca vi uma forma tão organizada de fazer nhoque. Parabéns! Valeu para mim, nas próximas vezes em que fizer. Sem dúvida a foto mostra um prato apetitoso e quentinho. Aprovação geral né? Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui a cozinha é pequena, então a gente aprende a se organizar como pode,né hehe Foi aprovado, sim, até meu namorado que não gostava de nhoque gostou (é que na família dele fazem diferente, sem batata). Beijo!!

      Excluir
  4. E esse saquinho nao derrete no microondas, é plástico comum mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É plástico comum, desses que a gente coloca as frutas no supermercado. Não derrete, não.

      Excluir
  5. Acho que o meu vai ficar da hora hummmmmmmmm

    ResponderExcluir
  6. adorei as dicas, hj vou fazer para um grupo de amigos.
    Suzi

    ResponderExcluir
  7. Quase tive um orgasmo lendo a receita desse molho 4 queijos, vou fazer amanhã. Ótimo texto,tirou todas as dúvidas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...