sexta-feira, 14 de junho de 2013

Capeletti Listrado

Em algumas casas de massas já vi fazerem massas listradinhas, coloridas, lindas. Morria de vontade de fazer igual pra ver se dava certo ou era muito difícil. Resolvi hoje fazer capelettis, que também nunca tinha feito, então vou mostrar pra vocês como é simples e fica lindo e com cara de quem se esforçou muito.

Para fazer a massa vai facilitar se você tiver uma máquina, então pode dar uma olhada nesse post pra ver como faz. Se não tem, dá uma olhada nesse post. Pra essa receita acho que a máquina é bem importante, mas com mais esforço dá de fazer sem máquina também. E para fazer a massa verde de espinafre eu mostrei aqui.


Ingredientes base:

- 100 g de farinha de trigo (no fim usei bem mais!)
- 1 ovo
- 1 colher de espinafre cozido em água fervente bem escorrido (usei do congelado)
- 1 pitada de sal

Primeiro fiz a massa básica com farinha e ovo com uma pitada de sal. A ideia inicial é que a massa branca seria a base, mas a de espinafre rendeu tanto que acabou sendo o contrário. Peguei mais ou menos 1/3 da massa e misturei esse pedaço com o espinafre bem picado e escorrido (usei papel toalha para tirar o excesso de água do espinafre). Ao colocar o espinafre a massa volta a ficar mais molhada, então tem que ir colocando farinha até ficar mais sequinha de novo. quando a massa estiver bem elástica e sequinha reserve e volte para a massa branca. Passe a massa branca no cilindro como para fazer macarrão comumente. Vá enfarinhando sempre para que não fique úmida até abrir bem a massa, bem fininha. Reserve-a e faça o mesmo com a massa verde. Quando as duas massas estiverem compridas pegue a massa que tiver em menor quantidade e corte-a no cilindro no formato de talharim e arrume-a em cima da massa maior, formando listras.


Passe um rolo de macarrão por cima dessa massa para fixar bem as listras no macarrão. Com cuidado passe novamente no cilindro até ficar fininha de novo. Corte a massa em pequenos quadrados iguais e recheie os capelettis com o recheio que preferir (o meu foi de frango com espinafre e usei creme de ricota para dar liga - para saber como desfiar frango de uma maneira super fácil clique aqui). Para fechar o capeletti feche-o como triâgulo e pressione as bordas para não vazar.


Cuidado ao fechar, pois não deve "esticar" a massa puxando-a para que ela una as pontas dando formato de capeletti, pois isso pode fazer com que o capeletti se rasge, portanto para esticar a massa você não deve puxar, mas sim ir pressionando com os dedos as pontas do triângulo para que ela vá esticando ao poucos sem puxar e então una pressionando novamente.


Ferva água o suficiente para cozinhar os capelettis, quando ferver coloque sal e então os capelettis por 3 a 5 minutos e então escorrer e servir. Serve duas pessoas sem muita fome ou uma que coma bem. Para fazer mais, aumente a receita.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...