segunda-feira, 24 de junho de 2013

Massa de Pizza Caseira

Aprenda a fazer uma massa de pizza maravilhosa, fofinha e crocante como a dos restaurantes. E o melhor é que é rápido e simples de fazer. A receita é para uma pizza média (duas a três pessoas), assim você pode fazer uma única pizza ou multiplicar a receita para quantas pizzas quiser!


A receita original eu encontrei no site da Laura Vitale, do Laura in the Kitchen. Quem quiser a receita original, que é para duas pizzas, está aqui.

Ingredientes (para uma pizza):

- 1 xícara de farinha
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 xícara de água morna
- 5g (1/2 colher de sopa) de fermento para pizza (a mesma que é usada para fazer pão)

Aqueça a água até ficar morna (não pode ser quente, pois matará o fermento, deverá estar em um temperatura que você possa colocar o dedo sem se queimar) e misture com o fermento, deixando descansar por uns 5 minutos. Misture todos os ingredientes em uma vasilha, então por último junte a água com o fermento. Se ficar mole demais coloque mais farinha aos poucos, a massa ainda grudará um pouco na mão, mas você consegue pegá-la se estiver com as mãos enfarinhadas. Esse é o ponto. Bata em uma batedeira por 10 minutos. Forme uma bola com a massa da pizza e deixe-a descansar dentro de uma vasilha.


Pincele com azeite de oliva para que não forme uma crosta, cubra a vasilha com plástico ou uma toalha e deixe descansar até dobrar o volume (na receita original diz pra deixar 2 horas, mas eu nunca espero tudo isso, pois normalmente estou com pressa, estão só espero uma meia hora). Pegue um prato raso normal e coloque farinha para cobrir todo o fundo.

Essa parte é meio complicada de explicar, sugiro que assista ao vídeo a seguir a partir do minuto 9:55:


É basicamente colocar a massa achatada dentro do prato, enfarinhando primeiro de uma lado, depois do outro e então rolar as bordas na farinha. No vídeo ela usa uma pá de pizza. Como eu não tenho uma eu faço a pizza direto na forma de pizza, enfarinhando primeiro a forma, então passe a achatar a pizza pressionando com os dedos, deixando a borda mais alta. Você pode ir esticando a massa rodando-a e puxando para fora a massa até ficar do tamanho desejado ou tentar fazer com as mãos fechadas girando o ar, como no vídeo, se quiser arriscar. É bem simples, mas tem que ser rápido para não acabar rasgando a massa ou deixando-a muito fina.


Aí então é só pincelar a pizza com um bom molho de tomate, não cozido, cobrir com mozzarella ralada e seu recheio de pizza preferido. Leve ao forno pré aquecido a 245º, dez minutos de um lado, gire a pizza e deixe mais 10 minutos do outro lado (como eu não gosto tão tostada, normalmente só 8 minutos de cada lado bastam.

Eu uso uma pedra de pizza feita de cerâmica, própria para isso, faz diferença, pois faz com que pães, pizzas e bolos fiquem assados por igual, deixando a pizza o mais parecida possível com uma feita em restaurante e eu acho que vale a pena, pois não é cara e pode ser usada sempre no forno para assar qualquer coisa melhor. Ela só precisa de alguns cuidados, quem se interessar pode ler aqui um guia sobre a pedra de pizza, ótimo para quem quer fazer pizza em casa. Guia aqui.

14 comentários:

  1. Oi Nandinha!
    Ainda não tenho a cerâmica, mas todo mundo que tem fala super bem... acho que girar a massa no ar não vou conseguir...rs
    Anotei a sua receita pra testar!
    Um bejim e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Minha cunhada faz com feijão carioca mesmo... fica bem mais leve do que com o feijão preto, eu gosto bastante!
    Bejim!

    ResponderExcluir
  3. Ah tava atras de uma receita que desse um disco só!!! Amei!
    Eu tenho forma de pizza de pedra sabão, excelente também!
    só pode abrir com a mão essa massa?

    bjo bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa é super macia e mole, não tem necessidade de abrir com rolo ou cilindro, é bem facinho de abrir nas mãos mesmo. Beijo.

      Excluir
  4. Que maravilha! Normalmente a gente só acha receita pra um monte de pizza. Ótimo poder fazer uma só. Obrigada!! Estou querendo comprar a cerâmica de pizza faz tempo, agora vou ver se compro mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei.. vou tentar fazer em casa, meu marido adora pizza! rs
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Gera quantas porções em pizzas de quantos cm de diâmetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa receita é para uma pizza só, do tamanho dessa da foto, não tenho certeza do tamanho em centímetros, mas é o tamanho comum dessas que compramos no mercado! Beijos.

      Excluir
  7. Que massa linda parece de pizzaria boa, Você sabe se pode pré-assar e deixar esfriar e colocar na geladeira para rechear no dia seguinte? Você coloca na assadeira em cima da pedra? pode falar a marca? muito grata Kelly (kellycottet@zipmail.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, acho que se pré assar não vai ficar tão boa, pode ficar meio borrachuda, mas nunca testei. A pedra de pizza que eu uso é tipo essa aqui, bem simples http://www.americanas.com.br/produto/290988/pedra-para-pizza-rojemac-com-suporte-cromado?epar=googlepla&opn=YSMESP&WT.srch=1

      Excluir
    2. muito obrigada Nanda, você coloca a massa em cima da pedra ou dentro da forma?abraços
      kelly

      Excluir
    3. Coloco em cima dos dois! Acho muito difícil passar a pizza para a pedra, então coloco com a forma mesmo em cima da pedra e funciona bem.

      Excluir
    4. Nanda desculpa esqueci de te perguntar se vc já pré assou antes de rechear, a maioria das receitas pede para fazer porque as vezes o recheio interefere na massa, quando vc diz molho sem ser cozido, significa que só devemos fazemos o molho batendo os ingredientes?
      O seu blog é uma delicia nunca vi tanta receita deliciosa e diferente num lugar só. Parabéns!!!! Kelly

      Excluir
    5. Não precisa pré assar não, é só colocar o recheio e levar direto ao forno. O molho é só batido mesmo, com os tomates crus (pode ser polpa de tomate dessas prontas também), mas já usei molho de tomate cozido e ficou bom também. Muito obrigada pelos elogios, Kelly! Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...