segunda-feira, 17 de junho de 2013

Nhoque de Batata com Espinafre

Vocês sabem como eu adoro fazer uma massa verde, né? Já fiz massa para macarrão de espinafre, mas ainda não tinha feito nhoque verde. É uma pena que não fique o gosto do espinafre na comida, pois eu adoro, mas pelo menos vale pela nutrição e porque, convenhamos, é super bonitinho.


Agora estou muito a procura, mas não acho mais, uns saquinhos que vinham com espinafre em pó (também tinha beterraba e cenoura em pó). Eu encontrava no antigo Imperatriz do shopping Beiramar aqui de Floripa, mas nunca mais encontrei. Se alguém souber onde eu acho aqui em Florianópolis eu agradeço imensamente! Imagina só a facilidade de fazer massas coloridas e super nutritivas (esses pós tem os nutrientes da verdura super concentrados).

No post que fiz com receita de nhoque comum chamei atenção para alguns princípios básicos do nhoque que podem ser importantes, dá uma olhada aqui.

Ingredientes:

- 500 g de batata cozida (você pode cozinhar no microondas, como expliquei aqui)
- 1 xícara de farinha de trigo (pode variar, coloque aos poucos)
- 1 maço de espinafre
- 1 ovo
- 1 pitada de sal

Cozinhe a batata preferencialmente no microondas ou no forno convencional, pois na água deixa a batata muito úmida e o nhoque pode ficar muito duro, pois vai precisar de muita farinha. Para essa quantidade de batata eu coloquei cortada em rodelas finas dentro de um saco plástico com furos para sair o vapor por 4 minutos. Espere para ver se está macia, se não estiver, deixe mais tempo. Amasse as batatas com um amassador ou um espremedor de batatas em uma vasilha. Cozinhe o espinafre em água fervente por 1 ou 2 minutos, coe e esprema bem para tirar a água. Com a ajuda de um papel toalha pressione o espinafre para retirar o restante da água. Pique bem o espinafre ou use um mixer para liquidificá-lo junto com o ovo.


Coloque o espinafre com o ovo junto das batatas amassadas, coloque um pouquinho de sal e misture. Vá colocando farinha e misturando até obter uma mistura homogênea firme (ainda deve grudar um pouco nas mãos, senão o nhoque ficará duro). Em uma superfície bem enfarinhada dê forma aos nhoques. Enfarinhe sempre bastante em volta deles, para evitar que os nhoques se grudem uns aos outros.


Reserve-os. Ferva água suficiente para cozinhar os nhoques (deve ser bastante água). Quando a água ferver coloque sal e então os nhoques, metade por vez e retire-os com um coador ou escumadeira grande quando eles subirem na água e estiverem boiando. Sirva com o molho de sua preferência ou apenas com manteiga. Serve muito bem duas pessoas. Aqui a receita do ragu de carne que eu servi com os nhoques como sugestão.

7 comentários:

  1. Hummm de beterraba deve ficar lindo!!!

    Nunca vi esses pós!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Nao gosto de espinafre, mas vc disse que não fica o gosto então deve ser bom! rsrsrs
    Beijoo
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Seu nhoque ficou com carinha de delicioso, gosto muito de espinhafres!
    O pó realmente é muito prático.
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir
  4. Fiz com espinafre congelado picado da daucy. Ficou uma delícia! levinho, bonito e saboroso. Sucesso total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de usar o espinafre congelado, é muito prático! Que bom que gostou! Beijos.

      Excluir
  5. Esses pós são ótimos, compro na Casa do Colono, fica na rua 1500, em Balneário Camboriú, não são caros e fazem a diferença para nhoques e panquecas. Adorei a receita

    ResponderExcluir
  6. Venda de Massa 100% caseira em Florianópolis. A massa e feita no dia para cada cliente e e vendida congelada, igual que os pasteis uruguaios. Entrega de Ariru ate Biguacu e a Ilha GRATIS.

    Sorrentinos, Raviolis, Raviolonis, Lasagnas, Cannelloni, pasteis Uruguaios, Chivitos Uruguaios.

    CARDAPIO: Veja o cardapio no whatsapp

    SITE: COMPRE EN LA NONNA RENÉE e receba descontos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...