quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ravioli de Carne ao Molho Sugo

Esse ravioli foi o prato que as pessoas mais gostaram quando fiz no meu aniversário, então resolvi fazê-lo de novo e colocar aqui a receita. Eu particularmente também adorei. O recheio de carne tem um sabor diferenciado, com um leve toque de vinho branco. Essa receita serve bem 6 pessoas, você pode dividi-la ou aumentá-la para fazer para a quantidade de pessoas que pretender.


Massa:

- 400 g de farinha
- 4 ovos
- 1 pitada de sal

Para preparar a massa, siga os passos que eu já coloquei aqui, passando a massa pelo cilindro e deixando-a comprida, como massa de lasanha, para depois fazer os raviolis.

Molho:

- 3 latas de tomate italiano pelado
- 1 cebola picada grosseiramente
- 5 dentes de alho picado grosseiramente
- 1 colher de chá de açúcar
- sal a gosto
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite

Em uma panela aqueça a manteiga com o azeite e refogue a cebola e o alho. Coloque os tomate pelados, esmague-os com uma colher mesmo e junte o açúcar, misturando tudo. Deixe cozinhar em fogo baixo sem tampa até reduzir o molho, o que leva em torno de 10 minutos. Bata o molho no liquidificador ou diretamente na panela com um mixer. Salgue a gosto e reserve.

Recheio:

- 650 g de carne moída (preferencialmente carnes boas para cozimento lento, eu usei o coxão mole)
- 2 xícaras de vinho branco seco
- 3 colheres de manteiga
- 1 colher de azeite
- 3 conchas do molho sugo (o mesmo que será usado para cobrir)
- sal a gosto

Em uma panela aqueça a manteiga e o azeite, coloque a carne moída e mexa de vez em quando até ficar tudo cozido. Acrescente o vinho branco e o molho sugo e deixe cozinhando lentamente em fogo baixo com a panela tampada até o molho reduzir bem, secando toda a água e então salgue a gosto.


Ravioli:

Coloque a massa aberta em cima de uma forma de ravioli ou de qualquer outra maneira de fazer ravioli, como mostrei aqui.


Recheie cada ravioli com a carne, que não deve estar quente, e coloque outro pedaço de massa por cima, cobrindo e pressionando com um rolo de macarrão (ou uma garrafa de vinho) para que sele bem e os raviolis não se abram no cozimento. Separe-os e reserve-os, enfarinhando bem cada um para que não grudem uns nos outros.

Ferva bastante água em uma panela, adicione sal e então coloque os raviolis. Quando eles subirem estão prontos. Retire-os com uma escumadeira e passe para uma travessa (eu gosto de colocar um pouco do molho no fundo do prato para evitar que os raviolis grudem) e então coloque por cima o molho sugo. Sirva em seguida com queijo ralado a gosto.

3 comentários:

  1. Só posso imaginar a delícia que estava. Carne com vinho branco fica muito gostoso. Essa massa parece maravilhosa. Esse seu molho sugo laranjinha eu já fiz, é muuuuito gostoso, incrível como um molho tão simples pode ficar tão bom. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Aaai adoro suas receitas, são tão diversificadas e com um cara ótima!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda, que ravioli maravilhoso, tudo perfeito... massa, recheio, molho hummm... só pode ter ficado muito bom mesmo!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...