quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Spaghetti com Almôndegas

Prato típico caseiro quando se pensa em comida italiana (já me disseram que na Itália nem é muito comum se comer essa combinação, mas vamos nos ater ao que vem em mente quando vemos esse prato). Acho que é difícil alguém não gostar de spaghetti com almôndegas, ainda mais se forem caseiras.


O molho de tomate eu fiz o meu de sempre, usando uma lata de tomates pelados,o macarrão eu fiz em casa, com 100g de farinha e 1 ovo, mas você pode usar spaghetti comprado pronto e a carne você pode escolher a da sua preferência para moer e fazer as almôndegas.

Ingredientes molho sugo:

- 1 lata de tomates pelados
- 1/2 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite
- 1 colher de café de açúcar
- sal a gosto

Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela e coloque a cebola e o alho picados (não precisa picar muito bem, pois depois vai ter tudo batido) e deixar fritar levemente, mas sem dourar. Junte os tomates enlatados (o molhinho que vem junto também) e parta-os grosseiramente com a própria colher apenas para que cozinhe mais igualmente. Coloque o açúcar e o leite (é apenas para quebrar a acidez) e deixe cozinhando com a panela aberta até reduzir bem o molho. Se quiser um molho mais líquido deixe menos tempo e se quiser algo mais como um extrato de tomate mais grosso deixe reduzir bem. Bata esse molho com um mixer na própria panela ou bata no liquidificador. Acerte o sal.

Ingredientes almôndegas:

- 500 g de carne bovina moída de sua preferência (indico alcatra)
- 1 ovo
- 2 colheres de farinha de rosca
- 1 colher de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto

Misture tudo em uma tigela e, com as mãos, faça bolinhas (as menores cozinham melhor por dentro). Coloque-as em uma frigideira com óleo aquecido no fundo e deixe dourar de todos os lados.


Junte ao molho de tomate e aqueça se necessário.


Spaghetti:

- 200 g de spaghetti (se preferir fazer o caseiro, receita aqui)

Cozinhar como indica na embalagem e servir com as almôndegas e o molho.

3 comentários:

  1. Que delícia, adoro spaghetti com almôndegas. Sabe que nunca fiz almôndegas caseiras? Sempre comprei pronta, mas nem tem graça, né, nunca nem tinha pensado em fazer em casa, mas agora vou fazer. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Já falei que acho um luxo você fazer suas massas em casa? Bom, está dito. Sim, spaghetti com almondegas... Quem nega essa delícia? O prato está ótimo, o molho também parece delicioso. Beijos, Paula

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...