terça-feira, 8 de outubro de 2013

Macarrão Caseiro Integral

Estou tentando comer algumas coisas mais saudáveis, mudando um pouco a dieta, mas é triste demais abrir mão de tudo que a gente gosta, né? Então resolvi testar fazer massa caseira integral, porque essas que a gente compra prontas não são lá muito boas. Fiz essa massa e ela é incrivelmente boa! Nem dá de perceber que é integral pelo gosto e textura, só pela cor mesmo. Super macia, quase não difere da massa caseira comum e é ótimo para quem procura uma alimentação mais saudável.


Essa semana mudei a alimentação para complementar o início na academia, mas pra minha sorte tive uma distensão muscular logo no segundo dia de academia e agora tive que ficar parada a semana toda em casa e nem sei quando vou poder voltar. Só comigo mesmo que acontece essas coisas. Vamos ver no que que dá. A maioria das coisas que tenho comido são na verdade bem sem graça, tipo frango grelhado, iogurte com granola, ovo cozido, essas coisas, então estou tentando dar uma animada no cardápio saudável (final de semana ainda como besteira com cautela).

Ingredientes:

- 1 ovo (mesma coisa que a massa caseira normal, cálculo de 1 ovo para cada pessoa)
- 50 g de farinha de trigo comum + farinha para deixar a massa no ponto
- 50 g de farinha de trigo integral
- 1 pitada de sal

* Infelizmente não tem como mesmo usar mais de 50% de farinha integral na receita, porque senão a massa não dá liga, começa a quebrar (já tentei). Tem mesmo que ser só 50%.

Misture os dois tipos de farinha em um pote grande e coloque o ovo no meio.


Bata o ovo com um garfo incorporando a farinha aos poucos. Quando ficar difícil misturar com o garfo, comece a misturar com as mãos ou com uma batedeira planetária (eu faço nas mãos mesmo quando é uma quantidade pequena e uso a batedeira em quantidades maiores). Vá adicionando a farinha branca aos poucos até que a massa fique elástica e não grude nas mãos. Passe a massa no cilindro várias vezes até que fique bem homogênea e coloque mais farinha por cima sempre que necessários para que a massa não grude.


Vá diminuindo o tamanho dos cilindros até deixar a massa bem fininha, corte no formato de massa que preferir (eu cortei em spaghetti). Você pode cozinhar a massa assim que ficar pronta em bastante água com sal ou então deixar secando para usar depois.


Ficou realmente muito boa! Eu servi com 1 colher de requeijão light, 2 de leite e 1 fatia de peito de peru picada.

10 comentários:

  1. HUm.. parece ficar muito bom apesar de ser integral!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Comer alimentos integrais acostuma. No começo a gente torce o nariz, mas depois parece que sempre comeu aquilo. Mas tudo que é feito em casa é sempre mais gostoso, né? Aquele seu pão integral é uma delícia, não dá nem pra comparar com esses que a gente compra no mercado. Agora tem esse macarrão integral que parece uma delícia também. Vou testar!!

    ResponderExcluir
  3. É porque a farinha integral não desenvolve muito o glúten! É terrível mesmo! Ficou com uma cara ótima!
    bjinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que era por isso, obrigada pela explicação! :D

      Excluir
  4. Hum deu até agua na boca!!

    Adorei...

    Beijos

    http://www.coisasdalivia.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Porque todas as receitas de massa integral levam metade de farinha comum? sera que não dá liga se usar somente a massa integral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é como eu disse ali no post, já tentei fazer com menos farinha branca e mais integral e já não deu liga, simplesmente o glúten não desenvolve e a massa nunca fica lisa, ela sempre se quebra todinha. :)

      Excluir
  6. Gostaria de saber se para fazer mais devemos só dobrar as quantidades...
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...