terça-feira, 19 de novembro de 2013

Purê de Batatas Rústico

Purê de batatas bem simples com aroma de alecrim e tiras de couve, acompanha super bem pratos exóticos e rústicos. Fiz esse purê de batatas como acompanhamento para o Pernil de Cordeiro à moda Viking e foi uma união perfeita. Foi um quilo e meio de batatas e eu estava achando que ia sobrar muito e sobrou só o fundinho da panela.


Ingredientes:

- 1,5 kg de batata
- 1 colher de alecrim seco (se usar fresco, use mais)
- 200 g de couve picada

Descasque e pique as batatas e leve para cozinhar com água até ficar bem cozida. Em uma pequena panela ou leiteira coloque meia xicara de água e o alecrim, leve ao fogo e quando começar a levantar fervura desligue. Deixe o alecrim ali como se tivesse fazendo um chá, deixando em infusão por uns 2 minutos. Tire a água das batatas e coloque a infusão de alecrim, coada, direto sobre as batatas e as amasse com um espremedor de batatas ou com um mixer. Não precisa amassar muito, ainda podem ficar poucos pedaços, deixando o purê bem rústico. Cozinhe a couve em pouca água com uma pitada de sal, deixe ferver e desligue. Coe a couve e junte-a ao purê de batatas. Salgue o quanto achar necessário e está pronto.

OBS: Eu pensei em fazer um purê mais simples, sem couve, achando que a couve podia assustar as pessoas que não fossem muito fãs de comida verde, mas o Marcos insistiu que eu fizesse com ela junto e até eu me surpreendi em como ficou boa a combinação, então se você tiver algum preconceito, como eu tive, dê uma chance pra couve!

3 comentários:

  1. Maravilhosa ideia de acompanhamento! Amei, esse aroma de alecrim deve ficar incrível. Acho que deve ter combinado muito com o cordeiro. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa deliciosa! Com alecrim eu amo, mas com couve deve ficar muito bom!!
    Adorei a dica!
    Um bejim pra você!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...