Eu sei que para muitos não deve ser nenhuma novidade, mas quando vi na televisão fazerem arroz doce com arroz arbóreo eu achei o máximo, nunca tinha visto. Sempre comi arroz doce com arroz comum e nem era tão chegada, mas fiquei imaginando que com o arbóreo seria ótimo, afinal ele é perfeito pra isso, pois esse arroz fica sempre muito cremoso e os grãos macios. Ao pesquisar um pouco na internet vi que o arroz doce de arbóreo não era novidade mesmo, mas mesmo assim foi um achado pra mim! Essa receita ainda leva poucos ingredientes e fica maravilhoso.
O programa que eu estava assistindo era aquele Kitchen Boss, do Travel and Living Channel, e sabe que nesses programas normalmente as receitas vão passando tão rápido que a gente só consegue captar a ideia. Bom, dando uma pesquisada na internet e com mais ou menos o que eu lembrava do programa, resolvi fazer um arroz doce com baunilha italianíssimo, como o senhor Kitchen Boss.
O que posso dizer do resultado? Ficou incrível. O sabor da baunilha natural é uma das melhores coisas que tem. Já falei sobre a baunilha
aqui (inclusive falei sobre ter guardado uma fava de baunilha do extrato para fazer alguma receita e essa pareceu perfeita), mas quem não encontrar pode tentar algum resultado com essências. Não vai ficar nem de perto tão cheiroso, mas se você não conhece ainda a verdadeira essência de baunilha talvez nem note a falta. Quem conhece a baunilha nunca volta pra essência artificial!
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 litro de leite
- 1 fava de baunilha
- 1 xícara de açúcar
- 2 gemas de ovo (uso caipira)
Primeiro corte a fava de baunilha com uma faca afiada no sentido do comprimento deixando unida a extremidade viradinha (a minha acabei cortando toda sem querer, mas nem sei se faz diferença), então passe a ponta da faca pelo interior da baunilha para tirar a sua polpa e reserve (parecem uns pontinhos pretos). Aqueça o leite em uma panela, junte metade do açúcar, a polpa da baunilha e a fava da baunilha também.
Deixe aquecendo o leite até ferver, mas mexa sempre para evitar que crie nata por uns 3 minutos. Retire a fava da baunilha (não joga fora, lê mais em baixo!) e junte o leite ao arroz arbóreo. Deixe cozinhar em fogo baixo e mexa sempre até o arroz ficar cozido (prove), mas não deve ter secado o leite! Quando desliguei estava assim:
Se achar que ainda está cru e o leite já secou demais junte um pouco mais de leite. Em uma tigela bata as gemas com o restante do açúcar.
Junte às gemas uma concha do arroz pronto e mexa bem rápido (usei fouet), evitando que os ovos cozinhem. Vá colocando mais duas conchas do arroz aos poucos e mexendo sempre e depois misture ao restante do arroz.
E aí há quem prefira comer quentinho e quem prefira comer gelado, só escolher. Eu provei dos dois, claro! Nem sei dizer qual o melhor, mas gelado ele seca bastante, mas ainda fica bem cremoso e parece não tão doce quanto o quente.
Esse arroz doce fica definitivamente diferente dos que já provei, que normalmente levam leite de coco e lembram gosto de canjica. Esse fica com um gostinho maravilhoso de creme de baunilha de cor levemente amarelada.
Ah! E a fava de baunilha que foi usada no leite ainda pode ser aproveitada! Sim! Nada de jogar fora essa fava cheirosa. Basta lavar para tirar os resíduos de leite, colocar em um pote, cobrir com açúcar e você terá um maravilhoso e original açúcar baunilhado. Não sei exatamente quanto tempo precisa esperar pra ficar bom, mas posso dizer que após um dia que a fava ficou dentro do açúcar eu já conseguia sentir aquele aroma divino.