segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Maionese Caseira

Tem gente que não come maionese. Eu faço parte dos que não suportam maionese industrial, já a caseira... Acho que nem devia se comparar uma coisa a outra. Já vi em vários livros receitas de como fazer maionese, todas semelhantes, mas nenhuma igual a essa, que é praticamente receita de família, minha mãe e minha vó sempre fizeram e maionese na nossa casa só entrava essa.

E melhor, de difícil não tem nada, é a coisa mais simples do mundo. Minha mãe sempre fez no liquidificador e eu também, mas fazia muita lambança, então resolvi fazer pela primeira vez ele com o mixer (outra vez tentei com a batedeira, mas não gostei, não ficou firme). Fiz com o aparelho normal do mixer mesmo, não com o de arame que imita um fouet, porque queria algo que fosse mesmo como o liquidificador e ficou ótimo!

O melhor é que com o mixer dá de fazer uma quantidade menor, usando um ovo só, enquanto no liquidificador só conseguia fazer com no mínimo dois ovos, nunca entendi porque, mas sempre "desandava", ficava muito líquido.


Ingredientes:

- 1 ovo
- óleo de canola/girasol
- sal a gosto

Bater o ovo com uma colher de óleo (se for fazer menos de 2 ovos tem que ser com o mixer mesmo, se não pode usar o liquidificador), ele vai começar a perder a cor de ovo e ficar esbranquiçado, aí você vai colocando óleo e batendo até ver que a maionese está no ponto desejado, firme. Eu realmente não sei quanto de óleo vai, porque sempre vou colocando e provando, mas não é muita coisa não, só o bastante pra firmar a maionese.



Essa maionese já fez o maior sucesso fora de casa também. Não tem quem não goste, combina perfeitamente com torradas, sanduíche, torta fria, salada de batata...

4 comentários:

  1. update: maionese de ontem ficou perfeita, coloquei alho (daquele desidratado) e salsinha, só amor x)

    ResponderExcluir
  2. Hum... Com alho deve ficar ótimo *-* É bom que a maionese é uma base boa pra vááários patês :B

    ResponderExcluir
  3. Eu faço com 1 ovo no liquidificador e sempre deu certo. É só colocar mais óleo ;)

    ResponderExcluir
  4. É, dependendo do liquidificador até dá, mas a maioria não dá mesmo :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...