sábado, 29 de junho de 2013

Cupcake de Laranja com Ganache de Chocolate Branco

Depois de muito tempo sem fazer cupcake resolvi fazer alguns para levar para o último dia de aula do curso de inglês jurídico :) Nunca tinha feito desse sabor, mas acho eu gostei e acho que o pessoal também já que não sobrou nenhum!


Ingredientes

Massa:

- 4 ovos
- 280 g de açúcar
- 240 g de farinha de trigo
- 2 laranjas grandes
- 50 ml de leite
- 100 g de manteiga
- 2 colheres de chá de fermento em pó químico
- 1 colher de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de chá de essência de baunilha (quem quiser fazer a sua dá uma olhada aqui)
- 1/2 colher de chá de sal

Tire as raspas das laranjas com a ajuda de um ralador, deixando a parte branca na laranja (guarde as raspas para decorar).


Retire o suco da laranja e reserve para colocar na massa dos cupcakes. Misture todos os ingredientes secos, a manteiga derretida e então os líquidos. Bata tudo na batedeira até ficar homogêneo. Em uma forma para cupcake ou aquelas individuas de empada coloque forminhas para cupcake. Encha as forminhas com a massa deixando faltar mais ou menos 1 cm em cada forminha.


Coloque os cupcakes do forno pré aquecido a 180º até ficarem prontos (faça o teste do palito, se sair limpo é porque está pronto).

Ganache de Chocolate Branco:

- 400 g de chocolate branco
- 100 ml de creme de leite

Derreta o chocolate em banho maria (o chocolate branco é um pouco mais chatinho de derreter, então sugiro que derreta da forma tradicional no fogão e não no microondas, pois pode correr o risco de passar do ponto). Eu faço o banho maria com uma panela maior com água fervendo e outra menor com o chocolate dentro em cima.


Vá misturando bem o chocolate até ficar todo derretido. Junte o creme de leite aos poucos, ainda em banho maria.


Quando estiver tudo bem misturado e cremoso guarde e espere esfriar antes de colocar nos bolinhos. Pode colocar na geladeira por uns 15 minutos e misturar com uma colher. Não deixe muito tempo na geladeira, pois pode endurecer demais e não ficar no ponto para colocar a ganache, que deve estar em temperatura ambiente. Coloque a ganache dentro de um saco de confeitar com o bico que preferir (eu coloco o saco dentro do copo do mixer para facilitar na hora de colocar a ganache dentro do saco).


Decore os cupcakes com a ganache e coloque as raspas de laranja por cima.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Massa de Pizza Caseira

Aprenda a fazer uma massa de pizza maravilhosa, fofinha e crocante como a dos restaurantes. E o melhor é que é rápido e simples de fazer. A receita é para uma pizza média (duas a três pessoas), assim você pode fazer uma única pizza ou multiplicar a receita para quantas pizzas quiser!


A receita original eu encontrei no site da Laura Vitale, do Laura in the Kitchen. Quem quiser a receita original, que é para duas pizzas, está aqui.

Ingredientes (para uma pizza):

- 1 xícara de farinha
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 xícara de água morna
- 5g (1/2 colher de sopa) de fermento para pizza (a mesma que é usada para fazer pão)

Aqueça a água até ficar morna (não pode ser quente, pois matará o fermento, deverá estar em um temperatura que você possa colocar o dedo sem se queimar) e misture com o fermento, deixando descansar por uns 5 minutos. Misture todos os ingredientes em uma vasilha, então por último junte a água com o fermento. Se ficar mole demais coloque mais farinha aos poucos, a massa ainda grudará um pouco na mão, mas você consegue pegá-la se estiver com as mãos enfarinhadas. Esse é o ponto. Bata em uma batedeira por 10 minutos. Forme uma bola com a massa da pizza e deixe-a descansar dentro de uma vasilha.


Pincele com azeite de oliva para que não forme uma crosta, cubra a vasilha com plástico ou uma toalha e deixe descansar até dobrar o volume (na receita original diz pra deixar 2 horas, mas eu nunca espero tudo isso, pois normalmente estou com pressa, estão só espero uma meia hora). Pegue um prato raso normal e coloque farinha para cobrir todo o fundo.

Essa parte é meio complicada de explicar, sugiro que assista ao vídeo a seguir a partir do minuto 9:55:


É basicamente colocar a massa achatada dentro do prato, enfarinhando primeiro de uma lado, depois do outro e então rolar as bordas na farinha. No vídeo ela usa uma pá de pizza. Como eu não tenho uma eu faço a pizza direto na forma de pizza, enfarinhando primeiro a forma, então passe a achatar a pizza pressionando com os dedos, deixando a borda mais alta. Você pode ir esticando a massa rodando-a e puxando para fora a massa até ficar do tamanho desejado ou tentar fazer com as mãos fechadas girando o ar, como no vídeo, se quiser arriscar. É bem simples, mas tem que ser rápido para não acabar rasgando a massa ou deixando-a muito fina.


Aí então é só pincelar a pizza com um bom molho de tomate, não cozido, cobrir com mozzarella ralada e seu recheio de pizza preferido. Leve ao forno pré aquecido a 245º, dez minutos de um lado, gire a pizza e deixe mais 10 minutos do outro lado (como eu não gosto tão tostada, normalmente só 8 minutos de cada lado bastam.

Eu uso uma pedra de pizza feita de cerâmica, própria para isso, faz diferença, pois faz com que pães, pizzas e bolos fiquem assados por igual, deixando a pizza o mais parecida possível com uma feita em restaurante e eu acho que vale a pena, pois não é cara e pode ser usada sempre no forno para assar qualquer coisa melhor. Ela só precisa de alguns cuidados, quem se interessar pode ler aqui um guia sobre a pedra de pizza, ótimo para quem quer fazer pizza em casa. Guia aqui.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Nhoque de Batata com Espinafre

Vocês sabem como eu adoro fazer uma massa verde, né? Já fiz massa para macarrão de espinafre, mas ainda não tinha feito nhoque verde. É uma pena que não fique o gosto do espinafre na comida, pois eu adoro, mas pelo menos vale pela nutrição e porque, convenhamos, é super bonitinho.


Agora estou muito a procura, mas não acho mais, uns saquinhos que vinham com espinafre em pó (também tinha beterraba e cenoura em pó). Eu encontrava no antigo Imperatriz do shopping Beiramar aqui de Floripa, mas nunca mais encontrei. Se alguém souber onde eu acho aqui em Florianópolis eu agradeço imensamente! Imagina só a facilidade de fazer massas coloridas e super nutritivas (esses pós tem os nutrientes da verdura super concentrados).

No post que fiz com receita de nhoque comum chamei atenção para alguns princípios básicos do nhoque que podem ser importantes, dá uma olhada aqui.

Ingredientes:

- 500 g de batata cozida (você pode cozinhar no microondas, como expliquei aqui)
- 1 xícara de farinha de trigo (pode variar, coloque aos poucos)
- 1 maço de espinafre
- 1 ovo
- 1 pitada de sal

Cozinhe a batata preferencialmente no microondas ou no forno convencional, pois na água deixa a batata muito úmida e o nhoque pode ficar muito duro, pois vai precisar de muita farinha. Para essa quantidade de batata eu coloquei cortada em rodelas finas dentro de um saco plástico com furos para sair o vapor por 4 minutos. Espere para ver se está macia, se não estiver, deixe mais tempo. Amasse as batatas com um amassador ou um espremedor de batatas em uma vasilha. Cozinhe o espinafre em água fervente por 1 ou 2 minutos, coe e esprema bem para tirar a água. Com a ajuda de um papel toalha pressione o espinafre para retirar o restante da água. Pique bem o espinafre ou use um mixer para liquidificá-lo junto com o ovo.


Coloque o espinafre com o ovo junto das batatas amassadas, coloque um pouquinho de sal e misture. Vá colocando farinha e misturando até obter uma mistura homogênea firme (ainda deve grudar um pouco nas mãos, senão o nhoque ficará duro). Em uma superfície bem enfarinhada dê forma aos nhoques. Enfarinhe sempre bastante em volta deles, para evitar que os nhoques se grudem uns aos outros.


Reserve-os. Ferva água suficiente para cozinhar os nhoques (deve ser bastante água). Quando a água ferver coloque sal e então os nhoques, metade por vez e retire-os com um coador ou escumadeira grande quando eles subirem na água e estiverem boiando. Sirva com o molho de sua preferência ou apenas com manteiga. Serve muito bem duas pessoas. Aqui a receita do ragu de carne que eu servi com os nhoques como sugestão.

sábado, 15 de junho de 2013

Ragu de Carne ao Vinho

Ragu de carne é um molho substancioso de carne e vinho que acompanha muito bem massas. Para fugir do tradicional molho bolognesa, o ragu é uma delícia e agrada a todos os paladares. Eu achei esse molho maravilhoso, pode fazer que não vai se arrepender!


O molho é um pouco demorado para fazer, pois a panela irá ao forno por 1 hora em média, mas não é difícil. Para acompanhar fiz um nhoque de espinafre (receita aqui).

Ingredientes:

- 300 g de carne para cozimento lento picada em cubos pequenos e limpa (eu usei contra filé, mas pode ser usado também coxão mole ou músculo, ou seja, carnes mais firmes)
- 4 colheres de molho de tomate
- 1 cálice de vinho
- 1/2 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de manteiga
- farinha se necessário
- azeite de oliva
- sal a gosto

Com papel toalha pressione a carne para retirar a umidade até que fique sequinha (assim ficará dourada e macia quando cozida e não com um cor cinza pálido). Em uma panela que possa ser levada depois ao forno, coloque a manteiga e 1 colher de azeite e frite metade da carne até dourar em fogo médio. Retire a carne da panela e reserve. Coloque a outra metade e frite. Retire a carne e reserve. Na mesma panela coloque uma colher de azeite e refogue a cebola e o alho picados. Volte a carne para a panela, salgue e coloque o molho de tomate e o vinho. Coloque 2 xícaras de água fervendo na panela da carne e misture. Leve a forno pré aquecido a 180º por cerca de 1 ou 1:30 horas (olhe sempre para evitar que a carne perca toda a água e queime, pois cada forno pode ter um tempo diferente). Retire a panela do forno com cuidado (sempre com luvas e não esqueça que a alça está pelando, como eu fiz...). Se tiver secado demais o molho, coloque mais água, leve ao fogo médio e adicione uma ou mais colheres de farinha se o molho ficar muito ralo, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e está pronto.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Capeletti Listrado

Em algumas casas de massas já vi fazerem massas listradinhas, coloridas, lindas. Morria de vontade de fazer igual pra ver se dava certo ou era muito difícil. Resolvi hoje fazer capelettis, que também nunca tinha feito, então vou mostrar pra vocês como é simples e fica lindo e com cara de quem se esforçou muito.

Para fazer a massa vai facilitar se você tiver uma máquina, então pode dar uma olhada nesse post pra ver como faz. Se não tem, dá uma olhada nesse post. Pra essa receita acho que a máquina é bem importante, mas com mais esforço dá de fazer sem máquina também. E para fazer a massa verde de espinafre eu mostrei aqui.


Ingredientes base:

- 100 g de farinha de trigo (no fim usei bem mais!)
- 1 ovo
- 1 colher de espinafre cozido em água fervente bem escorrido (usei do congelado)
- 1 pitada de sal

Primeiro fiz a massa básica com farinha e ovo com uma pitada de sal. A ideia inicial é que a massa branca seria a base, mas a de espinafre rendeu tanto que acabou sendo o contrário. Peguei mais ou menos 1/3 da massa e misturei esse pedaço com o espinafre bem picado e escorrido (usei papel toalha para tirar o excesso de água do espinafre). Ao colocar o espinafre a massa volta a ficar mais molhada, então tem que ir colocando farinha até ficar mais sequinha de novo. quando a massa estiver bem elástica e sequinha reserve e volte para a massa branca. Passe a massa branca no cilindro como para fazer macarrão comumente. Vá enfarinhando sempre para que não fique úmida até abrir bem a massa, bem fininha. Reserve-a e faça o mesmo com a massa verde. Quando as duas massas estiverem compridas pegue a massa que tiver em menor quantidade e corte-a no cilindro no formato de talharim e arrume-a em cima da massa maior, formando listras.


Passe um rolo de macarrão por cima dessa massa para fixar bem as listras no macarrão. Com cuidado passe novamente no cilindro até ficar fininha de novo. Corte a massa em pequenos quadrados iguais e recheie os capelettis com o recheio que preferir (o meu foi de frango com espinafre e usei creme de ricota para dar liga - para saber como desfiar frango de uma maneira super fácil clique aqui). Para fechar o capeletti feche-o como triâgulo e pressione as bordas para não vazar.


Cuidado ao fechar, pois não deve "esticar" a massa puxando-a para que ela una as pontas dando formato de capeletti, pois isso pode fazer com que o capeletti se rasge, portanto para esticar a massa você não deve puxar, mas sim ir pressionando com os dedos as pontas do triângulo para que ela vá esticando ao poucos sem puxar e então una pressionando novamente.


Ferva água o suficiente para cozinhar os capelettis, quando ferver coloque sal e então os capelettis por 3 a 5 minutos e então escorrer e servir. Serve duas pessoas sem muita fome ou uma que coma bem. Para fazer mais, aumente a receita.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Receitas Juninas

Começando o mês de junho o pessoal já começa a se preparar para as festanças juninas. Que tal umas receitinhas do blog bem fáceis de fazer e deliciosas?

Eu adoooro gostinho de milho a qualquer época do ano, e agora seria uma boa hora para aproveitar essas delícias. Vamos fazer um Bolo de Fubá Simples?


Ou ainda um Bolo Cremoso de Fubá.


E quem resiste a um bom pudim? Esse Pudim de Milho é perfeito para fazer nessa época.


Chega de milho? Esse Arroz Doce feito com arroz arbóreo é uma delícia e substitui a velha canjica, pra quem está querendo fazer algo diferente.


Boas festas!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Papardelle com Gemas

O papardelle é aquela massa de macarrão largo que eu acho lindo e o molho de gemas é bem parecido com o que é usado para fazer carbonara. Para quem está enjoado dos mesmos molhos de sempre é uma ótima e deliciosa ideia.


Ontem eu ganhei do meu pai o livro "30 minutos e pronto" do Jamie Oliver e lá ele fazia uma massa com gemas e me deu ideia de fazer hoje. Ele fez com massa de lasanha cortada em tiras já que a ideia do livro é fazer refeições rápidas e gostosas, mas eu fiz com massa caseira, pois acho que depois que pega o jeito fica rápido de preparar e até mesmo divertido. Na receita do Jamie ele coloca manjericão e suco de limão, que eu não coloquei. O suco de limão porque não gosto mesmo e o manjericão porque meu pé de manjericão morreu (1 minuto de silêncio por favor). As quantidades eu fiz como eu quis mesmo e acrescentei 1 colher de creme de ricota pra deixar mais cremosinho.

Ingredientes (serve duas pessoas):

- 200 g de papardelle ou a massa que você preferir (você pode fazer a massa caseira com máquina ou sem máquina, ou então comprar pronto o papardelle ou massa para lasanha e cortar em formato de papardelle como o Jamie indica)
- 2 gemas (preferencialmente de ovos caipiras)
- 3 colheres de azeite de oliva
- 1 colher de creme de ricota ou creme de leite
- 1/2 de xícara de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta do reino a gosto

Corte a massa em formato de papardelle (dobre como um rocambole e corte).




Ferva água suficiente para fazer o macarrão. Separe as claras das gemas e coloque as gemas em uma tigela (pode ser a que você vai servir o macarrão depois). Quando a água estiver fervendo coloque sal e a massa. Junte às gemas (no meu só tem uma porque fiz metade da receita) o azeite de oliva, o sal, a pimenta do reino e por fim o queijo ralado e o creme de ricota. Bata levemente com um garfo.



Escorra o macarrão e misture junto ao molho na tigela e sirva.

*se você não sabe o que fazer com as claras, pode usar para deixar uma mousse de chocolate bem aerada e fofinha ou guardar no freezer para usar depois.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...