O molho é um pouco demorado para fazer, pois a panela irá ao forno por 1 hora em média, mas não é difícil. Para acompanhar fiz um nhoque de espinafre (receita aqui).
Ingredientes:
- 300 g de carne para cozimento lento picada em cubos pequenos e limpa (eu usei contra filé, mas pode ser usado também coxão mole ou músculo, ou seja, carnes mais firmes)
- 4 colheres de molho de tomate
- 1 cálice de vinho
- 1/2 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de manteiga
- farinha se necessário
- azeite de oliva
- sal a gosto
Com papel toalha pressione a carne para retirar a umidade até que fique sequinha (assim ficará dourada e macia quando cozida e não com um cor cinza pálido). Em uma panela que possa ser levada depois ao forno, coloque a manteiga e 1 colher de azeite e frite metade da carne até dourar em fogo médio. Retire a carne da panela e reserve. Coloque a outra metade e frite. Retire a carne e reserve. Na mesma panela coloque uma colher de azeite e refogue a cebola e o alho picados. Volte a carne para a panela, salgue e coloque o molho de tomate e o vinho. Coloque 2 xícaras de água fervendo na panela da carne e misture. Leve a forno pré aquecido a 180º por cerca de 1 ou 1:30 horas (olhe sempre para evitar que a carne perca toda a água e queime, pois cada forno pode ter um tempo diferente). Retire a panela do forno com cuidado (sempre com luvas e não esqueça que a alça está pelando, como eu fiz...). Se tiver secado demais o molho, coloque mais água, leve ao fogo médio e adicione uma ou mais colheres de farinha se o molho ficar muito ralo, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e está pronto.
Hum adoroooo....eu costumo fazer na pressão com cubos de carne grande, daí ela fica desfiada...amo!
ResponderExcluirbjusss
Você sempre com suas delicias..
ResponderExcluirAmei!
;)
Beijo e ótima semaninha!