terça-feira, 10 de abril de 2012

Pavlova de Banana

A Pavlova é uma sobremesa famosa que consiste basicamente em uma base de suspiro com creme de leite batido e frutas por cima. Eu estava com algumas claras na geladeira depois de usar as gemas para outra receita, então achei que seria uma boa opção. As frutas mais comuns de serem usadas na pavlova são morangos ou outras frutas vermelhas. Eu adoro morangos, mas o Marcos não gosta (pois é, não sei como isso é possível) e como eu não ia fazer uma sobremesa para comer sozinha, resolvi fazer algo que ambos gostássemos: banana caramelizada.


Ao contrário dos tradicionais morangos refrescantes, essa sobremesa ficou mais doce e receptiva para o inverno.

Ingredientes:

- 2 bananas grandes ou 3 médias
- 3 colheres de açúcar mascavo ou refinado para as bananas (usei mascavo, mas o Marcos achou que podia ter ficado mais doce)
- 2 colheres de conhaque
- 4 claras
- 1 xícara de açúcar
+ 1 colher de sobremesa de açúcar para adoçar o creme de leite batido (opcional)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1/3 de xícara de creme de leite fresco (pode usar chantilly pronto, mas esses chantillys que vendem no supermercado são nada mais que uma mistura de creme vegetal mal intencionado)

Bata as claras até ficarem em neve e então junte o açúcar aos poucos, batendo até que fique brilhante (lembrando que a tigela não pode estar nem um pouco úmida, é muito comum dar errado e a pessoa não saber porquê, e é por causa de qualquer vestígio de água ou gordura). Em uma forma forrada com papel manteiga faça uma base em formato circular com as claras batidas e uma espátula (se ajudar desenhe um círculo à lápis).


Coloque em forno pré aquecido a 150º por 1 hora e 30 minutos (se o seu forno for como o meu e o mínimo é 180º siga a dica dos menos abastados: ligue o forno a 180º e deixe uma colher de pau presa à porta, como na foto). Minha base de suspiro não ficou bem sequinha, ficou mais macia, quase lembrando marshmallow, então se preferir mais durinho deixe mais tempo.


Desligue o forno e deixe o suspiro esfriar dentro do forno. Bata o creme de leite fresco até ficar quase em ponto de chantilly (cuidado para não bater demais, pois ficará em grumos) e misture o açúcar (usei baunilhado). Pique as bananas e coloque o açúcar mascavo ou refinado em uma frigideira alta. Junte 1 colher de água, caramelize o açúcar levemente e misture as bananas picadas. Deixe cozinharem por uns 2 ou 3 minutos e coloque o conhaque, esperando evaporar ou flambando (se for flambar, uma maneira bem segura é colocando o conhaque em uma concha de inox e levar a uma boca de chama do fogão esperando até pegar fogo e então jogar nas bananas, ou se for mais corajoso pode usar outras técnicas, como colocar fogo diretamente na panela).

Cuidadosamente retire a pavlova da forma e passe para um prato. Cubra com o creme de leite batido e as bananas caramelizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...