segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Carne Cozida ao Vinho

Para fazer essa receita me baseei no famoso prato Boeuf Bourguignon da Julia Child, porém fiz essa versão mais simples. No original vai bacon, toucinho, cenoura e cogumelos e não vai batata. Um dia ainda quero fazer o original, mas dessa vez fiz mais do meu jeito mesmo. E vou falar a verdade: nunca me embananei tanto na cozinha! Não que seja difícil de fazer, mas tinham muitos detalhes e a receita não era lá muito bem detalhada. Da próxima vez que fizer com certeza já vai ser bem mais fácil de fazer. A gente realmente tem que ler a receita toda e tentar entender a logística do negócio antes de tentar fazer, mas na pressa fui fazendo na loucura.


Foto com Flash :)


O que posso dizer é que no final fiquei orgulhosa de mim. É um prato que demora bastante para ficar pronto, mas vale cada minuto! Fica uma delícia. O molho e o gosto da carne são magníficos. Só experimentando para entender.

Ingreditentes:

- 700g da carne em cubos (de preferência músculo ou coxão mole, pois são perfeitas para cozimento lento) - usei coxão mole
- 1/2 cebola picada em fatias grandes
- 2 xícaras de caldo de carne
- 2 xícaras de vinho tinto seco (usei pinot noir, meu preferido)
- 2 colheres de farinha
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate italiano sem pele, esmagado e picado (peguei um tomate da lata de tomates pelados, mas você pode substituir por 1 colher de extrato de tomate de preferência caseiro)
- 2 batatas
- azeite
- sal

Com papel toalha seque bem os cubos de carne (de acordo com a Julia Child isso é imprescindível e faz muita diferença para que a carne fique bem dourada). Aqueça azeite na panela (uma panela grande para caber todos os ingredientes e que vá ao forno - usei uma panela comum de inox, que pode ir ao forno), o bastante para cobrir o fundo da panela, e adicione metade da carne, doure bem, tire com uma escumadeira e reserve, então doure a outra metade da carne, retire com a escumadeira e junte à outra metade de carne já dourada. Na mesma panela e usando o mesmo azeite usado para a carne, doure a cebola. Coloque a carne de volta na panela, adicione o sal e misture a farinha de trigo.

Leve ao forno pré aquecido a 230º por 5 minutos. Abra o forno, mexa a carne e feche o forno novamente, deixando mais 5 minutos. Tire a panela do forno e adicione o vinho, o caldo de carne, o tomate e o alho e leve ao fogo até ferver bem, então coloque de volta no forno, mas dessas vez com a panela tampada e diminua o fogo para 180º. Deixe de 2 a 3 horas. Como eu estava com pressa deixei apenas 2 horas e reduzi mais o molho diretamente no fogo com a tampa aberta para que ficasse bem espesso, mas enquanto a carne estiver no forno cozinhe as batatas em água e sal (eu cozinho já picadas, pois cozinha bem mais rápido). Ao final junte as batatas à carne e deixe fervendo por alguns minutos.


Gente, é sucesso garantido! Uma delícia, tudo de bom. Façam e me contem!

Um comentário:

  1. Eu vi o filme da Julia Child, acho que fala desse prato, se for o que to me lembrando. Nossa, mas deve ter ficado delicioso mesmo, esses pratos franceses de carne muito bem feita são incríveis. Adoro tudo que é de cozimento lento. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...