terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ausência e Breve Relato Sobre Intolerância à Lactose

Resolvi fazer esse post só pra dizer que o blog não está abandonado não! Eu deixei de postar agora por algum tempo para cuidar da minha saúde e como minha alimentação estava a base de vitaminas prontas eu não tinha nada de novo pra postar. Eu estou sentindo que tem algo de errado com o meu corpo e resolvi procurar um médico que me indicou ficar um tempo sem comer nem tomar nada que tivesse lactose. Hoje eu finalmente fui fazer o exame pra saber se é intolerância a lactose que eu tenho, mas ainda tem mais exames pra fazer...

Pra falar a verdade eu sempre me adaptei bem a "novas dietas" e novos estilos de vida. Eu tive uma crise alérgica uma vez que nenhum médico conseguiu descobrir ao que era até hoje e por muito tempo fiquei com manchas na pele que no exame dizia ser causado por alergia, sem nunca saber ao que era. Chegou-se a pensar que se tratava de um problema de pele que é considerada variação da doença celíaca, pois também é causada pela ingestão de glúten, mas que causa erupções na pele. Por algum tempo fiquei sem comer glúten e até que me adaptei bem.

Pasmem, também já fui vegetariana e até mesmo vegan (não comia nada que fosse de origem animal), dietas que me adaptei muito bem também. Os motivos que me fizeram desistir na verdade foram a imposição social dos não vegetarianos e principalmente o fanatismo criado por muitos vegetarianos e vegans, que ao invés de se unirem para fazer dessa opção algo prazeroso ficavam numa eterna disputa de "eu sou mais vegetariano que você". Ainda acredito que seja uma ideologia muito válida, by the way.

Enfim, ainda na busca sobre meu problema, essa foi a vez da lactose. Mas como tudo na vida vale o aprendizado. Ainda que não seja isso, eu realmente pretendo diminuir a ingestão de leite e derivados. Ainda tenho aquela ideia de que leite é um alimento pra engordar filhotes rapidamente.

O mais interessante de tudo isso é a gente ter uma visão melhor desse "outro mundo". Nesse tempo descobri que cerca de 75% da população mundial sofre com algum nível de intolerância a lactose (matéria aqui) e no Brasil esse número pode chegar a 70% (gráfico). Interessante o que a matéria da Euromonitor International Latin America ressalta, e é exatamente assim mesmo: "a oferta de produtos lácteos sem lactose está concentrada nos mercados onde a intolerância à lactose é relativamente rara".

Imagem: Wikimedia Commons

Vivemos num mundo de preconceito e falta de informação. Só vivendo "na pele" pra saber mesmo como é. Acho que devemos dar mais importância, não só pra problemas da maioria da população, mas até mesmo os mais raros. Pode acontecer com qualquer um e quando acontecer com você, você vai desejar que alguém tenha pensado nisso antes.

Acho imprescindível que se coloque as informações necessárias na embalagens de todos os produtos, e não só nos destinados para as pessoas com algum tipo de limitação quanto à alimentação. Por falta de informação nas embalagens, não podemos identificar quais produtos podem ser consumidos e quem tem essas limitações acaba sendo obrigado a comprar apenas os produtos que foram feitos especificamente para isso, sendo que essas empresas que fazem produtos específicos se aproveitam para pôr o preço às alturas só por colocar no rótulo um "0% lactose" ou coisa que o valha. Existem muitos produtos que não contém lactose, apesar de serem derivados do leite, como algumas manteigas e a maioria dos queijos maturados (sim! queijo!), mas que não recebem nenhuma informação sobre isso.

Aproveitando a oportunidade vou fazer alguns posts sobre os produtos que acabei conhecendo. Fiz algumas pesquisas bem interessantes que podem ser úteis pra quem tem intolerância a lactose e também pra quem deseja diminuir a ingestão de lactose. É isso então, desculpem a INTOLERÂNCIA (ãn? an? hehe).

6 comentários:

  1. Oi Queridaaa!!! Estava mesmo sentindo sua falta...

    Mas vou lhe falar o que o meu alergista me falou ha 15 anos atrás e foi a mais certa informação que eu já tive na vida...e me ajudou muito com as minhas alergias. que é fazer o diário de consumo...porque pode ser que vc não tenha alergia a lactose (exemplo) e sim alergia a um determinado componente de uma marca x de leite. Lógico que isso não é fácil, nem prático e nem rápido....eu tenho uma alergia violenta aos produtos da parmalat, até hoje não sei o porquê...mas só descobri fazendo o diário e o consumo individual do que foi consumido há 12 horas (que é mais ou menos o tempo da reação). Depois que eu peguei a manha...ficou fácil, tenho alergia a clorofila das folhas verdes, tenho alergia a pimentão verde, ao sabonete phebo, e mais um bocado de coisas.
    Sou toda alergica e imagino sua agonia...é horrível mesmo! E espero de coração que melhore! :)
    bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que interessante. Nem imaginava que a marca do leite podia influenciar. Na verdade eu pensei no leite porque tem caso na família com intolerância, mas fiz o exame e não acusou intolerância... Por um lado é bom né, mas por outro eu não descobri o que tenho. Aquela crise de alergia eu não tive mais, durou mais de um mês e não importava o que eu fazia ou comia, que não passava. Até mesmo me mudei de quarto, pensando que podia ser algo no meu quarto e nada adiantou, só o tempo mesmo.
    O problema que eu to tendo agora é de me sentir inchada, refluxo e mal estar... Ainda vou fazer endoscopia, quem sabe acuse algo :/
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é? Que bom, meu noivo tem intolerância a lactose, é horrível tadinho. Vc deve estar com uma gastrite, esses são bem sintomas...se vc tiver azia constantemente então! é certo! Mas faz os exames sim, é sempre bom! :)

      E mande noticias!
      bjinhus

      Excluir
  3. Oi Moça,

    Estava procurando opiniões sobre o sabor dos leites de soja e achei seu site. Meu filho tem alergia a proteína do leite, não a lactose (açucar) e nem sempre dá em exame de laboratório. O pediatra me ensinou que o melhor teste é o clínico. Ou seja: você tira um alimento suspeito por 30 dias e vê os efeitos no corpo. Mas não adianta tirar só o leite, tem que tirar tudo o que é feito com o leite (creme de leite, queijo, leite condensado, ou seja, bolos, a maioria dos pães ebolos, biscoitos). O caminho para conseguir e consumir frutas. Suco no lugar do café com leite. Mamão no lugar do pão de queijo, etc. Geralmente essa "intolerância" alimentar é de família e então eu resolvi testar fazendo a dieta direitinho. Resultado: eu curei uma enxaqueca de 30 anos e meu sistema digestivo é outro! Agora evito ao máximo comidas de caixa/saco (que eu chamo de ração). Boa sorte e pesquise os alimentos mais alergênicos para fazer o teste clínico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Dá uma olhada nesse post http://pensandonajanta.blogspot.com.br/2012/11/produtos-para-intolerantes-lactose.html
      Eu fiz um "ranking" de leite de soja, sobre o gosto e utilidades que mais gostei. Isso de alergia é bem complicado, ainda bem que nunca mais me deu uma crise, porque até hoje eu não descobri qual era o problema e espero que não volte mais. Beijo!

      Excluir
  4. Olá, boa tarde.
    Estive num especialista (coloproctologista)e ele me disse que mesmo o leite sendo zero lactose suas demais substancias são inflamatórias para quem tem intolerância, logo, deve ser evitado, não precisando se abster de uma fatia de bolo que pouco tem do leite.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...