terça-feira, 12 de março de 2013

Culinária Local - Alemanha

Esse post vai ser com certeza o mais difícil, pois eu não lembro o nome de praticamente nada, então a pesquisa vai ser grande! Vamos lá.

A visita à Alemanha foi ótima. Primeiro fomos para Munique. Para nós foi o mais difícil de conseguirmos pedir comida, pois nós não entendíamos nada no cardápio. Para nossa sorte lá todos falavam em inglês perfeitamente, mas ainda assim os cardápios em inglês não ajudavam, pois nós não sabíamos entender o que eram as comidas, já que tinham nomes próprios alemães, uma vez que eram pratos tradicionais. Mesmo assim tivemos que nos arriscar.

A noite resolvemos ir ao Hofbrauhaus que é uma cervejaria super tradicional na Alemanha, com muita história, que vocês podem ver aqui. O local enorme é super animado, com muita gente mesmo. Quando entramos achamos que era só a parte de baixo, que já estava lotada, mas então nos mandaram para outro andar que também estava cheio, mas ainda tinham algumas mesas. Depois ainda fomos saber que existiam ainda outros andares cheios de mesas lotadas! E eles tem um palco onde são realizadas danças e atrações para o público.


Além dos vários tipos de cerveja tinham várias comidas típicas. Até tirei uma foto do cardápio pra ver se conseguia entender algo depois.


Eu pedi o "Juicy Brewer Goulash", que nada mais era que goulash (tipo um guisado bem temperado) feito com carne de porco e umas bolas de pão muito tradicional na Alemanhã de acompanhamento, que são chamadas de Semmelknödel. Estava uma delícia o goulash. Achei o Semmelknödel muito seco, mas o Marcos gostou.


O Marcos pediu um "Escalope Vienna Style" feito com carne de vitela achando que ia ser algo super diferente do que estamos acostumados e ele se deparou com um bife a milanesa. E junto veio um purê de batata, que esse sim era diferente, era meio avinagrado, assim como chucrute.


Como ficamos pouco tempo em Munique foi tudo o que conhecemos da culinária (fora o café da manhã do hotel, que era uma delícia e tinham umas salsichas diferentes deliciosas). Em seguida fomos para Waghäusel, uma cidade a 100 km de Frankfurt, onde ficaríamos na casa da família da madrinha do Marcos, que mora lá, a Neusa, onde fomos muito bem recebidos e com muita comilança tradicional Alemã! Com o clima mais familiar acabei esquecendo de tirar fotos, mas a Neusa preparou vários pratos típicos para que pudéssemos conhecer um pouco mais da Alemanha.

Do que eu não tirei foto vou colocar imagem da internet mesmo, com a devida referência, é claro, só pra não ficar muito na teoria e mais ilustrativo.

Assim que chegamos provamos algo bem diferente. Era uma comida que cada um montava do seu gosto, lembrava um aparelho de fondue, mas não consigo lembrar o nome, se alguém souber me avisa.

Os pães eram bem variados. Até os pães integrais eram ótimos.

Provamos várias salsichas diferentes, uma melhor que a outra. Essa é a Weisswurst, nós comemos em um bar em Speyer, uma das cidades mais antigas da Alemanha, segundo o Wikipédia. É tradicionalmente comida com mostarda. Muito boa. "É confeccionada a partir de carne de vitela, finamente picada, e toucinho de porco fresco. É normalmente temperada com salsa, limão, cebola, gengibre e cardamomo, apesar de existirem outras variações" (texto do Wikipédia). A gente tira a pele que fica em volta dela antes de comer. Foi a que o Marcos mais gostou.


A salsicha que mais gostamos eu mais gostei foi a Wiener, ou Viena. Mas não se engane, é bem diferente dessas salsichas viena que nós achamos em lata aqui no Brasil. Ela é uma delícia, lembra muito a nossa salsicha comum, mas muito melhor e mais saudável.

Foto: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:DSC04407_Wiener_veal_sausage.JPG

Outra salsicha que nós vimos bastante, muito comum no café da manhã é a Bratwurst, que é uma salsicha que pode ser feita com carne de porco, de vaca ou de veado, levando condimentos fortes. Eu gostei bastante.

Foto: http://en.wikipedia.org/wiki/File:N%C3%BCrnberger_Rostbratw%C3%BCrste.JPG

Claro que provamos também o chucrute, mas como eu não gosto de vinagre, não foi algo que me apeteceu muito.

Outra coisa que é muito comum lá é o Spätzle, que é uma massa com a mesma base que a massa comum italiana, pois leva ovo, farinha e sal. Normalmente é feita a massa e colocada num aparelho tipo o amassador de batatas, que vai saindo a massa pelos furinhos e vai direto para a água cozinhar. Como é bem comum o Spätzle lá o pessoal tem no supermercado pra comprar a versão pronta industrializada dele, que é só colocar na água igual macarrão mesmo. A Neusa fez pra gente acompanhado com lombo de porco, uma delícia.

Nos bares sempre tem pra pedir os famosos Pretzels. Lá eles tem um sabor bem característico, bem diferente dos que comemos no Brasil (pelo menos os que eu comi da rede Mr Pretzels). O gosto lembra bastante aquele salgadinho tipo palitinhos. Bem salgado.


A maioria das cervejarias tinham fabricação própria, sempre muito boas! Lá a especialidade são as cervejas Weiss, que são conhecidas aqui como Cerveja de Trigo. De acordo com o Wikipédia "é um tipo de cerveja feita de malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura". O que mais gostei foi da Weiss escura. Foto de dentro da cervejaria com a fabricação de cerveja.


Foi definitivamente a culinária mais diferente do que estamos acostumados que provamos, mas com certeza valeu a pena! Eu acho que conhecer a culinária de um local é muito mais que só desgustar, é conhecer a cultura dessas pessoas. Acho incrível. E temos muito o que agradecer à Neusa, o Uwe (marido dela) e aos filhos deles, Kenneth e Brian, por terem nos recebido e nos ajudado tanto lá.

2 comentários:

  1. Que legal! Não tenho muita vontade de ir pra alemanha....meu noivo é doido pra ir no Japão! rs

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Humm adoro esses tipos diferentes de salsicha. Aqui no Brasil a gente já tem que se contentar com aquelas salsichas da Ceratti que eu adoro, mas essas aí devem ser maravilhosas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...