sexta-feira, 8 de março de 2013

Culinária Local - Florença

Se tem uma coisa que identifica a culinária em Florença eu nem preciso pensar duas vezes pra dizer que é com certeza MUITA comida. Em qualquer lugar que a gente fosse sempre vinha bastante comida mesmo. Se você entrar na onda deles de comer à maneira de Florença vai ter que pedir o primeiro prato que é de massa, que já é uma refeição completa, mais o prato de carnes, também bem grande e ainda a sobremesa. Em todos os restaurantes havia uma combinação do dia.

Primeiro dia fomos no restaurante "da Guido", por indicação de umas moças que conhecemos em Roma. Gente, é sério, é MUITA comida. Pedimos a sugestão do dia, que era um pratão de spaghetti carbonara, um pratão de carne grelhada com lascas de queijo por cima e a sobremesa, que eu escolhi uma panna cotta e o Marcos torta de chocolate com sorvete. O spaghetti era gostoso e a carne simplesmente uma delícia, uma pena, mas eu simplesmente não aguentei comer a carne toda, era comida demais, já o Marcos comeu tudo firme e forte.



A sobremesa eu não gostei muito, pra falar a verdade. A panna cotta tinha uma casca grossa e seca em volta que não me apeteceu. Ainda assim o resto compensou e a torta de chocolate do Marcos era uma delícia. A comida de Florença era com certeza muito melhor que a de Roma!



A noite ainda estávamos sem fome devido a fartura do almoço, então só fomos em um café comer um lanche. Eu pedi a clássica Mozzarella in Carrozza. É que nem a nossa coxinha, só que na Itália. É um sanduíche de mozzarella empanado e frito.


Dia seguinte fomos a um restaurante perto da Ponte Vecchio (uma ponte famosa da cidade, que só passam pessoas e tem milhares de lojas de jóias). A gente pediu e comida e demorou muuuito, então o moço que parecia ser o dono nos ofereceu uma entrada por conta da casa se desculpando pela demora. Era um prato com presunto de parma e mozzarella de búfala. Como presunto de parma não me agrada muito provei apenas a mozzarella. E o moço está perdoado! Porque foi a melhor mozzarella de búfala que já provei na vida! Muito melhor que as que tem pra vender aqui no Brasil, que são até meio sem gosto.


Depois vieram os pratos. Eu pedi um penne a bolognesa que estava uma delícia e o Marcos pediu uma carne que parecia um tartare de carne com alguma coisa em cima que eu não tenho a menor ideia. Ele parece ter gostado.



Na janta fomos no Hard Rock Café. Eu pedi uma pizza de queijos com ervas. Até que era boazinha.


O Marcos, obvio, pediu carne. O prato dele tava lindo, me deu inveja. Provei o purê de batata e era uma delícia.


No nosso último almoço em Florença procuramos por algum lugar que tivesse comida mais caseira, mas isso é praticamente impossível de se conseguir achar na Itália, por incrível que pareça. O lugar que estávamos procurando e que o pessoal falava muito bem estava fechado quando chegamos, então acabamos indo em um que ficava do lado. O atendimento era péssimo, já tradicional atendimento italiano (italianos, não se ofendam, eu também sou italiana, mas convenhamos que são uns ogros). Passaram gente na nossa frente e nos colocaram sentados na mesma mesa que outro casal. Eu ficaria no mínimo satisfeita se a comida fosse ótima, mas não era. Pedi uma lasanha a bolognesa que era ridícula de sem graça e o único gosto que dava pra sentir no meio daquele monte de gosto de nada não agradava.


O Marcos pediu uma massa com alguma carne (eu acho que era cordeiro) que ele comeu sem muita cara de satisfação.


A tarde fomos em um café e eu pedi um bolo de chocolate com recheio de damasco que era bem agradável e o Marcos comeu um doce que parecia uma bomba de creme que era muito boa também.



A noite jantamos em um restaurante perto do hotel mesmo, pois estávamos cansados e na manhã seguinte já iríamos embora. Eu pedi spaghetti com frutos do mar (mal sabia eu que seria a coisa que eu mais ia ver em Veneza) que achei bem gostoso, já que eu adoro frutos do mar. Aliás, na Itália sempre que pedíamos frutos do mar era mariscos e vôngoles ou só marisco. Agora o mais engraçado era quando dizia no cardápio "pasta with fish" (massa com peixe) nunca era com peixe! Era sempre com frutos do mar. Vai entender!


O Marcos também pediu frutos do mar, mas em vez de massa ele pediu risoto. Parecia ótimo.


Conclusão? A comida em Florença é incomparavelmente melhor que em Roma, mas com certeza já comi coisas muito melhores em restaurantes italianos no Brasil. Obvio que ainda assim vale a pena experimentar a culinária na Itália, afinal a gente consegue entender a origem dos pratos aqui no Brasil e entende um pouco da cultura deles. Ah sim, as massas e risotos com frutos do mar SEMPRE vem com as conchas, você quem tem que tirar. Eu não sei o porquê. Talvez porque fique mais bonito, mais tradicional? Ou porque eles são preguiçosos? Não sei :)

Up: o Marcos me lembrou de mencionar que em Florença é o local da Itália onde mais se come carne. Ou seja, se estiver com dúvida sobre o que é bom lá e o que deve pedir, já sabe que é a carne. Claro que ele não ia esquecer disso :P

3 comentários:

  1. Sou doida para conhecer florença e os campos de lavandas!
    Realmente o aspecto da comida parece ser melhor, mas discordo com relação a comparação com a comida italiana brasileira...porque eu acho que primeiro que os ingredientes são diferentes e de qualidade diferente e segundo porque a brasileira foi inspirada na italiana. fora que sempre vamos preferir aquilo que já estamos acostumados principalmente se tratando de alimentação.

    os mariscos vão com casca, porque eles são cozidos vivos com a casca fechada e aí depois de cozidos a casca abre e solta um caldo dando mais sabor. e também tem um fator de identidade já que se for tirado da casca vc não consegue diferenciar muito o que é o que...fora que traz beleza ao prato! falei pra cacete!kkk
    bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as gente acaba preferindo aquilo que está acostumado. Mas o que eu quis dizer com "ser melhor no Brasil" é que na verdade eu achei que no Brasil eles levam muito mais a sério esse negócio da massa ser caseira e ser tudo muito bem preparado. Achei que foi isso que faltou na comida que provamos na Itália, era tudo muito "pronto", industrializado.

      Interessante isso dos mariscos. Eles cozinham os mariscos junto com a massa?? Aqui no Brasil é comum sempre vir sem a casca, nunca soube porquê.

      Excluir
  2. Pois é, ao que me parece, é que a comida no Brasil é mais limpa...nunca fui pra Europa, o que tenho de referência são programas culinários, e vejo muitas vezes coisas com casca, caroço e etc. que me dá um nervoso isso....kkkk

    Os mariscos são feitos junto com o molho e aí depois joga por cima da massa, ou agrega a massa....e ó isso não é só na Europa não porque na Bahia também se faz assim e foi assim que aprendi! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...