segunda-feira, 4 de março de 2013

Culinária Local - Londres

Quanto tempo! Pra quem não sabe esse mês eu não estava no Brasil e só conseguia entrar na internet pelo celular, então ficava impossível postar aqui no blog, ainda mais com toda a correria. Mas agora eu estou aqui de volta e vou contar pra vocês um pouco sobre as comidinhas que vimos por onde eu e o Marcos fomos, começando por Londres. Conhecemos alguns lugares da Europa, como Londres, algumas cidades da Itália, algumas cidades da Alemanha e Paris.

Antes de irmos ouvimos muitas pessoas falarem que a comida em Londres não era boa. Como assim? Achamos uma delícia.

Como nem tudo é mar de rosas, quando chegamos no aeroporto ficamos esperando as malas até descobrir que elas foram perdidas pela companhia aérea. Pensa no desespero. Não tinha nem escova para dente ou cabelo. Com sorte tínhamos uma muda de roupa pra cada e roupa íntima para emergência na mala de mão. Tivemos que comprar tudo, desde shampoo a roupas de baixo. A mala do Marcos chegou dois dias depois, mas a minha eu já tinha dado como perdida. Nem acreditei quando a vi dentro da salinha da recepção do hotel. Resumindo a história, o primeiro dia comemos em um fast food ali perto mesmo. Um indiano muito engraçado e querido nos atendeu. Comemos uma pizza, sendo que pedimos a "menos" apimentada. Lição: eles não estão de brincadeira quando o assunto é pimenta. Nós estávamos chorando de tanta pimenta. Após retirar as pimentas da pizza conseguimos comer com um pouco de aflição, mas a pizza em si era boa.

Ainda bem perdidos, comemos em um restaurante indiano, que acabei nem lembrando de tirar foto. A comida é bem diferente, mas é boa. Um tempero meio adocicado, parecia ter leite de coco. O que mais tinha lá era restaurante indiano, então acabamos mais uma vez em restaurante indiano. Dessa vez comemos o tal masala, que é uma típica mistura indiana de temperos. Vinham vários potinhos com molhos com masala, arroz e uma massa fina bem simples (esse negócio de forma cilíndrica em cima da tudo). Preferimos o primeiro restaurante, mas o tempero em ambos foi bem parecido.


Finalmente fomos provar as comidas típicas. Começamos pelo tradicional Fish&Chips (peixe com batatas fritas), que é um peixe de rio. Apesar de eu não estar acostumada com peixe de rio achei bem gostosinho. O Marcos precisou colocar um pouco de sal, porque a comida lá na Europa é bem menos salgada do que aqui, pois eles se preocupam bastante com a saúde e acaba acostumando, a gente aqui é que enche tudo de sal. (Mais foto da minha cara)


Toda quinta feira em Covent Garden (a cidade é separada por várias regiões, os nomes são os mesmos das estações de metrô, que tem vááários pontos, caminhava um pouco e já achava uma estação com metrô de 2 em 2 minutos, um sonho de transporte público) tem uma feira em que tem barracas que preparam comida na hora com muita variedade. O pessoal compra o almoço lá e sai comendo.




Nós pedimos um sanduíche de cordeiro que o moço fazia a carne na chapa na hora. Eu não gostei muito porque era mal passado, mas o Marcos adorou.


O O'Neil's é uma rede de pubs em Londres que também serve comida. Muito boa diga-se de passagem. Eu pedi um frango com queijo, molho barbecue e cogumelos. Simplesmente divino.


O Marcos pediu um ensopado de carne de cordeiro que ele também adorou.


Foi tão bom que no dia seguinte resolvemos voltar! Dessa vez eu pedi uma torta de carne, outro clássico inglês, assim como fish and chips. Eles adoram essas tortas salgadas. Eu adorei também.


O Marcos, carnívoro que só, pediu carne, obvio. Dessa vez um steak bovino devidamente mal passado como é do seu gosto acompanhado de onion rings e batata frita. Tudo maravilhosamente preparado.


Nos despedimos de Londres e fomos conhecer os outros países, mas como nosso voo de volta era lá, voltamos e ficamos mais 3 dias. Na primeira semana que fomos eu já tinha ficado de olho nas novidades de sushi, então na volta para Londres fomos provar.

Tinham vários tipos diferentes de sushi, mas o que mais me deixou curiosa era esse com um tipo de omelete em cima. Fomos em um restaurante onde a gente escolhia as peças, que eram todas embaladas individualmente. Esse sushi com a omelete em cima eu achei bom, mas nada muito espetacular. Uma coisa que sempre ouvimos muito dos ditos "entendidos" era que o jeito que comemos o sushi aqui é errado, que encharcamos de molho shoyu, que o certo é só molhar um pouquinho. De fato, o certo é, mas o que eles não sabem é que o shoyu, pelo menos o que provamos lá fora, é muito diferente do que temos aqui. O gosto base é o mesmo, mas é bem mais forte e, portanto, colocar só um pouquinho realmente basta. Se colocar muito fica ruim, forte demais.


A noite resolvemos ir no restaurante do Jamie Oliver, o Fifteen. Na verdade foi uma decisão que tiramos meio a contra gosto, pois o que queríamos mesmo era ir no restaurante do Gordon Ramsay, no Savoy Hotel (sim, aquele mesmo do programa Hell's Kitchen). Infelizmente para jantar no restaurante do Gordon, pelo que pesquisamos, era obrigatório entrar com roupa formal e nós não levamos nenhuma para a viagem, então ficou inviável.

Imagem: http://entretenimento.r7.com/blogs/enodeco/2011/06/15/o-vinho-brasileiro-jamie-oliver-e-seus-4-vinhos-brasileiros/

A comida no Fifteen era impecavelmente preparada, mas não superou nossas expectativas, era simples demais, não havia a ousadia que se espera de um grande chef. O nhoque que eu pedi de entrada era perfeitamente cozido, mas o molho era bem sem graça.


O Marcos pediu de entrada ovo de pata com um tipo de farofa e em cima de algo que parecia uma echalota. Ele adorou a farofa, disse que era a melhor farofa que já comeu na vida, mas que ainda era só uma farofa.


Os pratos principais também deixaram a desejar. Comi um peito de frango bem comum com um purê que eu não faço nem ideia do que que era, só sei que provei e achei muito desgostoso.


O Marcos pediu carne de cordeiro, que dúvida. :P Diz ele que estava bom. Com cenoura e algum legume verde que ele "não tinha nem noção" do que era.


De sobremesa pedimos para nós dois uma Panna Cotta. Um pudinzinho de creme de leite. Bom, nada de mais, gosto de creme de leite. Esquecemos de tirar foto.

Dia seguinte fomos no O'Neil's de novo. Nos despedir da maravilhosa cerveja London Pride e jantar. Eu pedi mais uma vez o frango com barbecue e o Marcos comeu Fish&Chips. O destaque dessa vez foi pra sobremesa que ele pediu. Foi de dar inveja. Era um sorvete enorme, com bolacha e bolo de chocolate, tudo coberto com muito chantilly. Eu provei e achei maravilhoso, e olha que eu não costumo gostar de sorvete misturado com chocolate e bolacha.


A minha sobremesa até ficou ofuscada ali, mas ainda assim era boa. Um tipo de cheese cake com chocolate (eu já até tinha comido um pedaço).


O que eu não podia deixar de provar era o Froot Loops de lá. Alguém sabe me explicar porquê diabos o nosso Froot Loops não tem as rosquinhas azuis??


No último dia fomos em um pub "esportista" que ficava na estação de trem que nos levaria até o aeroporto, com vários quadros com camisas, luvas de boxe e etc. de atletas conhecidos. Os hamburgers eram uma delícia. Muito bem feitos e o pão muito bom, lembrava um pouco em a textura de uma rosca, levemente elástico.


Jantamos no aeroporto mesmo, em um pub. Como não estávamos com muita fome pedimos só entrada. Nós dois pedimos Eggs Royale, uma versão de Eggs Benedict que em vez de presunto vai salmão cru. Simplesmente maravilhoso, uma delícia mesmo.



E é claro, o mais importante: os ingleses são extremamente educados, sempre fomos bem atendidos nos restaurantes e quando precisamos de ajuda na rua qualquer um estava pronto para ajudar. Cidade com certeza inesquecível e a nossa preferida de toda a viagem!

Ah! Como pude esquecer? Existe uma loja perto da estação Bond Street, chamada Selfridges que é uma paraíso pra quem ama culinária. O andar de baixo é só de produtos para a cozinha. Olha que luxo essas KitchenAid de várias cores. Quase chorei. :P

5 comentários:

  1. Eu acho que se chama chappatti esse pão enrolado!

    Eu sou doida pra viajar assim, e comer bem! :)

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Achei o post sobre a minha terrinha! Eu tinha esquecido da coisa mais gostosa que aprendi a gostar somente ao vir morar aqui: o lamb. Ai jesus como o tal do lamb dos ingleses é gostoso! Tb amo as tortas, amo, amo! Eu moro em Cambridge e aqui tem um Jamie's italian, tb não gostei, achei mto simples em comparação com as receitas dele que fazemos em casa. Menina a gente se parece, sou bem branquinha como vc do cabelo grande, liso e preto, a diferença é que vc é bem mais magrinha do que eu estou agora, abafa o caso kkkkkkk Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu namorado também adora o lamb! Que invejinha, queria muuuito morar por aí, achei tudo maravilhoso!

      Excluir
  3. ola, descobri q tenho intolerancia a lactose e estou bem perdida, os medicos dizem q as enzimas nao dao resultado, eu preciso viajar para los angeles e estou desesperado pq nao sei se vou ou nao pois tudo vai leite, vc poderia me ajudar me esclarecendo o maximo de como sobreviver comendo bem,. obrigada regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sem, medo, imagina, tem muitas coisas que não vão leite. Pra garantir, quando for comer em algum lugar pergunte se é "free-milk", pra saber se não tem leite, e assim não correr nenhum risco. Macarrão, carnes, ovos são boas opções, mas sempre se certifique que não tenha leite/milk nos ingredientes. Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...