quarta-feira, 6 de março de 2013

Culinária Local - Roma

Aquela grande expectativa de conhecer a verdadeira comida italiana me deixava ansiosa. Eu obviamente não acreditava quando alguém me dizia que a comida italiana no Brasil era melhor que na Itália, imagina, que absurdo! Quando chegamos em Roma já estava noite e ainda não tínhamos jantado, então perguntamos para o moço do hotel onde teria algum restaurante bom ali por perto mesmo. Ele nos indicou um restaurante que era num estilo fast food de comidas italianas, o "La Base", perto do Coliseu. Nós comemos e gostamos. Primeira coisa que veio à cabeça foi "Gente, se o fast food é bom, imagina a comida normal?". Acabamos nem tirando fotos, mas eu pedi um nhoque aos quatro queijos e o Marcos spaghetti apimentado ao alho e óleo. Adoramos os nossos pratos. As garçonetes conseguiam se comunicar em inglês, mas não davam muita atenção às mesas.

No segundo dia resolvemos comer em um restaurante "de verdade". O atendimento foi estranho, bem seco, nada de tentar agradar. Com muita expectativa pedi novamente um nhoque, dessa vez a bolognesa. Parecia muito com esses nhoques de restaurante "self service" aqui no Brasil. Aquela comida caseira meio feita nas coxas, uma massa meio pastosa sem graça.


O Marcos pediu frango com tomates. O que ele não imaginou é que ia vir aquela quantidade imensa de tomates, que ele nem tocou. Resumindo, ficamos meio decepcionados, mas eu logo falei "Escolhemos o lugar errado, não pode ser! Não vamos ser uma dessas pessoas que saem da Itália dizendo que a comida italiana no Brasil é melhor". Eu estava certa de que nós tivemos má sorte na escolha de restaurante e que ainda iríamos achar um bom.


Outro dia fomos a outro restaurante e eu pedi penne ao molho funghi. Não era ruim, mas ainda não era o que esperávamos. Mais parecia uma massa com molho da rede de fast food italiana Spoletto. Que não acho ruim, mas ainda é fast food e não é nem de longe o que nós queríamos provar estando na Itália.


O Marcos pediu penne aos quatro queijos. Também gostosinho, mas nada demais. Estávamos desacreditados de como podia ser que na Itália os restaurantes só nos trouxessem comida pré feita, estilo fast food. Cadê a famosa pasta italiana? A comida maravilhosa que todos esperamos?


O que eu via direto na rua e estava super curiosa para provar eram essas castanhas. Não podia ir embora sem experimentar. Não sei dizer que gosto tem, mas é bem sem graça hehe. Update 17/06/2013: Descobri que são castanhas portuguesas! Lá no blog da Executiva de Panela ela explica que o sabor da castanha não é mesmo marcante para comer puro, por isso fez um bolo, a receita aqui.


Agora uma dica de ouro: NUNCA coma em um restaurante na Itália sem perguntar o preço. Por mais bagaceiro que o lugar pareça. Isso pode funcionar no Brasil, você olha pro local e deduz que pela fuleiragem da comida deva ser muito barato. Isso não se aplica lá. Entramos em um restaurante perto do Vaticano (cuidado dobrado em locais turísticos!) que tinha comida no balcão em que você escolhia e a mulher servia o que você escolheu em um prato e esquentava no microondas. Isso mesmo, no microondas. Parecia obvio que era muito barato. Mas não era. Foi inclusive o segundo lugar mais caro que comemos em toda a viagem, perdendo apenas para o restaurante do Jamie Oliver, que não dá nem pra comparar. De qualquer maneira, sem saber, pedimos também o famoso gelato italiano. Eu pedi de pistache e o Marcos de chocolate. Sim, era bom, mas ainda perde feio pro Häagen-Dazs. Ainda mais pelos 12 euros que nos roubaram cobraram por cada um deles.



Passamos a pesquisar muito bem na internet antes de entrar em um restaurante. Fomos em um que eu não lembro o nome, mas que tinham boas indicações no Google. O atendimento foi realmente diferente dos restaurantes que fomos. O garçon era simpático, ao contrário da maioria que encontramos. A comida era boa, mas ainda não ganha de nenhum restaurante italiano que já fui aqui mesmo no Brasil. Pedi uma massa a bolognesa e o Marcos uma massa a carbonara.


Na nossa última janta na cidade acabamos achando um bom restaurante bem próximo ao hotel. Era um ambiente honesto, não era mais caro do que realmente valia e a comida era simples, mas bem feita. Eu pedi spaghetti ao vôngole (vulgo berbigão, pros manezinhos). Era realmente uma delícia. Fico imaginando como ficaria com um bom macarrão caseiro em vez do industrial que eles usam e abusam.


O Marcos pediu uma pizza margherita. Era uma boa pizza, provavelmente a melhor que provamos em Roma, mas a ideia de que aqui ainda é melhor insiste. Nossa esperança era que fosse assim só em Roma, que é uma cidade mais turística. Talvez fosse diferente em Florença e Veneza, que ainda iríamos visitar. Vamos descobrir nos próximos posts. :)


*Ah! Um detalhe interessante que percebemos é que em NENHUM restaurante, nunca vimos em nenhum local, ninguém comendo macarrão com ajuda de colher, como o pessoal aqui diz que se come na Itália...

5 comentários:

  1. Nossa que decepção! Eu também achava que era maravilhosa...

    Ansiosa pelos outros posts!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nanda, se já disse isso antes, reforço: gosto demais do jeito que você escreve! É espontâneo, sincero e principalmente divertido. Ri tanto com as coisas que lia, pois são os 'micos' que 'pagamos' nas viagens por aí, né? Principalmente no exterior. Em se tratando de comida, então... é cada surpresa. Mas olha, aquele pratão de frango com tomate! rs rs rs rs Gente, dá para alimentar uma comunidade! rs rs rs Vocês se divertiram né? Obrigada por 'linkar' a postagem sobre a castanha portuguesa. Pois é, nem eu e nem o 'meu' Marcos achamos graça nessa castanha. Por isso que pensei: vai para o bolo! rs Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! A gente se atrapalha muito mesmo, e muitas vezes pede coisas sem nem saber direito o que são, mas a diversão é realmente garantida, viajar é tudo de bom! A gente só volta super cansado, né. Beijo!

      Excluir
  3. Vou concordar com a Paula, também estou gostando mto do jeito que vc escreve, cheguei aqui e fiquei lendo vários posts. Pra mim, as melhores massas que eu comi foram na Inglaterra, receitas do Jamie Oliver, não a dos restaurantes. 12 euros é um roubo mesmo por um prato de sobremesa. Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vivi! Fico muito feliz em saber que as pessoas leem o que escrevo :) Não cheguei a comer massa na Inglaterra, na verdade só o nhoque do Jamie Oliver, que era perfeitamente bem feito. Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...