quarta-feira, 13 de março de 2013

Ravioli de Ricota

Uma pausa nos posts da viagem pra mostrar pra vocês meus raviolis de ricota. Essa é daquelas receitas que a gente faz e fica orgulhosa depois. Não que seja difícil, mas exige um pouco de carinho e dedicação e também porque ninguém está esperando por isso. A gente está tão acostumado a comprar tudo pronto que nem se dá conta que pode fazer coisas muito melhores e se divertir na cozinha sem passar trabalho.


E ravioli é algo que dá pra variar muito, dá pra fazer vários tipos diferentes de recheios e molhos, com milhares de combinações, mas as combinações mais básicas já agradam muito, como foi o meu caso, que fiz ravioli de ricota ao molho sugo.

Existem várias maneiras de fazer ravioli: com formas próprias como a minha, com cortadores especiais ou até mesmo sem nada disso, só com uma faca para cortar os raviolis e um garfo para selar as bordas. É claro que a forma e o cortador (tem um que corta em formato redondo) vão ajudar a deixar todos do mesmo tamanho e formato, mas não é obrigatório.

A minha forminha eu já tenho há algum tempo, mas eu confesso, não me aventurava em fazer ravioli, pois tinha medo de dar errado, mas com alguns cuidados não tem como dar errado e é super simples. A primeira vez que eu fiz não tinha muita noção de como deveria ser feito, então acabei fazendo um recheio muito úmido, o que pode acabar desmanchando e abrindo os raviolis, mas fora detalhes simples assim, não tem erro.

Ingredientes:
(normalmente se usa 100 g de farinha para cada pessoa, mas como o ravioli tem o recheio eu usei 100 g para duas pessoas e ainda sobrou um pouquinho)

Massa

- 100 g de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar e arrumar o ponto da massa)
- 1 ovo (uso sempre caipira)

Recheio

- mais ou menos 1 xícara de ricota (eu coloquei mais, mas acabou sobrando)
- 2 colheres de queijo ralado, usei mozzarella porque eu já tinha em casa, mas pode ser parmesão
- 1 colher de azeite de oliva
- 1 dente de alho picado
- algumas folhas de manjericão ou um tempero de sua preferência picadas
- 1 gema e um pouco da clara (guarde uma parte da clara para pincelar os raviolis mais tarde - ou então pincele com água, mas prefiro a clara)
- 2 colheres de leite (a quantidade vai depender da textura do recheio, se já estiver pastoso não vai precisar, tomando sempre cuidado para não ficar mole e úmido demais)
- sal e pimenta do reino a gosto

Amasse a ricota com um garfo e vá misturando todos os ingredientes, sendo o leite por último (só coloque o leite se necessário, cuidando para não ficar muito úmido o recheio).

A massa eu fiz como eu mostrei nesse post, só deixando a massa inteira como se fosse para lasanha, sem cortar em forma de macarrão, mas se você não tiver a máquina de macarrão pode fazer no rolo, como eu mostrei aqui. Após deixar a massa fininha coloque em cima da forma enfarinhada, se você tiver uma, ou então em cima da mesa enfarinhada e vá colocando o recheio nos espaços.



Depois de colocado o recheio passe a clara do ovo ou água com um pincel na massa para selar bem e não acabar abrindo os raviolis, e então cubra a forma com mais uma "folha" de massa.


Passe o rolo de macarrão por cima da forma se estiver usando uma pra ele ir cortando no formato certo e depois retire as sobras nos cantos. Com cuidado vire a forma para que os raviolis saiam. As sobras de massa eu juntei e passei novamente pelo cilindro e coloquei na forma novamente, repetindo o que já tinha feito e fiz mais raviolis.


Quem quiser fazer o ravioli e não tiver a forma eu indico que assista esse vídeo, a partir do minuto 3:00, pois a moça mostra várias maneiras de fazer.


O molho eu fiz sugo, o mesmo que eu fiz nesse post. Coloquei um pouco de molho no fundo da travessa, os raviolis e o resto do molho. Um pouco de queijo ralado e está pronto!

6 comentários:

  1. Que LUXO esse ravioli feito em casa! Acho simplesmente o máximo quem tem esse talento na culinária. Parabéns! O aspecto do prato está absolutamente muito atrativo. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm.....vontade de fazer!!! :)

    bjuss

    ResponderExcluir
  3. Muito chique o ravioli, sou doida pra fazer uma massa em casa, mas me falta coragem, vc me inspirou! BJos

    revistavidatododia.com

    ResponderExcluir
  4. Já há algum tempo que estou pra elogiar essa sua receita. Parabéns! Tem sido um sucesso fantástico. Pra o batizado da minha neta fiz 3,5kg de raviolli com esse recheio. Foi um trabalho enorme pra "montar" tanto raviolli, mas que valeu muito a pena. Foi uma linha de produção junto com minha esposa. hahaha. (Pra quem se aventurar fazer essa quantidade de raviolli, fizemos durante vários dias. Era fazendo e congelando - usamos a técnica de congelamento IQF - pequenas quantidades, 300g a 400g de massa/dia, sem recheio, a cada dia).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Harold! E parabéns pelo empenho, 3,5kg de ravioli deve ter dado bastante trabalho! Uma vez fiz pro meu aniversário, mas foi bem pouca coisa e já achei um trabalhão. Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...