quarta-feira, 20 de março de 2013

Torta de Chocolate Fácil

Essa torta de chocolate é tipo aquele bolo meio mousse, sabe? Bem cremosa, aerada e uma delícia. E o melhor é que é muito fácil de fazer. A receita eu peguei no "da minha cozinha", aqui, mas eu não usei a ganache em cima, pois achei desnecessário, a torta em si já se garante sozinha. Na receita ela diz que pode ser colocado em banho maria ou sem banho maria levando ao forno primeiro por 180º e depois baixar para 160º, mas como meu forno não tem essa opção deixei assando a 180º mesmo e de vez em quando abria o forno para diminuir a temperatura lá dentro.


Ingredientes:

- 350 g de chocolate meio amargo
- 200 g de manteiga sem sal
- 6 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres de farinha

Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria (ou coloque no microondas de 30 em 30 segundos e mexa até fica um creme liso e homogêneo). Em outro recipiente misture os ovos com o açúcar e depois junte o chocolate, que não pode estar quente para não cozinhar os ovos. Junte a farinha de trigo e misture. Em uma forma de 22 cm untada (eu esqueci de untar, mas não teve nenhum problema) e de preferência com fundo removível (eu não coloquei papel manteiga no fundo da forma, mas se preferir coloque) coloque a mistura e leve ao forno pré aquecido a 180º por 15 minutos e depois mais 20 a 25 minutos a 160º. Como meu forno não vai a 160º eu deixei os 180º do início e abria um pouco a porta do forno de vez em quando para diminuir a temperatura. Deu certo! Espere a torta esfriar e você pode virar em um prato para desenformar ou fazer como eu fiz e desenformar deixando a parte de cima para cima mesmo, com essa casquinha rústica a mostra.

3 comentários:

  1. Hum que delicia hein! Caraca!

    Quando é 160 graus dizem que é bom por uma colher de pau segurando a porta do forno...nunca testei,mas dizem que é bom!

    bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu fiz isso da colher de pau nessa receita de Pavlova http://pensandonajanta.blogspot.com.br/2012/04/pavlova-de-banana.html

      Mas eu nem fiz nessa da torta, não precisou, ficou ótima!

      Excluir
  2. Adoooro esse tipo de torta mousse. Não sabia que era assim tão fácil de fazer. Vou fazer com certeza aqui em casa! Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...