segunda-feira, 1 de abril de 2013

Filé de Peixe Fácil

Uma maneira bem prática e fácil de fazer os filés de peixe. Não tem como dar errado e fica uma delícia. Além de simples é também uma ótima refeição por um preço muito acessível. Eu já tinha falado aqui sobre minha dificuldade em fazer filés de peixe que não fossem assados. E nesse outro post eu mostrei como a minha mãe faz o filé de peixe e dessa vez resolvi finalmente tentar fazer.


Ingredientes:

- 4 filés de peixe de sua preferência (usei pescadinha)
- 1/2 limão (eu odeio gosto de limão no peixe, mas se colocar só um pouquinho ele tira aquele cheiro forte do peixe e não dá nem pra sentir o gosto)
- farinha o quanto baste para passar nos filés
- pimenta do reino (opcional)
- óleo para fritar
- sal a gosto

Se o peixe estiver congelado, descongele-o. Seque os filés com um pano ou com papel toalha (se estiverem muito úmidos a farinha vai formar uma papa e em vez de crocantes vão ficar um desastre) e passe neles um pouco de suco de limão (eu usei apenas algumas gotas, pois não gosto que fique com gosto de limão) e o sal. Coloque farinha em um prato e vá passando a farinha nos filés, empanando bem e bata levemente para retirar o excesso se preferir.


Em um frigideira aqueça óleo o bastante para cobrir o fundo da frigideira. Não é necessário muito óleo. Coloque dois filés de peixe por vez na frigideira e deixe dourar a parte de baixo e então vire-o para dourar o outro lado. Como eu não reutilizo óleo ele ficou bem clarinho mesmo, não fica muito dourado. Coloque em um prato com papel toalha para absorver o excesso de óleo e está pronto!

4 comentários:

  1. Dei uma olhada no post do Peixe Frito da Mamma também. Realmente, eu tinha dúvida sobre qual farinha usar. Na verdade nunca fiz filezinhos de peixe, mas quando fizer vou usar a farinha de trigo também. A receita é ótima, bem simples e objetiva. Obrigada! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Mais simples impossível!

    Eu gosto muito de fazer a massinha de cerveja, é bem prática e fica deliciosa. E o empanado duplo, que aí nesse teu estágio passaria de novo no ovo e depois na farinha de rosca ou panko, também fica muito bom!

    bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Fica ótimo com farinha de rosca (caso não ache em mercado é só triturar pão no liquidificador até virar farinha) ou farinha de mandioca também fica muito bom.
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa receita! muito boa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...