quinta-feira, 6 de junho de 2013

Papardelle com Gemas

O papardelle é aquela massa de macarrão largo que eu acho lindo e o molho de gemas é bem parecido com o que é usado para fazer carbonara. Para quem está enjoado dos mesmos molhos de sempre é uma ótima e deliciosa ideia.


Ontem eu ganhei do meu pai o livro "30 minutos e pronto" do Jamie Oliver e lá ele fazia uma massa com gemas e me deu ideia de fazer hoje. Ele fez com massa de lasanha cortada em tiras já que a ideia do livro é fazer refeições rápidas e gostosas, mas eu fiz com massa caseira, pois acho que depois que pega o jeito fica rápido de preparar e até mesmo divertido. Na receita do Jamie ele coloca manjericão e suco de limão, que eu não coloquei. O suco de limão porque não gosto mesmo e o manjericão porque meu pé de manjericão morreu (1 minuto de silêncio por favor). As quantidades eu fiz como eu quis mesmo e acrescentei 1 colher de creme de ricota pra deixar mais cremosinho.

Ingredientes (serve duas pessoas):

- 200 g de papardelle ou a massa que você preferir (você pode fazer a massa caseira com máquina ou sem máquina, ou então comprar pronto o papardelle ou massa para lasanha e cortar em formato de papardelle como o Jamie indica)
- 2 gemas (preferencialmente de ovos caipiras)
- 3 colheres de azeite de oliva
- 1 colher de creme de ricota ou creme de leite
- 1/2 de xícara de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta do reino a gosto

Corte a massa em formato de papardelle (dobre como um rocambole e corte).




Ferva água suficiente para fazer o macarrão. Separe as claras das gemas e coloque as gemas em uma tigela (pode ser a que você vai servir o macarrão depois). Quando a água estiver fervendo coloque sal e a massa. Junte às gemas (no meu só tem uma porque fiz metade da receita) o azeite de oliva, o sal, a pimenta do reino e por fim o queijo ralado e o creme de ricota. Bata levemente com um garfo.



Escorra o macarrão e misture junto ao molho na tigela e sirva.

*se você não sabe o que fazer com as claras, pode usar para deixar uma mousse de chocolate bem aerada e fofinha ou guardar no freezer para usar depois.

5 comentários:

  1. Que lindooo. Sua massa fica muuuito bonita e deve ficar maravilhosa. Esse molho parece uma delícia, refrescante. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Aaaai quero tentar fazer em casa.. Será que consigoo?

    delicia!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Hummm que delícia hein! :)

    Sobre a massa de caixinha, eu acho prático, ainda mais aqui em manaus que só tem uma marca de farinha de trigo e ela é uma bosta...a maioria das receitas dão errado :( por isso até que uso bastante, mas também acho fácil fazer um bolo normal!

    bjosss

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda, adorei essa receita, vou fazer, passa no meu blog para conhecer, estou começando a atuar profissionalmente com massas, bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...