quarta-feira, 28 de maio de 2014

Lasanha de Berinjela

Eu sempre tive muito preconceito com beringela, mas sempre via tantas versões de lasanha de berinjela e vejo que as receitas italianas usam e abusam tanto desse fruto que resolvi dar uma chance a ele. E para a minha surpresa, não é que ficou bom mesmo? Vale a pena tentar, afinal além de saboroso é super saudável.


Ingredientes:

- 2 berinjelas
- 1 colher de chá de sal
- molho de tomate (1 pacote do molho pronto ou molho caseiro feito com 1 lata de tomates pelados, receita aqui)
- 3 colheres de farinha de trigo
- 750 ml de leite
- 3 colheres de manteiga
- sal e noz moscada a gosto
- 1 pacote de queijo muçarela fatiado
- 1/2 pacote de queijo ralado

Fatie as berinjelas no sentido do comprimento (em média de 2 a 3 milímetros de espessura) - É normal encontrar bixinho na berinjela e é bem fácil de tirar, é um sinal de que a berinjela não está cheia de agrotóxico. Coloque as fatias em uma forma e cubra com água com 1 colher de chá de sal para tirar o amargor, deixando descansar por 30 minutos.


Para fazer o molho branco aqueça a manteiga na panela até derreter bem e, em fogo baixo, adicione a farinha e fique mexendo bem por 1 minuto. Vá colocando o leite aos poucos, sempre mexendo tudo com um fouet, de preferência, ou uma colher. Acrescente o sal e a noz moscada.

Em uma frigideira antiaderente coloque as fatias de beringela aos poucos e doure (não é necessário óleo) até que fiquem macias.


Cubra o fundo de uma forma com um pouco de molho de tomate, apenas o suficiente para que a berinjela não grude no fundo. Coloque fatias de berinjela.


Coloque uma camada de molho de tomate por cima, queijo fatiado e uma do molho branco (se preferir, coloque também carne moída, presunto, etc). Repita esse procedimento até acabarem os ingredientes. Ao final termine com o molho branco e cubra com queijo parmesão ralado. Leve ao forno já aquecido a 180º por 30 minutos.

7 comentários:

  1. Eu não consigo gostar de berinjela....acho muito esquisita! rs

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não suporto, juro! Hahahaha, mas realmente ficou boa! Acho que por dar aquela douradinha na berinjela ela fica com outra consistência. E ela quase não tem um gosto específico, meio que adere ao gosto dos outros ingredientes, então só sentia gosto de molho de tomate com queijos! Nada mal. Beijos.

      Excluir
  2. Nanda, eu adoro berinjela, faço até salada crua com ela, fica bom demais, a sua lasanha ficou super apetitosa com molho de tomate e molho branco hummmmm... que delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tambem ja fiz lasanha de beringela ca em casa mas juntei um pouco de carne picada... todos adoraram. Beijinhkz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra incrementar de várias maneiras, só usar a criatividade, mas eu não coloquei pra fazer algo mais leve. Beijos!

      Excluir
  4. Gostei muito de de ter passado por aqui.. Vou ficar.
    Bom fim de semana.
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Nita! Um ótimo fim de semana. Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...