domingo, 29 de junho de 2014

Costela Cozida na Cerveja Stout

Dessa vez o chef foi o namorado, que teve a ideia de fazer esse prato. Se baseou em uma receita minha feita de carne no forno e com vinho tinto e quis fazer uma versão com costela, cerveja stout e na panela de pressão (que trouxe o mesmo resultado que feito no forno, mas economizando bastante tempo).


Achei que a costela por ser uma carne mais gorda talvez não fosse dar tão certo, mas tenho que admitir que ficou ótimo. O gosto dessa carne de panela fica incrível. O molho fica super encorpado e delicioso. Se preferir, não coloque as batatas na receita e sirva a carne e o molho com macarrão ou nhoque.


Ingredientes:

- 1,6kg de costela bovina
- 2 xícaras de cerveja tipo stout
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 tomate normal ou 2 do italiano (usei 2 tomates italianos enlatados)
- 2 colheres de azeite
- 1 cenoura ralada
- 2 batatas picadas em pedaços pequenos
- 2 colheres de amido de milho (maizena)
- 1 cubo de caldo de carne
- sal a gosto

Corte a costela em pedaços, retire boa parte da gordura que fica mais exposta (não se preocupe que não perderá o sabor, pois ainda há muita gordura entre os meios da carne e, diferente do churrasco, a gordura em excesso que tem na carne não vai escorrer na churrasqueira, mas ficará dentro da panela). 


Em uma panela de pressão aqueça o azeite e coloque os pedaços de carne (sem sal), selando um pouco de cada vez (não coloque tudo dentro da panela de uma vez só, coloque apenas o que couber no fundo, retire as que já estiverem seladas e sele o resto), até ficar com a parte de fora dourada.


Retire a carne da panela e na mesma panela refogue a cebola e o alho picados. Por último dê uma leve refogada na cenoura ralada e volte a carne à panela. Coloque duas xícaras de água dentro da panela, o cubo de carne e coloque o sal a gosto (melhor colocar não muito sal nessa hora e salgar mais na finalização para evitar que fique salgado demais). Junte a cerveja e o tomate picado e deixe ferver. Feche a panela de pressão, espere começar a chiar e cozinhe por 35 minutos em fogo médio. Retire a pressão da panela e abra. Coloque a batata picada, feche a panela, espere chiar a cozinhe por mais 5 minutos. Se quiser fazer sem as batatas deixe cozinhar por 40 minutos direto.


Se o molho estiver muito ralo, dissolva a maizena em um pouquinho de água e coloque junto ao molho, mexendo sempre com o fogo ligado até engrossar. Sirva com o que preferir (macarrão, nhoque, arroz, batatas). Serve de 4 a 6 pessoas.

Para dicas de como usar a panela de pressão com segurança assista ao vídeo a seguir:


7 comentários:

  1. Hum....deve ter ficado uma delíciaaaaaaaaa!
    Inveja define!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Nanda,
    hoje estamos em sintonia com a costela, eu postei costela assada no forno rsrs.
    Uau... que prato maravilhoso, a cerveja deve dar um sabor especial no prato, que molho mais apetitoso, gostei muito!
    Feliz semana, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Huuum que delicinha!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, a receita é ótima, mas na verdade estou muito impressionado com sua simpatia e beleza. Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Testei a receita hoje. Ficou ótima! Muito obrigada por compartilhar! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Rosalia! Obrigada pela visita :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...