quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Ravioli de Linguiça Blumenau ao Molho de Natas e Shiitake Fresco

Faz tanto tempo que não posto nesse blog, que já nem sei mais como começar um post, mas vamos lá.

À pedidos, venho lhes trazer a receita do meu ravioli de linguiça blumenau.


Quem me conhece sabe como eu adoro massas caseiras, tenho verdadeira paixão. A verdade é que hoje em dia o que eu não tenho é muita disposição para fazer, mas quando eu resolvo enfrentar todo o cansaço, preguiça, tempo e ignorar tudo o que preciso fazer, fico tão feliz... Fazer massa caseira é uma arte e quando se está fazendo é tão relaxante, principalmente essas recheadas. E pra mim são também uma declaração de amor <3

Vamos à receita.

Massa:

- 2 ovos
- 200 g de farinha de trigo e um pouco mais para dar o ponto

Já tenho alguns posts sobre como fazer a massa, mas hoje em dia tenho feito de uma forma que assumo ser ainda mais prática, que é colocar os ingredientes em um processador de alimentos e "voilá". Tudo se mistura magicamente sozinho, aí eu só aperto tudo num montinho e vou apertando mais e mais até a massa ganhar elasticidade.

Nesse ponto eu já pego o cilindro de massas e passo ficar o mais fininho possível. Aí é só dispor a massa e ir colocando o recheio.

Recheio:

- 1/2 perna de linguiça blumenau (ou outra de sua preferência ou disponibilidade)
- 1 peça de ricota sem sal

A quantidade pode variar conforme seu gosto e necessidade. Lembrando que essa linguiça é bem salgada, então o ideal é ir provando. Provavelmente irá sobrar recheio, então se preferir faça mais massa.

Coloco tudo no processador também, faço bolinhas e vou dispondo sobre a massa. Depois cubro com outro pedaço da massa e passo o rolinho cortante (você pode usar uma faca).






Molho:

- 350 ml de nata ou creme de leite (podem ser 2 caixinhas)
- 1/2 cebola
- 1 bandeja de cogumelos frescos shiikate
- 2 colheres de molho shoyu
- alho e sal à gosto
- manteiga para refogar

Refogue a cebola e o alho na manteiga, depois adicione os cogumelos e deixe dar uma leve dourada. Acrescente o shoyu e a nata.

Cozinhar os raviolis em bastante água fervendo e sal, por poucos minutos, uns três ou quatro em média. Juntar ao molho.

Agora é só aproveitar.

Um comentário:

  1. Já tinhas me passado a receita. Fizemos aqui em casa, fica divino!

    Que bom que você está de volta!

    Qual o proximo prato?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...