quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bolo Cremoso de Fubá

Essa receita a minha tia Rossana passou há um tempo atrás e pediu pra contar como ficou quando eu fizesse, então aqui está! É um bolo de fubá que por dentro é cremosinho e muito gostoso. Nessa receita vai queijo parmesão ralado e deixa um sabor incrível, bom mesmo. Como estou sozinha em casa fiz só metade da receita, que coube em uma forma dessas de pão.


Ingredientes (receita para o bolo "inteiro", o da foto foi só metade):

- 3 ovos
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1 xícara de chá de fubá (usei farinha de milho, não sei se tem diferença)
- 2 colheres de farinha de trigo
- 3 xícara de chá de leite
- 3 xícaras de chá de açúcar
- 1/2 xícara de chá de água
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 100 g de manteiga (na receita diz margarina, mas tenho horror de margarina)

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer. Em uma assadeira de preferência retangular (se for diferente pode modificar a textura e tempo de assar), untada e enfarinhada, coloque a massa do bolo e leve ao forno pré aquecido a 180º por 30 minutos ou até dourar levemente por cima. Agora não faça a mesma besteira que eu: espere esfriar para cortar e servir, pois com o bolo quente a parte cremosa de dentro ainda vai estar líquida demais e vai desmanchar o bolo.


Sim, o meu bolo ficou feio, mas foi por causa da forma, que deveria ter deixado a massa mais baixinha :/ Mas o importante é que ficou muito gostoso! O gosto que o queijo ralado deixa faz realmente diferença.

3 comentários:

  1. Que bom que deu certo e que vc gostou! Realmente, é uma delícia... :)

    ResponderExcluir
  2. Esses bolos cremosos ficam feinhos mesmo! rs

    Mas o que importa é o sabor!

    bjooo

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto mais dele com coco ralado no lugar do parmesão ou misture os dois, também fica muito gostoso, fazemos sempre aqui em casa, há anos.
    Chamamos de "Torta da Comadre"
    Mas tem que fazer em tabuleiro mesmo e um pouquinho grande para espalhar bem e ficar cremosinho por dentro. Fica uma camada de creme direitinho se acertar no tabuleiro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...