segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Feijão para Neuróticos

Após muitas tentativas fracassadas meu feijão finalmente ficou bom! Sim, exatamente, vou falar sobre o tão conhecido feijão. Por ser popular as pessoas acham que é simples de fazer, mas pra fazer um bom feijão é preciso muita habilidade! Hahahaha. Pelo menos comigo foi assim, demorei muito pra entender como fazer um feijão bom. Primeiro porque sempre tive PAVOR de panela depressão de pressão. Morria de medo que a tal abrisse na minha cara. Eu não perdi o pavor, apenas criei coragem e tomo bastante cuidado.

Relutei até a última em comprar a tal panela de pressão, mas minha mãe conseguiu me convencer um dia no supermercado em que me fez trocar os pontos do cartão do Angeloni por uma dessas perigosas e mortais panelas.

Eu sei que dá de fazer feijão em panela normal, mas simplesmente não tenho paciência, né. Então após muito feijão queimado/duro/mole demais/salgado demais/aguado demais/etc, finalmente saiu um feijão que me agradou, então vou contar a experiência para aqueles que tem o mesmo problema que eu em fazer feijão.


De acordo com a embalagem eu deveria colocar 4 copos de água para cada 1 de feijão, mas achei demais, pois não gosto de feijão aguado, então coloquei menos. Fiz 3 copos de feijão e 9 de água, uma proporção de 3 copos de água para cada 1 do feijão, mas aí vai do gosto da pessoa, se gosta mais aguado pode colocar mais mesmo. E algo MUITO IMPORTANTE: não seja preguiçoso, não tenha pressa, pois isso pode arruinar tudo: já explico o porquê. Só comece a contar o tempo de cozimento a partir de que a panela começou a chiar, então conte 20 minutos para cozinhar, mas nessa hora diminua o fogo!!! Ou pode acabar como eu: feijão queimado, fome e uma panela toda queimada para limpar. Não seja impaciente, deixe o fogo baixo. Achou que 20 minutos foi pouco? Teste antes! É sério, a pressa é realmente inimiga da perfeição. Outra vez resolvi deixar mais tempo, afinal "o fogo está baixo mesmo" e por causa de 5 minutos meu feijão foi por água a baixo. Então se deu os 20 minutos desligue e coloque uma colher presa na saída de vapor para deixar sair todo (hora do pânico!) e quando não estiver mais saindo nenhum vapor, você já pode abrir, mas como sou neurótica ainda passo a panela por de baixo da torneira, então sugiro que façam o mesmo, já que não quero meus leitores queimadinhos :P

Mais uma vez a impaciência pode ser sua inimiga: tem uma tia sua que coloca o tempero do feijão todo na panela já no começo e cozinha tudo de uma vez só? Ótimo, ela é incrível, mas não faça igual, pois a chance de dar errado está do seu lado. Muito se lê sobre as toxinas do feijão que para serem tiradas devem cozinhar primeiramente sem os temperos, mas ainda assim ninguém morreu comendo o feijão da sua tia? Vai por mim, nesse primeiro momento coloque só o feijão e a água. Dica de quem já fez muito feijão ruim.

Essa é a hora que você tempera o feijão. Colocar sal, alho, caldo de carne/galinha/legumes se quiser, etc. Isso você pode fazer em uma panela separada ou colocar direto na panela do feijão. Também é a hora de ver se o feijão está macio ou precisa de mais pressão. Se estiver macio, só leve ao fogo sem tampa para cozinhar com os temperos, se não, coloque novamente na pressão por mais alguns minutos. Lembrando da dica de ouro: não seja impaciente, retire da pressão após alguns minutos e prove novamente, não tente cozinhar "de uma vez", pois pode por tudo a perder, mas normalmente só mais uns 5 ou 10 minutos já ajustam o que precisava.


É isso gente, sentiu a neurose? Mas é assim mesmo: gata escaldada...

E pra mim esse é o melhor jeito de comer feijão: bati todo o feijão no mixer (pode usar liquidificador) e misturei com farinha de mandioca, fazendo esse pirãozinho maravilhoso. Aí é só fazer um ovo frito por cima e voilá! E tá aí outra coisa que todos acham simples, fazer ovo frito, mas também não é tão fácil fazer um bom ovo, não! Mas isso fica pra outro dia :)

2 comentários:

  1. Eu consegui fazer feijão marrom (é amiga, cada feijão tem seu drama!)...preto eu ainda não tentei!

    Morro de medo da panela também...sempre tenso!rs

    bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu já fiz o vermelho/marrom, até que deu certo, mas eu simplesmente não gosto dele não... Prefiro o pretinho. Realmente cada tipo de feijão tem um jeito de fazer, mas a maioria das pessoas nem sabem disso. Eu tenho um livro que explica cada tipo de feijão. Mas meu preferido é esse pretinho mesmo, então to tentando fazer dar certo hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...