sábado, 15 de setembro de 2012

Massa Caseira (feita na máquina)

Finalmente pude usar a máquina de macarrão (que eu mostrei minha empolgação aqui) hoje. Usei pra testar mesmo, porque amanhã é que vou realmente fazer uma receita com ela, pois minha mãe vem pra cá e vou fazer o almoço usando a máquina. *Música de mistério*

Eu já mostrei aqui como fiz o macarrão caseiro no rolo e essa foi a primeira vez que usei uma máquina de massa. A primeira coisa que posso dizer é que é incrível a facilidade de fazer a massa. Eu achava que ia ter que fazer com muita antecedência, mas que nada, é muito rápido e prático fazer o macarrão com essa máquina, dá de fazer rapidinho antes de preparar o almoço, até porque o cozimento da massa é muito mais rápido (a minha que estava bem fininha levou só dois minutos!). Valeu cada centavo mesmo.


Pra preparação da massa eu usei minha xodózinha KitchenAid, mas pra falar a verdade achei que foi desnecessário. Dava muito bem pra ter misturado tudo na mão mesmo, é bem rápido e fácil. De qualquer forma, é melhor fazer isso dentro de uma tigela e não direto na mesa para evitar a lambança. A medida é de 1 ovo para cada pessoa, sendo que para ovo são 100g de farinha, mas pra falar a verdade achei que essa receita para "uma pessoa" foi demais pra mim. Eu sempre usei uma pitada de sal na massa, mas no manual da máquina mandava imperativamente que não colocasse sal. Me senti coagida e não coloquei, mas pra falar a verdade senti falta de sal na massa, ainda que cozinhando em água com sal.


Aí depois que a massa está misturada (eu ainda dei umas esmagadas com a mão pra juntar bem as "migalhas" de trigo que ficam no fundo até ficar mais homogêneo, mas não precisa ficar perfeito, porque depois a máquina arruma) eu dei uma achatada rápida com o rolo de massa (gente, não riam do rolo... como a casa aqui tem muita umidade eu tive que jogar fora todos os meus utensílios de cozinha que fossem de madeira, pois mofou tudo, então tive que usar esse horrível de plástico, mas não foi problema, podia ter amassado até com a mão mesmo), só pra entrar melhor no cilindro. 


Assim que a massa fica pronta o normal é deixar descansar por no mínimo meia hora  coberta com um pano ou filme plástico para poder trabalhar a massa por causa do glúten, mas isso não é necessário com a utilização da máquina. Você pode até deixar descansando por uns 10 minutos antes de começar, mas realmente não precisa.

Ah, a máquina deve estar fixada na mesa com uma ferramenta que vem junto com a máquina, senão a máquina não fica no lugar mesmo (vi um vídeo de um cara fazendo sem fixar e foi complicado). Vá polvilhando farinha sempre para que a massa não grude.

Você deve começar usando o número de cilindro mais baixo, que é quando os cilindros estão mais afastados, e a cada vez que for passando aumenta um número até ficar da espessura desejada (a Atlas tem até o número 9), eu usei o número 7, mas achei que podia ter sido mais grossa, talvez um 5 ou 6. Se estiver difícil para deixar a massa homogênea vá passando no cilindro várias vezes e dobrando a massa no meio e passando de novo, colocando mais farinha se necessário. A massa vai aumentando o comprimento ao aumentar o número do cilindro, então você pode cortar no meio pra facilitar.


No fim é só trocar a manivela de lugar, colocando nos cortadores e passar a massa por eles. Você pode então jogar um pouco de farinha em cima para a massa não grudar e deixar armazenada em local seco por até duas semanas (não precisa guardar na geladeira) ou usar na hora mesmo. A massa cozinha muito mais rápido que as industrializadas, o tempo vai depender da espessura da massa, mas a minha ficou só 2 minutos na água fervendo.


Nem preciso dizer que ficou maravilhoso, né? Bom, é isso, eu super recomendo, acho que macarrão industrializado nunca mais vai entrar aqui em casa devido a facilidade de fazer a massa em casa e o custo benefício.


Up: Vi um vídeo em que acoplaram o motor no lugar da manivela, que dá pra comprar separado, mas eu achei completamente desnecessário, pois além de super barulhento não é trabalho nenhum mesmo girar a manivela, que gira sem o menor esforço.

Up 2: Se não quiser misturar a massa na mão e não tiver batedeira planetária pode misturar em um processador de alimentos.

4 comentários:

  1. hummmmmmmm tudo de bom isso né!

    Queria muito!Adorei!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Penso em uma maquina de macarrão faz tempo... vendo sua postagem ja me deu mais vontade. Tempos atrás vi o acessórios de massas da Kitchen Aid, mas pelo preço não vale à pena, melhor comprar uma separada. Preciso bater perna na Paula souza pra isso...

    ResponderExcluir
  3. Procurando por máquinas de macarrão caseiro? Nós temos a linha Marcato, simplesmente a melhor do mundo!

    http://www.ktreko.com.br/details/ATLMT01001PA150/maquina-de-macarrao-atlas-150

    ResponderExcluir
  4. comprei a minha! chegou na sexta e hoje domingo fiz caneloni! já fazia massa em casa pra lazanha
    mas com o maquina agora ficou show.. comprem aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519281925-maquina-de-macarro-atlas-150-marcato-_JM é onde achei mais barato entregam rápido. vendedor super bacana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...