terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pão Australiano (Tipo Outback)

Aquele pão quentinho, macio, marrom e levemente adocicado servido com uma manteiga aerada... Quem já foi no Outback sabe do que estou falando. Acho que não tem ninguém que não goste. E pra quem gosta de reproduzir a versão em casa, tá aí uma receitinha famosa do blog Cinara's Place que eu adaptei um pouquinho. A receita original está aqui.


Ingredientes:

- 1 e 1/4 xícara de água morna
- corante alimentício marrom (opcional, não altera o gosto, apenas a cor - coloquei 50 gotas)
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1/2 xícara de mel (na receita da Cinara vai melado, mas acho que o mel parece mais com o do Outback)
- 1 e 3/4 xícara de farinha de trigo (precisou colocar mais uma colher e meia mais ou menos para ficar mais firme)
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de centeio
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei cacau em pó da Garoto)
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de sal
- 1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
- fubá para polvilhar

Se você tiver máquina de pão coloque no ciclo para massas e quando terminar faça os pãezinhos no formato que quer e prossiga com a receita, mas se você não tem pode misturar todos os ingredientes em uma tigela e misturar bem com as mãos, ou ainda, como eu fiz, bater tudo na batedeira planetária com o batedor em formato de gancho. Eu dividi os pães em quatro, em cima de uma assadeira polvilhada com fubá, deixei em formato de "pãozinho", polvilhei fubá neles e esperei uma hora cobertos com um pano.

Depois coloque em forno pré aquecido a 180º por 35 a 40 minutos. Eu assei dois pães e coloquei os outros dois para congelar dentro de saquinhos herméticos. Quando quiser assar, é só descongelar na geladeira e deixar fora da geladeira antes de assar de uma a duas horas e levar para assar normalmente.


A manteiga é super simples de deixar aquele jeito fofinho e aerado, só bater a manteiga em temperatura ambiente com um pouquinho de água, colocando a água em quantidade de no máximo a metade da quantidade da manteiga (ex: 1/2 xícara de água para 1 xícara de manteiga).

Update 24/09: Descongelei os pães para assar. Um descongelei primeiro na geladeira e mais uma hora fora antes de ir ao forno e o outro coloquei direto fora da geladeira por algumas horas até descongelar bem e descansar. Ambos ficaram iguais, nem deu pra notar diferença entre eles e nem mesmo entre os feitos na hora.

Um comentário:

  1. Oi Nanda, que maravilha essa receita, estou louca para testá-la, eu e meu noivo somos loucos por esse pãozinho do outback.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...