domingo, 23 de dezembro de 2012

Galeto Assado

Eu nunca tinha feito nenhum tipo de ave assada, tanto por medo de dar errado quanto pelo tamanho, que normalmente é demais pra uma ou duas pessoas. O galeto foi uma ótima escolha para fazer para testar fazer ave assada para apenas dois, sem contar que pelo tamanho o tempo para assar é bem menor e, portanto, menor a chance de dar errado e ficar cru por dentro. Sempre gosto de fazer uma preparação mais simples quando vou usar algum ingrediente principal pela primeira vez, então quis fazer assado mesmo, mas na brasa é outra preparação bem comum em restaurantes e uma delícia.

O Marcos adora galeto e eu estava para fazer há um tempo e acho que ficou muito bom. É super simples de fazer e ótimo para duas pessoas. É bem fácil de encontrar o galeto no supermercado, fica na parte de congelados.


Ingredientes:

- 1 galeto
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de manteiga
- sal a gosto
- alecrim (usei seco)
- azeite

Lave bem o galeto em água corrente. Em uma tigela passe azeite por todo o galeto, depois o sal por dentro e por fora e dois dentes de alho picado na parte de fora. Dentro do galeto coloque um dente de alho inteiro com a folha de louro. Coloque papel alumínio no fundo de uma travessa (opcional, mas ajuda muito na hora de retirar o galeto da travessa e também para lavar) e por cima o galeto coloque a manteiga espalhada. Jogue um pouco de alecrim em cima do galeto e leve ao forno pré aquecido a 180º por uma hora e meia em média ou até o galeto ficar dourado. A cada meia hora abra o forno e, com a ajuda de um pincel culinário ou uma colher, pincele a manteiga derretida no fundo da travessa por cima do peito da ave. Para servir divida o galeto em dois, corte-o pela metade a partir do osso no meio do peito.


Batatas são um ótimo acompanhamento. Na Itália é comum o galeto acompanhar massas.

Um comentário:

  1. Hummmm que delícia!

    Bem sofremos do mesmo mau! rsrs

    Mas no natal não abro mão do meu chester!!! As sobras viram vários pratos diferentes!

    bjinhus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...