sábado, 13 de abril de 2013

Iogurte Natural Caseiro

Iogurte caseiro é aquela coisa ridícula de fácil de fazer, mas que a gente só descobre isso depois que faz. Fica mais gostoso que os que compramos no mercado, sem contar que quando a gente faz em casa a gente pode ter certeza de que se trata mesmo de iogurte natural e não de uma "bebida láctea tipo iogurte" que nem mesmo tem as mesmas propriedades benéficas que o iogurte verdadeiro tem. Sem contar que é muuuito barato e de melhor qualidade. E nessa receita que eu vou mostrar vocês não vão precisar de nenhum utensílio especial, pode ser usado só o que já temos em casa.


Ingredientes:

- 2 ou 3 colheres de iogurte natural (que você pode comprar só na primeira vez que for fazer o iogurte, depois você pode usar o próprio iogurte que fez em casa para continuar a fazer)
- 1 litro de leite

Como eu não tenho termômetro culinário eu usei alguns macetes pra saber se estava na temperatura certa. Primeiro coloque o leite para esquentar em uma panela. Ele não deve ferver, mas quase ferver, então se você ver que começou a formar algumas bolinhas no cantinho da panela (entre 85 a 90º, se você tiver termômetro) já pode desligar o fogo. Deixe o leite amornando por uns 15 minutos, que deverá estar com uns 40º. Faça o teste para fazer se já está na temperatura correta como se testa mamadeira de bebê: coloque um pouco do leite na superfície da sua mão e se não queimar é porque está na temperatura certa. Lembrando que ainda precisa estar quentinho, apenas não queimando, para não matar as bactérias que vão fazer o iogurte. Misture as colheres de iogurte ao leite e coloque em um pote (eu gosto de passar pelo coador, para caso tenho ficado alguma nata). Enrole esse pote com toalha para ficar abafadinho. Deixe dentro do forno desligado com a lâmpada acesa por 6 horas, pois assim o iogurte manterá a temperatura ideal para a bactéria fazer o iogurte. Se preferir, pode colocar esse pote dentro de uma caixa de isopor bem vedada ou em uma iogurteira própria, se você tiver, mas não é necessário. Eu sempre uso a técnica do forno ligado e funciona muito bem! Durante esse tempo o iogurte tem que ficar no lugar paradinho, não deve ser mexido. Após as 6 horas abra e veja se formou o iogurte. Nunca deu errado pra mim, mas se não tiver firme cubra novamente e deixe mais algumas horas até ficar com consistência de iogurte. Depois é só levar pra geladeira!


Eu não sou muito fã de iogurte natural puro, mas esse até que dá pra encarar, já que é melhor que os do supermercado. Eu gosto de misturar com um pouco de mel e comer como se fosse sobremesa. Nham!

29 comentários:

  1. Hum adoro... o meu fica mais molinho, vou usar essa técnica aí! bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei que fosse assim fácil. Vou ver se começo a fazer meu próprio iogurte. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Também a partir dessa receita básica dá pra fazwer iogurte grego, vc já viu??? o meu ficou delicioooooso!!!! e bem mais barato!!! ehehehehe...beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz iogurte grego, fica ótimo mesmo, mas achei que rendeu tão pouquinho :/ Agora eu tenho feito com a base de iogurte da Activia. Aparentemente deu certo e é muito mais barato que comrpar Activia pra tomar todo dia, né? Beijo!!

      Excluir
  4. Porque não pode ferver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ferver não tem problema, só não é necessário.

      Excluir
    2. A fervura elimina as bactérias que contribuem para o processo...

      Excluir
    3. Eu as vezes esqueço e acaba fervendo, mas dá certo de qualquer forma, só esperar esfriar de novo.

      Excluir
  5. Como faz esse iogurte grego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só colocar o iogurte normal num coador de papel (pode ser desses de café) ou de pano. Em baixo vai sair um soro que pode ser usado para fazer pães e bolos que é bem nutritivo e em cima vai ficar o iogurte grego. Uma 6 horas coando nesse pano é o suficiente.

      Excluir
  6. deve ser leite desnatado ou leite integral ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de usar o integral, mas se quiser pode usar desnatado por ser menos calórico e com menos gordura, mas não fica tão gostoso.

      Excluir
  7. eu comi iorgute natural e nao aguentei é mt azedo.
    queria saber se o mel tira o gosto azedo do iorgute?
    pq eu n sou acostumada com esse gosto, pra mim esse gosto remete a coisa estragada e meu corpo n aceita. tento comer obrigada mas n consigo engolir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bom de comer puro mesmo. O iogurte natural é usado pra comer junto com outras coisas, como granola, mel, ou ainda pra passar no frango antes de empanar, ou fazer pães, bolos e outras receitas. Puro fica azedo mesmo, mas se quiser comer puro, com mel fica melhor sim.

      Excluir
  8. O meu nunca fica firme, alguma marca especifica de yogurte melhor pra esta receita? e o leite, longa vida ou de saquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei o longa vida integral mesmo, mas acho que o de saquinho é melhor. Pra ficar mais firme ele deve ficar seis horas na temperatura do forno desligado com só a lâmpada ligada (foi o que melhor funcionou pra mim), mas se em seis horas ainda não estiver firme, é só deixar mais tempo. Também dá pra deixar mais firme (tipo iogurte grego) deixando o iogurte coando em coador de café por algumas horas, quanto mais tempo, mais firme vai ficar.

      Excluir
    2. Eu deixo dentro da leiteira mesmo (dessas que apita), acho que conserva mais a temperatura. Normalmente faço a noite e tiro pela manhã e fica super consistente, mesmo fazendo com leite desnatado

      Excluir
  9. Pode se consumir com frutas frescas ou seca, granola???

    ResponderExcluir
  10. Uma dica para ficar mais grosso é adicionar 2 ou 3 colheres de leite em pó de preferencia Desnatado para nao aumentar a gordura do leite, quando mais leite em pó mais cremoso, vc dissolve o leite em po no leite liquido, dai mistura o iogurte e fecha, deixo durante 8h.

    ResponderExcluir
  11. Olá boa noite!
    O iorgute para ser misturado pode ser tirado da geladeira no momento da mistura ou tenho que tirar antes para deixar numa temperatura ambiente antes de misturar com o leite? Obrigada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é deixar um pouco em temperatura ambiente antes de misturar.

      Excluir
  12. Posso misturar o mel em toda a mistura depois de pronto?

    ResponderExcluir
  13. Posso misturar o mel em toda a mistura depois de pronto?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...