sexta-feira, 5 de abril de 2013

Risoto de Vôngole (Berbigão)

A gente aqui de Florianópolis tem tanto berbigão que eu até tinha esquecido como isso é bom! Na Itália eles usam muito os vôngoles, nome chique do berbigão, em vários pratos e fica incrível. Desde que voltei da Itália tenho vontade de fazer pratos com vôngole e hoje deu tempo e inspiração, então fiz um risoto de vôngole. Fica divino, pode fazer sem medo!


Ingredientes

- 1 colher de manteiga
- 1 colher de azeite
- 1 dente de alho amassado
- 200 g de berbigão sem casca (aqui em Floripa eu só encontro pra vender já sem casca mesmo)
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 tablete caldo de legumes
- 2 colheres de vinho branco seco (eu não tinha em casa, então usei conhaque)
- 3 colheres de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela ferva um pouco mais de 1 litro de água com o caldo de legumes (normalmente essa medida de água é suficiente para a receita, mas pode variar, então se necessário ferva mais água depois). Em outra panela ou frigideira alta aqueça a manteiga e o azeite e refogue o alho. Em seguida, na mesma panela, refogue o berbigão com um pouco de sal. Coloque o vinho e espere evaporar. Junte o arroz e dê uma leve fritada. Com a ajuda de uma concha coloque o caldo de legumes, apenas algumas conchas, deixe evaporar e coloque mais, sempre aos poucos, até o arroz ficar pronto (o caldo deve estar fervendo). O risoto ainda deve ficar úmido e não totalmente seco. Misture o queijo ralado, acerte o sal e deixe com a tampa fechada por 5 a 10 minutos e sirva.

10 comentários:

  1. Comi pastel de berbigão uma vez que fui pra Floripa e achei uma delícia. Risoto deve ficar ótimo também!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nanda, é verdade... Florianópolis tem frutos do mar deliciosos. As ostras que provei aí são, para mim, inesquecíveis de tão deliciosas. Falei da sua bela cidade neste post aqui http://executivadepanela.blogspot.com.br/2012/08/florianopolis-em-agosto.html
    Seu risoto está com excelente aspecto!
    Beijos
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi!! Sou de Fpolis, moro aqui em Santo Amaro da Imperatriz e ganhei um pouquinho de berbigão...sem saber o que fazer com ele, ainda bem q achei teu blog!!!! Já vou dar um delicioso destino pro meu presente!!! beijos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o blog te ajudou com o berbigão. Eu adoro berbigão e amei ele no risoto, fica uma delícia. Beijos, espero que tenha gostado do resultado.

      Excluir
  4. Já fiz de novo, Nanda!! tive que voltar aqui!!! ehehehhe....dessa vez acrescentei manjericão e requeijão!! bom demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro manjericão, não sabia que ficaria bom com esse risoto. Vou testar quando fizer de novo :) Beijos.

      Excluir
  5. Gente,"janta" não existe, a palavra é JANTAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/esta-errado-chamar-o-jantar-de-janta/

      Excluir
    2. Além de não estar errado, o comentário ainda não tem nada a ver com o propósito do blog, pouco importa. Está incomodado? Procure outro lugar. Tem gente que gosta de ser chata.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...